segunda-feira, 15 de junho de 2020

Descrição do projecto dos Passadiços do Mondego

Mapa com localização aproximada dos Passadiços do Mondego.
Consultar com detalhe no Google Maps.

Um dos investimentos mais comentados na Guarda nos últimos anos são os Passadiços do Mondego, quer pela importância que os políticos locais lhe têm dado, quer pelas muitas notícias na comunicação social local e nacional.

Apesar da primeira pedra ter sido colocada a 27 de Novembro de 2019, só agora começa a haver obra no terreno.

Este projecto representa um grande investimento para um município com poucos habitantes como o da Guarda. São cerca de 2,9 milhões de euros, um esforço de 72 € a cada habitante. (ver mais abaixo documentos com orçamento).

Apesar de tudo, é ainda um projecto desconhecido para quase todas as pessoas da região. Em primeiro lugar, porque vão ser construídos em locais só acessíveis a quem anda a pé, não sinalizados e muitos vezes fechados pela vegetação.

Mas principalmente porque não houve uma divulgação detalhada do projecto por parte da Câmara Municipal, quer da obra em si, quer de como vai funcionar para receber os turistas (controlo de entradas, transportes, segurança, estruturas de apoio como cafés e restaurantes). Uma obra desta envergadura deveria ter tido um período de discussão pública, recolha de sugestões e maior colaboração com clubes/entidades locais, que conhecem bem o terreno.

Eu felizmente já tenho a sorte de conhecer quase na totalidade o percurso dos Passadiços do Mondego, numa actividade que participei em 2010 organizada pelo Clube de Montanhismo da Guarda.

Da parte do Município da Guarda, foi divulgado um pequeno vídeo de apresentação do projecto.

Mas apesar da pouca divulgação do projecto, as peças colocadas a concurso foram foi divulgadas no Diário da República a 28 de Maio de 2018.

Para quem não está familiarizado com estes temas, a consulta do projecto não é fácil. Os portais dos concursos públicos exigem registo, a busca dos projectos é confusa, sendo preciso tempo e paciência para os encontrar. Por fim, as peças enviadas para concurso muitas vezes não esclarecem bem a quem não é técnico no sector o que vai ser feito em concreto.

Analisando as peças a concurso, continuo com muitas dúvidas, mas já consegui ficar com uma ideia melhor do que vai ser construído e aonde.

Com base nos desenhos do concurso, criei um mapa com o percurso aproximado dos Passadiços da Guarda. Pode ser consultado aqui.

Começam perto de Videmonte e terminam junto ao paredão da Barragem do Caldeirão. Têm cerca de 11,5 km, dos quais mais de metade em cima de passadiços de madeira, uns planos ao longo das margens, outros em escadarias, divididos em 6 troços planos mais 2 escadarias, situados no início e no fim.

O trajecto, de Videmonte para a Barragem do Caldeirão, divide-se da seguinte forma:

Escadaria 1: 260 metros
Caminho 1: 20 metros
Ribeiro 1: 14 metros
Passadiço 1: 530 metros
Ribeiro 2: 18 metros
Passadiço 2: 1880 metros
Ponte 0: No percurso do passadiço 2, não se atravessa no percurso. Ponte já existente a recuperar.
Ponte 1: Ponte nova, logo após o açude do túnel de água para a Barragem do Caldeirão.
Caminho 2: 1710 metros
Ponte 2: No percurso do caminho 2, a Ponte do Ribas, a recuperar e que dá acesso ao slide.
Ponte 3: Ponte nova.
Passadiço 3: 660 metros
Ponte 4: Ponte nova.
Caminho 3: 160 metros
Passadiço 4: 955 metros
Passadiço 5: 1100 metros
Caminho 4: 1010 metros
Passadiço 6: 590 metros
Caminho 5: 2060 metros
Passadiço/Escadaria 7: 790 metros

Atravessa-se o Rio Mondego 5 vezes. Duas em pontes já existentes, 3 vezes em pontes novas em aço e madeira, que vão ser construídas para o projecto. Há ainda mais duas pontes já existentes que vão ser reabilitadas. Uma dessas pontes é a muito fotografada Ponte do Ribas, junto a um novo equipamento de slide duplo, que não percebi como vai ser operado, tendo apenas encontrado referência à compra de equipamentos individuais para 20 utilizadores. Há ainda duas pequenas travessias de ribeiras.

