terça-feira, 12 de abril de 2011

Corrida de protesto por melhores Transportes Públicos


Guarda – Covilhã: Bicicleta contra Comboio
Domingo, 17 de Abril de 2011. Estação de Caminhos-de-ferro da Guarda, 13:22


Em breve as estradas que ligam as cidades do Interior vão ter portagens.

Ao contrário das grandes zonas urbanas do Litoral, o uso do automóvel não é um luxo, mas uma necessidade básica, pois os Transportes Públicos não são uma alternativa viável.

Os 28 quilómetros entre Sintra e Lisboa demoram 39 minutos a ser percorridos de comboio e a IC19 é gratuita. Há 77 comboios por dia.

Os 47 quilómetros de Santa Apolónia a Azambuja demoram 38 minutos a ser percorridos e a portagem da A1 é de apenas 1,20 €. Há 48 comboios por dia.

Os 47 quilómetros da Guarda à Covilhã demoram 88 minutos a ser percorridos por um autocarro que veio substituir o comboio, pois a Linha da Beira Baixa fechou para obras em Março de 2009 neste troço. A portagem da A23 prevê-se que venha a custar cerca de 4 €. Há apenas 3 comboios por dia. O mesmo trajecto pela A23 demora 35 minutos, pouco mais que 1/3 do tempo!

Preços previstos para as portagens na A23, A24 e A25

Para demonstrar a injustiça das portagens e a falta de qualidade dos Transportes Públicos, vou fazer o percurso entre as Estações de Caminhos-de-ferro da Guarda e da Covilhã de bicicleta, tentando ser mais rápido que o Comboio/Autocarro.

Linha da Beira Baixa, perto da estação de Belmonte...quando ainda circulavam comboios.
 
Se gosta de pedalar! Se quer lutar por melhores Transportes Públicos e contra portagens em estradas sem alternativas válidas! Apareça e acompanhe-me a pedalar!



 Para mais informações, contactar: vivercidadeguarda@gmail.com

 

Sem comentários:

Enviar um comentário