domingo, 15 de maio de 2011

Maratona de Almeida

O mês de Maio é o mês da Maratona de Almeida em BTT, que já vai na 10º edição, realizada hoje.



É um dos maiores eventos de BTT de lazer do distrito da Guarda, ficando a par da Invernal, organizada em Novembro pelo Clube de Montanhismo da Guarda.

É um evento que junta 400 participantes, a maioria de locais próximos, mas que já atrai pessoas de mais longe, como Lisboa, Porto ou Coimbra. Hoje o estacionamento de uma residencial em Almeida estava cheio de bicicletas, o que prova que eventos como estes têm retorno económico importante para municípios do interior como Almeida.


Entre a dormida, refeições, combustível e outras compras, são muitos euros quem entram como receita em empresas de Almeida.

Mas economia à parte, o dia hoje estava com um Sol radioso, mas acompanhado de um vento gelado, foi preciso pedalar alguns quilómetros para aquecer um pouco. O percurso é quase na sua totalidade em Espanha, por terrenos de bom piso e sem grandes inclinações, como se pode ver nas fotografias. Não, estas fotos não são do Alentejo, mas sim da região de Almeida, uma das mais planas do país!


É a maratona ideal para quem começou a pedalar à pouco tempo!

Pela negativa, há a realçar a quantidade de lixo de barras energéticas e garrafas de água que alguns pseudo-prós não podem carregar nos bolsos até ao fim do percurso. São "pessoas" que nem andando de bicicleta pela natureza a respeitam, sendo para eles o BTT apenas uma forma de serem "os melhores da rua deles". Em vez de irem a provas a sério, onde ficariam nos últimos lugares, vêm a estas maratona de lazer, onde não há sequer controlo se alguém fez o percurso todo ou começou a meio, para "ganharem" e deixarem um rasto de lixo pelos trilhos.

2 comentários:

  1. belas imagens!.. e pedaladas ao que me parece. Aqui pela capital, dias de sol (mas também muito vento) "pedala-se através de outros meios".. http://jardimamoreira.blogspot.com/2011/05/plas-caminhadas-na-areia-i.html

    ResponderEliminar
  2. Estive lá e não pude também deixar de reparar no lixo deixado por alguns aspirantes a atletas - porque o verdadeiro atleta respeita o meio que usa no seu desporto. De qualquer forma, acho positivo que se fale no assunto e, quem sabe se em futuros eventos a organização não faz um esforço de sensibilizar os inscritos para a necessidade de deixar os trilhos como os encontramos...

    ResponderEliminar