quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Formação em Meteorologia de Inverno - Vítor Baía

Nós aqui pela Guarda temos algumas coisas especiais!

Uma dessas coisas são as previsões meteorológicas. Enquanto o resto do país, de um modo geral, tem que confiar nas previsões meteorológicas do agora chamado "Instituto Português do Mar e da Atmosfera", nós aqui temos direito a previsões muito melhores e quem têm em conta as diferentes particularidades de cada região.

São feitas por um senhor chamado Vítor Baía, que nos últimos meses já tem sido noticia em vários meios de comunicação social nacional.


O Vítor Baía é há muitos anos instrutor e praticante de parapente. É uma actividade que está muito dependente das condições meteorológicas completas, não bastando saber a temperatura e se chove ou não. Tinha muitas vezes de fazer vários quilómetros e perder dias, só sabendo na hora se podia voar ou não, por insuficiência de qualidade das previsões existentes. Começou assim a estudar o assunto por conta própria e a fazer as suas próprias previsões.

Foi evoluindo a aprendendo com os erros. Mais tarde começou a trabalhar com vários alpinistas, como o famoso João Garcia, fornecendo-lhes a partir da Guarda as previsões meteorológicas nos cumes que escalavam do outro lado do mundo, ajudando-os a escolher a data mais indicada.

Agora aqui na Guarda é nas previsões dele que confiamos, especialmente no Inverno, onde é essencial até por razões de segurança saber se vai nevar. Todos os dias milhares de pessoas consultam o site do Clube Vertical onde são publicadas as previsões diárias para a região da Serra da Estrela. E a página do Facebook, criada há poucos meses, já tem mais de 10.000 seguidores.

Por aqui no Instituto Português do Mar e da Atmosfera já ninguém confia. Não sei se por cortes no financiamento ou simplesmente por desleixo, já nem as Observações de Superfície estão disponíveis para nenhuma das estações do distrito da Guarda.


Quem quiser saber mais alguma coisa sobre previsões meteorológicas, tem agora uma oportunidade de ouro. No próximo dia 22 de Fevereiro, o Vítor Baía vai dar uma formação sobre Meteorologia de Inverno, no Instituto Politécnico da Guarda, a partir das 15:00. E ao contrário do normal neste tipo de formações técnicas, esta é quase gratuita, só 10 €, incluindo um lanche com castanhas e jeropiga! Quem se quiser inscrever veja aqui como.

Para quem não é de cá, é um óptimo pretexto para vir passar um fim-de-semana à Guarda e à zona da Serra da Estrela!

Sem comentários:

Enviar um comentário