domingo, 9 de março de 2014

Julgamento e Morte do Galo e Enterro do Entrudo em Famalicão da Serra

Este ano na Guarda a várias actividades de comemoração do Carnaval foram englobadas na "Guarda Folia", que até teve direito a página no Facebook, espero que sem censura, pois no Carnaval ninguém leva a mal!


O ponto alto da festa continuou a ser o Julgamento e Morte do Galo, o culpado de todas as coisas más que aconteceram ao longo do ano.


Este ano não consegui perceber quais os pecados do Galo. Estava muito vento que prejudicava o som, não houve ecrãs gigantes (onde habitualmente colocavam legendas) e eu estive com o Clube de Montanhismo da Guarda a dar apoio a 5 personagens que saltavam de uma varanda em rapel.


Aqui está a ave, enquanto ouvia o veredicto da juíza. Fogueira com ele!


Já lhe deitaram o fogo! Arde, ladrão! Na foto vê-se bem o vento forte que estava, que ainda assustou os bombeiros presentes. As fagulhas felizmente não foram suficientes para incendiar uma casa devoluta que estava mais perto do galo.


O Julgamento e Morte do Galo já é um evento tão famoso, que até o Papa(razzi) Eduardo I esteve presente, para alegria do seu grande clube de fãs, as Beatas Eduardinas!


Apesar do frio, a festa continuou na Praça Velha!

Este ano o Julgamento e Morte do Galo não teve tanto público como em anos anteriores. Penso que a principal razão foi terem mudado o dia de 2.º Feira para Domingo. Apesar do Carnaval já não ser feriado oficial, há muitas pessoas que não trabalham nesse dia, mas trabalham na 2.º Feira. Noutras localidade há volta da Guarda havia ao mesmo tempo muitas feiras e festas, o que dispersa as pessoas. A chuva também deverá ter assustado alguns, pois só parou uns minutos antes de começar a festa. Talvez por isso o programa teve um pequeno atraso, o que levou a que algumas pessoas não ficassem até ao fim. Espero que para o ano volte a ser à 2.º feira e a Praça Velha fique cheia que nem um ovo!


Na Terça-Feira de Carnaval fui pela primeira vez a uma festa tradicional e secular de Carnaval, numa aldeia aqui perto da Guarda. É o Enterro do Entrudo em Famalicão da Serra, que há uns anos serviu de inspiração para o Julgamento e Morte do Galo.


Neste desfile estiveram presentes algumas das colectividades que também animaram o Julgamento e Morte do Galo. Aqui umas galinhas muito tristes pela morte do galo, penso que da A.C.R. da Sequeira.


As ruas da aldeia encheram-se de gente, que se reuniram na praça principal para assistira ao julgamento e morte do Entrudo.


Até fantasmas-policias lá estiveram!


Aqui está o Entrudo, já depois de ouvir a sentença. Fogueira com ele!


Não escapou! 


Estas jovens foram todas enganadas pelo Entrudo, que as engravidou. A jovem do meio já está de 15 meses, espero que o filho do criminoso nasça em breve, felizmente órfão de pai!

Sem comentários:

Enviar um comentário