NOTA: Esta análise foi actualizada com os locais de portagem e os preços aqui.
Quer se seja contra ou a favor das portagens nas ex-Scuts, numa coisa quase todos estão de acordo. O método encontrado para fazer a cobrança das portagens é complicado, injusto e está a causar grandes prejuízos ao país devido ao "imaginativo" sistema para estrangeiros.
Em primeiro lugar, por não haver pórticos em todos os troços, continuam a haver locais gratuitos e outros muito caros. Há pessoas que nos seus percursos normais nada pagam, enquanto outros para fazer por vezes algumas centenas de metros na autoestrada pagam como se fizessem dezenas de quilómetros.
Como se explica também que o mesmo governo que proibiu (e bem) serem cobradas taxas por pagamentos com Multibanco, obrigue ao pagamento de um "custo administrativo", que pode ser superior ao valor da portagem...
Aqui no Interior as autoestradas são ainda coisa recente. Na Guarda há duas, a A25 que liga Vilar Formoso a Aveiro e a A23, que liga a Guarda à A1, perto de Santarém. Não foram o milagre que veio trazer o desenvolvimento ao interior, mas já é difícil imaginar a vida sem elas, pois colocaram o Porto a 2 horas e Lisboa a 3 horas, além de aproximarem todos os locais pelo meio. Num local onde há pouca população ter boas estradas torna as pessoas e os mercados mais próximos.
A partir do dia 15 de Abril elas vão continuar a existir, deixando de ser SCUT para se pagar portagem...mas por incrível que pareça, ainda não são conhecidos os troços que vão ter portagem nem qual o seu custo. Como pode uma empresa apresentar orçamentos a clientes sem conhecer ao certo estes custos?
Tal como já acontece nas ex-Scuts do litoral, aproveitando o facto de haver troços sem pórticos, vai haver muito entra e sai nas auto-estradas, fazendo-se as viagens num misto entre estradas nacionais ou municipais e a A25 e A23.
Deixo por isso aqui um estudo de quais as alternativas, nó a nó, para se sair da auto-estrada, fazer um troço por outras estradas e voltar a entrar mais à frente onde não haja pórticos. Haverá locais onde compensa, outros onde será mais vantajoso pagar a portagem, por falta de alternativas. E em muitos locais a falta de alternativa não é haver uma estrada boa, mas sim haver estrada...
Partilho para já os ficheiros da A25, sentido Aveiro-Guarda:
- A25_Aveiro_Guarda.pdf: Um pdf com a descrição do percurso e tempos estimados. Falta a descrição de algumas estradas que não conheço, quem quiser ajudar pode deixar a descrição e comentários aos tempos de viagem, se serão realistas ou não.
- A25_Aveiro_Guarda_Alternativas.gpx: Ficheiro em formato GPX, pode ser aberto no Google Earth e em muitos outros programas relacionados com o GPS. Tem os percursos da alternativas.
- A25_Aveiro_Guarda_Alternativas.gdb: Formato da Garmin.
Por vezes a entrada não é feita no nó imediatamente a seguir, mas num mais à frente por tal ser mais vantajoso.
Falta agora saber quais os troços com portagem, para eliminar as opções que não fazem sentido. Fico a aguardar correcções, sugestões e outros comentários antes de fazer o mesmo trabalho para o sentido contrário e para a A23.
O download dos ficheiros pode ser feito aqui.
.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Para utilização em NDrive e/ou TMNDrive (Android)
ResponderEliminarSegue a explicação de como criar percursos/itinerários para percorrerem um determinado caminho e evitar os pórticos das auto-estradas (utilizando alguns troços onde não há pórticos) e poupar uns euros.
1.No google earth, no menu "Locais" criam uma pasta com a designação pretendida - por ex. "AntiPorticosA25";
2.Selecionam essa pasta e começam a assinalar no mapa com a ferramenta "adicionar marcador de local" os pontos onde pretendem passar, começando a numeração por 1...2...3...e por aí adiante (vão verificar que dentro dessa pasta começam a ficar os postos (pins amarelos) que vão criando - estes vão ser os pontos por onde o GPS depois vai navegar);
dica 1: atenção marquem corretamente nas estradas/autoestradas e ao pormenor tendo em conta o sentido que estão a fazer pois se o ponto ficar no outro lado da estrada ao sentido pretendido dá confusão no GPS!)
dica 2: é importante numerar e até atribuir uma designação a seguir para depois se se perderem na navegação conseguirem localizar-se melhor
3.Depois de terem feito todo o itinerário selecionam a pasta com o botão do lado direito do rato e escolhem a opção "guardar local como..." - e vão guardar no vosso PC o ficheiro em formato KML (atenção não é KMZ);
4.Esse ficheiro que guardaram vão copia-lo para a pasta "itineraries" que está dentro da pasta NDrive (não sei como é no TMNDrive) no telemóvel;
5.De seguida abrem o programa NDRIVE e escolhem no menu principal "O Meu Ndrive", depois "Importação/Exportação", depois "Importar Itinerários" e aí verão os ficheiros que colocaram na pasta que referi atrás - selecionam o pretendido para ficar disponível para navegação;
6.No final para fazer o percurso/navegar vão a "Ir para", depois "Itinerários" e escolhem o percurso pretendido;
A partir daqui o GPS começa a fazer navegação ponto a ponto - a cena chata é que cada vez que passa num ponto temos de clicar no botão ok...para ele navegar para o seguinte...(acaba por ser maçador - deveria ter um modo automático)
Espero que seja util para poupar uns euros...vão perder é mais tempo nas viagens como devem perceber!
Eu já tenho dois feitos: Guarda>>Aveiro e Guarda>>CasteloBranco