domingo, 1 de junho de 2014

Volta da Posta II - IC5/N315 aberto a todos

Em Fevereiro fui com um grupo de amigos fazer um passeio de bicicleta, pela zona do Baixo Sabor, com o objectivo de conhecer a região antes de ser inundada por mais uma barragem.

Começando na aldeia da Foz do Sabor, com paragem quase no final da volta em Carviçais, onde iríamos saborear uma Posta à Mirandesa num afamado restaurante local.

Ver o relato aqui.

Infelizmente o passeio foi interrompido na passagem do Rio Sabor. Um troço da estrada N315 foi fundida com novo IC5 para fazer a passagem do Rio Sabor, evitando a construção de uma nova ponte e a poupança de alguns milhões de euros.

A ponte da N315/IC5 do Rio Sabor. Fonte: http://www.igeo.pt/mapviewer/
É uma situação muito comum noutros locais, onde na passagem de grandes rios as vias reservadas ao trânsito automóvel são abertas a todos os veículos e peões. Acontece por exemplo no IP3 na passagem do rio Mondego.

Mas no caso do IC5/N315, de certeza que alguém que não conhecia a região não decidiu assim, fechando esse troço da N315 aos veículos não automóveis e aos peões. De repente, os habitantes das duas margens tiveram uma nova fronteira, não podendo por exemplo passar com um tractor para a outra margem, mesmo se tivessem terrenos nos dois lados. O habitantes e autarcas locais alertaram quem de direito para este problema, foram feitas manifestações, mas nada mudou.

Ainda durante o passado mês de Fevereiro, a nossa aventura falhada chegou ao conhecimento de um companheiro de pedaladas, que é também deputado na Assembleia da Republica. Sobre este assunto, apresentou uma questão ao Ministro da Economia, juntamente com uma deputada do distrito de Bragança,  com o assunto "Atravessamento do Rio Sabor pela N315 interrompido pela IC5"-



A reposta do Ministério da Economia demorou alguns meses a chegar, mas foi positiva. Segundo a resposta, um pequeno troço do IC5 entre Parada/Sardão e a ligação ao lugar de S. Pedro foi aberto à passagem de veículos agrícolas. Entre S. Pedro e Meirinhos há depois um caminho de terra, permitindo retomar a N315 mais à frente.




Na reposta não estão referidas bicicletas. Mas se passam tractores, também deverão poder passar bicicletas, nem que seja preciso montar um arado! A Volta da Posta versão 2 está para breve!

2 comentários:

  1. Este desfecho mostra bem que o dever dos cidadãos de alertar e sinalizar os maus desempenhos dos descisores, não pode ser metido na gaveta.
    Reclamar não pode ser só conversa de café, há que dar uma maior visibilidade ás questões, sobretudo estas de interesse público.

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  2. Não tivesse sido o amigo deputado e logo tinhas o problema resolvido!

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