São mais lentos e menos flexíveis, tempo é dinheiro, mas a poupança pode ser tão grande que compensa o tempo a mais. E sempre se pode ler um livro ou dormir um pouco, coisas impossíveis de fazer a conduzir...
Uma alternativa é o comboio. Na Guarda infelizmente só é alternativa para quem vai para até ou para Sul de Coimbra, na zona da linha do Norte. Para o Porto obriga a fazer correspondência em Coimbra, tendo-se de pagar 2 bilhetes e correndo o risco de com um atraso do 1º comboio se perder o 2º. Da Guarda a Lisboa demora-se no mínimo 4:08 e custa 18 € no Intercidades.
Horários retirados de www.cp.pt
Para se perceber como as correspondências são mal feitas, para o Porto demora-se no mínimo 3:49, com um custo de 20,50 €. Mas nessa opção a viagem da Guarda para a Pampilhosa é feita num comboio regional e obriga a uma espera de 33 minutos para trocar de comboio...o que quer dizer que a viagem podia demorar facilmente menos uma hora, ou seja, pouco mais de 2:30. Para que precisamos do TGV?
Horários retirados de www.cp.pt
Talvez na esperança de aproveitar quem foge das portagens e da ineficiência da CP, a Transdev lançou uma nova rede de Expressos para as cidades do interior, a Citi Express. É uma rede que já existia, mas está agora com uma nova imagem, fácil de ler e compreender, um pouco à imagem dos diagramas dos comboios.
Mapa retirado de http://www.citiexpress.eu
Incrível é que a Transdev é a empresa que também gere os Transportes Urbanos da Guarda. Como é possível ter na mesma empresa sectores que parecem trabalhar para o cliente e outros que parecem querer afastar-los a todo o custo.
Sem comentários:
Enviar um comentário