Os passadiços vão ser construídos na sua maioria em cima de matos (78%), dos quais 62% arderam recentemente, segundo o documento “Enquadramento da Flora e Vegetação”. É uma extensão que representa quase metade dos passadiços, o que significa que existe um risco elevado de serem destruídos por incêndios, como já aconteceu noutros passadiços localizados em Portugal.

Do projecto faz parte a construção de algumas antenas de comunicações, pois este é um local com pouca rede de telemóvel. Não consegui perceber se essas antenas serão para utilização pelos operadores de telemóveis, se para comunicações rádio por parte dos funcionários que irão dar apoio aos passadiços.

Para quem quiser saber mais e consultar o projecto em pormenor, coloquei alguns dos ficheiros aqui. Contêm o seguinte:

Temas legais:
Anuncio DR.pdf: O anúncio publicado no Diário da Republico a 28 de Maio de 2018.
Caderno de Encargos.pdf: Normas genéricas sobre a empreitada de obra pública.
Passadiços do Mondego: Lote 1.pdf: Orçamento do lote 1
Passadiços do Mondego: Lote 2.pdf: Orçamento do lote 2
PROGRAMA DO PROCEDIMENTO-2018-Passadicos do Vale do Mondego.pdf: O programa do procedimento, incluindo as instruções para aceder ao portal Vortal.

Descrição do Projecto:
569-17-EST-PE-MD.pdf: A memória descritiva do projecto
569-17-EST-PE-MD-Anx1.pdf: O enquadramento da Flora e Vegetação
569-17-EST-PE-MD-Anx2.1.pdf: Carta militar com a área inundada do Mondego.
569-17-EST-PE-MD-Anx2.2.pdf: Estudos de inundações.
569-17-EST-PE-MD-Anx2.3.pdf: Estudos de inundações.
569-17-EST-PE-MD-Anx2.4.pdf: Estudos de inundações.
569-17-EST-PE-MD-Anx2.5.pdf: Carta militar com bacias hidrográficas do Rio Mondego.
569-17-PE-CT.pdf: Projecto de execução.
569-17-PE-CTE.pdf: Condições técnicas.
MM torres.pdf: Torres de comunicações
Torre medio Porte.pdf: Torres de comunicações

Desenhos e esquemas:
569-17-EST-PE-DES-01-ESBOCO COROGRAFICO.dwfx: Cartas militares com a implementação do projecto.
569-17-EST-PE-DES-02-PL IMPL.dwfx: Planta geral de implementação.
569-17-EST-PE-DES-03-PL.dwfx: Planta de Implementação. Parte 1.
569-17-EST-PE-DES-04-PL.dwfx: Planta de Implementação. Parte 2.
569-17-EST-PE-DES-05-PL.dwfx: Planta de Implementação. Parte 3.
569-17-EST-PE-DES-06-PL.dwfx: Planta de Implementação. Parte 4.
569-17-EST-PE-DES-07-PL.dwfx: Planta de Implementação. Parte 5.
569-17-EST-PE-DES-008-033.dwfx: Projecto de Execução
569-17-EST-PE-DES-034.dwfx: Estudo hidrológico.
569-17-EST-PE-DES-035-039.dwfx: Projecto de Execução

Os ficheiros do tipo “dwfx” podem ser abertos online em https://viewer.autodesk.com/, que exige um registo prévio com um e-mail.

Todos estes ficheiros foram obtidos no portal Vortal e disponibilizados aqui sem nenhuma alteração.

2 comentários:

  1. gostaria de ver no mapa a entrada desde a A25 para a antiga IP5 ,se e antes da saida para Satao ou depois no sentido Mangualde A.veiro

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