terça-feira, 1 de abril de 2014

Ligação ferroviária de passageiros através da fronteira de Vilar Formoso

Na próxima 6º feira, dia 4 de Abril, vai-se realizar, simbolicamente em Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro, mais uma reunião da "Rede de Cidades CENCYL".

Esta é uma rede que reúne as cidades da Figueira da Foz, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamamca e Valladolid.

Nesta reunião vai ser assinada a versão final do estudo "Ligação ferroviária de passageiros através da fronteira de Vilar Formoso".

Actualmente a fronteira é atravessada apenas por um comboio de passageiros, que resulta da fusão do Sud Expresso com Lusitânia Comboio Hotel, que ligam respectivamente Hendaye/Irún e Madrid a Lisboa.

É um comboio de longo curso, com um horário nocturno e que não responde às necessidades de ligação entre as populações das cidades Portuguesas e Espanholas que pertencem à rede CENCYL.

Por essa razão, os respectivos municípios contrataram a uma empresa francesa especialista em transportes, um estudo sobre a viabilidade económica de uma ligação ferroviária de passageiros diurna, entre as cidades de Coimbra e Salamanca.

O estudo indica que a ligação é viável, prevendo-se que seja utilizado por 1200 passageiros diariamente, dos quais 400 com passagem pela fronteira.

Do lado de Espanha, os habitantes de Salamanca há muito que escolheram as praias de Aveiro e Figueira da Foz para passar as suas férias. Do lado de cá, a universidade de Salamanca todos os anos atrai muitos jovens estudantes, quer através do programa Erasmus, quer através de cursos completos.

A viagem deverá ser feita utilizando automotoras da Renfe da série 594, que atingem uma velocidade máxima de 160 km/h e evitam a troca de locomotiva na fronteira.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Renfe_Class_594_reformado.JPG
O estudo indica que deverão haver duas viagens por dia em cada sentido, que demorarão cerca de três hora e meia. Os comboios da manhã deverão sair a uma hora que permitam a ligação de quem vem de Lisboa ou Porto na estação de Coimbra e de quem vem de Madrid ou Valladolid na estação de Salamanca.


O estudo irá ser enviado para a CP e para a RENFE por correio. O envio para a RENFE será feito através da estação dos CTT de Vilar Formoso e o envio para a CP através da estação de Correos de Fuente de Onoro.

1 comentário:

  1. Parece me muito bem....pena ser o dia 1 claro....

    ResponderEliminar