domingo, 18 de novembro de 2012

Crescem como Cogumelos

Nesta altura do ano, pelas matas e florestas aqui no interior, há um "manjar dos deuses" que literalmente "cresce como cogumelos"!

O ar puro e a ausência de grandes fontes de poluição são aliados das condições naturais que tornam a Beira Interior um paraíso para os apreciadores de cogumelos silvestres, com um sem número de espécies em quantidades sem fim!

Aproveitando esse recurso natural, as festas e festivais em sua honra são cada vez mais frequentes. 

Hoje foi dia de visitar uma das mais famosas e concorridas, o Miscaros - Festival do Cogumelo, que acontece todos os anos na aldeia de Alcaide, no concelho do Fundão.


O dia começou às 10:00, com um passeio micológico, orientado pelo Eng. Gravito Henriques.


Não foi preciso andar mais de 50 metros para encontrar os primeiros exemplares. Estavam bem camuflados, mas não escaparam aos olhos experimentados do Eng. Gravito Henriques.


 

 O Sol e a temperatura agradável para Novembro ajudaram a atrair centenas de pessoas ao passeio!


O passeio durou cerca de 2 horas e percorremos pouco mais 2 km, mas foi fácil encontrar uma grande quantidade de cogumelos, de várias espécies, tamanhos e feitios.


A animação foi uma constante em Alcaide. Aqui o "homem dos 7 instrumentos!"


A aldeia estava toda decorada com cogumelos e as garagens e arrecadações das casas foram transformadas em lojas ou tasquinhas.


 Depois do passeio foi servido um excelente arroz de cogumelos, confeccionado pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, com o patrocínio de uma cadeia de hipermercados. Delicioso!


Depois de almoço o chef João Hipólito confeccionou um Bucho de cogumelos, com produtos da NaturaFunchi, uma empresa do Sabugal que comercializa cogumelos silvestre frescos, secos e congelados.


A tarde continuou com a análise dos cogumelos recolhidos durante a manhã. Aqui um exemplar de Boletus, um cogumelo "topo de gama", que pode ser vendido a mais de 30 € cada um.


Uma pequena amostra dos cogumelos recolhidos durante a manhã, etiquetados com o nome e se são comestíveis ou venenosos. O dia ainda continuou com uma palestra sobre "O frade comestível e o falso frade venenoso" e a apresentação da "Cogus Box".
Para os apreciadores de cogumelos que a esta hora já estão a babar o teclado do computador (ou o ecrã da tablete), vêm agora as boas notícias. Para a semana as festas micológicas vão continuar!


No Sábado, dia 24,  perto da Covilhã, em Vales do Rio, o passeio micológico "À cata do miscaro".



Domingo, dia 25, no Feital (Trancoso), a actividade "Descoberta da Micologia Autóctone". A inscrição tem o valor de 15 €, incluindo o almoço que tem a seguinte ementa:

Entradas: Empadas de cogumelos; paté de cogumelos; quiche de cogumelos; saladas autóctones; enchido tradicional.
Sopa: Creme aveludado de castanhas.
Prato principal: Feijoada de cogumelos. acompanhada com arroz de buletos.
Sobremesa: Surpresa.
Bebidas: Infusão de Mentha Piperita.


Se gosta de cogumelos, que melhor pretexto é preciso para vir passar o fim-de-semana à Beira Interior?

2 comentários:

  1. .. tem lá cuidado se quiseres por em pratica o que aprendeste...:)

    ResponderEliminar
  2. O que eu aprendi? Que os posso ir comprar, congelados e prontos a cozinhar à Naturafunghi!

    ResponderEliminar