sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O Carnaval é o único fim-de-semana do ano?

Nota Prévia: A leitura deste artigo pode provocar um aumento dos seus níveis de colesterol. A gerência do blog não se responsabiliza nem oferece uma garrafinha de vinho para ajudar a diluir.

Após uma primeira tentativa falhada, os políticos que elegemos conseguiram finalmente acabar com o feriado não oficial do Carnaval. Mas isso não reduziu a energia frenética dos autarcas da região, que por vezes parecem pensar que só existe um fim-de-semana durante o ano.

Sim, chegaram as feiras dos queijos, enchidos e amendoeiras em flor, a que se juntam os festejos de Carnaval.

Então cá vai o roteiro, organizado de uma forma geográfica.

Começando por Seia, há a Feira do Queijo nos dias 1 e 2 de Março, Sábado e Domingo.


Percorrendo 15 quilómetros, chegamos a Gouveia, onde dia 2 de Março há a Feira do Queijo. Mas esta tem um atractivo, a presença de um Secretário de Estado! Que alegria!!


E agora, vamos para onde? Fornos de Algodres, que fica só a 18 km. Coisa estranha, aqui a feira vai ser no fim-de-semana seguinte, a 8 de Março! Assim vão conseguir juntar os clientes e produtores, fazendo uma feira de maior dimensão!


Mas quem não tiver encontrado o que queria em Seia ou Gouveia, não precisa de ficar triste. Basta fazer mais 15 quilómetros e chega a Celorico da Beira, onde a Feira começa já hoje, dia 28 de Fevereiro e acaba só no dia 3 de Março.


Trancoso é já ali ao lado, mas antes vamos até Aguiar da Beira. Até lá seriam 40 quilómetros por estradas bem bonitas, mas só precisamos de fazer 27 até à aldeia de Mosteiro, freguesia de Penaverde, onde dia 2 de Março há a 1.º Festa do Pastor e do Queijo.


De Mosteiro a Trancoso são mais 23 quilómetros, onde vamos encontrar a 11.º Feira do Fumeiro. Realiza-se nos dias 28 de Fevereiro a 2 de Março e novamente no fim-de-semana seguinte, 8 e 9 de Março. Esta feira costuma-se realizar sempre por esta altura (ultimo fim-de-semana de Fevereiro e primeiro de Março). Este ano com o Carnaval mais tardio veio coincidir com todas as outras feiras e festas.


Depois de tanto queijo e enchido, nada como ir ver a Natureza e fazer um passeio junto ao Douro. Vamos para Vila Nova de Foz Côa, que fica a 44 quilómetros, onde está já a decorrer a Festa da Amendoeira em Flor, de 21 de Fevereiro a 9 de Março. No Domingo, dia 2, até há um passeio de Cicloturismo, para abater as calorias!


Vamos passar o Douro e dar um pulinho a Trás-os-Montes. Primeiro passamos por Torre de Moncorvo, a apenas 18 quilómetros, onde as Festividades das Amendoeiras em Flor são a 13 a 19 de Março.


De seguida vamos até Freixo de Espada à Cinta, aquela terra esquecida, longe de tudo, mas que merece uma visita! Até lá são mais 40 km por belas estradas. As festas das Amendoeiras em Flor são também nos fim-de-semanas seguintes, a 8-9 e 15-16 de Março.


Voltamos às Beiras, atravessando o Douro em Barca d'Alva e chegamos a Figueira de Castelo Rodrigo. São mais 41 quilómetros bem demorados, mais pelas vezes em que é preciso parar para tirar fotografias do que pelas curvas apertadas da estrada. Aqui vamos encontrar a paisagem novamente branca, não da neve mas das amendoeiras. As festas são de 14 de Fevereiro até 9 de Março.


Pinhel fica na outra margem do Rio Côa, que podemos atravessar numa estrada que onde apetece circular bem devagar para ver a paisagem. São apenas mais 24 quilómetros para encontrar a 19.º Feira das Tradições, de 28 de Fevereiro a 2 de Março.


Até à Guarda, a capital do Distrito, são 36 quilómetros numa estrada renovada. Aqui o Carnaval também vai ser comemorado com várias iniciativas, que são bastante diferentes das que são feitas aqui à volta. O ponto alto é o Julgamento e Morte do Galo do Entrudo, uma tradição antiga recuperada nos últimos anos com bastante sucesso, onde a Praça Velha tem enchido de gente, mesmo que esteja a nevar como aconteceu em 2013. Veja aqui como foi em 2012 e 2011.


Da Guarda a Belmonte são só 27 quilómetros e voltamos a encontrar coisas boas! Há lá a 1.º Feira de Enchidos e Sabores, dias 1 e 2 de Março, incluindo um passeio de BTT para se poder ter pretexto para mais uma morcela!


Começámos em Seia, junto à Serra da Estrela. Alguns quilómetros (são mais 25 desde Belmonte) e muitas calorias depois, acabamos no coração da Serra, em Manteigas. Aqui há a Expo Estrela, de 1 a 4 de Março!


Sem comentários:

Enviar um comentário