domingo, 10 de julho de 2011

Medicalizada

Aqui pela Guarda tem havido alguma polémica por causa da recentemente "Pista Medicalizada", criada no Parque Urbano do Rio Diz, aqui conhecido por Polis.

Segundo o site da C.M.G (ver também aqui), o objectivo principal é a pessoa fazer uma auto-avaliação do seu estado de saúde.

É composta por duas zonas:

Uma interior, que nunca apanhei aberta (tem o horário da foto abaixo, ou seja, fechada ao Domingo), com os seguintes equipamentos: Medidor de pressão arterial automático e minicomputorizado, medição do peso corporal, medição do perímetro abdominal, medição do colesterol, triglicerídeos e glicemia, medição do oxigénio capilar, urufluxómetro (detecção de problemas relacionados com a próstata), auto-exame da mama.

Retirado de um vídeo do "Interior TV", completo aqui.

E uma zona exterior, que faz um pequeno circuito (que é preciso seguir com muita atenção ao mapa), que tem os seguintes cartazes (carregar na imagem para ampliar):













A ideia até é boa. Mas será que vai ter utilizadores e principalmente, manutenção? Não irá fechar a zona indoor daqui a uns meses, por não haver quem pague o ordenado ao funcionário ou a manutenção dos equipamento? E quanto custaram estes equipamento a todos nós? Houve concurso público? Ou foi apenas um óptimo negócio para a empresa fornecedora?

1 comentário:

  1. Ao que apurei a Pista da Guarda foi oferecida pela Iberia Advanced para ser o projecto piloto.O projecto é inovador e vai ser instalado em varias autarquias e no estranjeiro.Passa pelo repto lançado pela Organisaçao Mundial de Saúde que diz que todos temos o dever de cuidar da nossa Saúde pois os outros é que a pagam.

    ResponderEliminar