domingo, 7 de fevereiro de 2010

Rescaldo da Marcha Regional do CMG

Realizou-se hoje de manhã a Marcha Regional organizada pelo Clube de Montanhismo da Guarda, com inicio e fim em Sobral da Serra.

A marcha iniciou-se pouco depois das 9:00, tendo estado presentes cerca de 40 pessoas. O ponto de partida foi em frente à Igreja de Sobral da Serra.

Igreja de Sobral da Serra.

O percurso inicial percorreu caminhos rurais, sem grandes desníveis. Alguns sobreiros antigos impressionavam pelo seu tamanho.

 
Sobreiros antigos com cortiça retirada.

Um pouco mais à frente iniciou-se a subida que nos iria levar a passar por cima da A25, tocar  a Linha da Beira Alta e acabar no Picoto do Sobral. Ao longe viam-se as 4 torres eólicas que existem muito perto da cidade da Guarda, em Tintinolho.

 
A A25 numa zona de forte descida, com uma escapatória de emergência.
 
A Linha da Beira Alta.

As eólicas lá ao longe no meio do nevoeiro.

 
O granito domina!
Junto ao Picoto do Sobral fez-se um pequeno desvio ao caminho para chegar ao topo. A vista é espectacular! 

 
Os primeiro a chegar ao topo!
 
Vista para o Vale do Mondego.
Na descida em direcção a Amoreiras do Mondego passámos alguns caminhos mais fechados, mas muito divertidos de descer. Pedras, ramos e raízes, vegetação fechada, musgo!

  
Por onde é o caminho?

Depois de passar por baixo da A25, o caminho ficou mais plano e mais aberto. O muito que choveu este ano contribuiu para deixar tudo muito verde e cheio de vida nos locais mais inesperados.

  
Árvore com cogumelos na casca.

 
Caminho antigo, cheio de musgo.
Após a passagem pelas Amoreiras do Mondego, o caminho tornou-se mais fácil e plano. Chegámos a Sobral da Serra 3 horas e 10 quilómetros depois da partida. A fome já apertava, seguimos de carro até a um parte de merendas na margem do rio Mondego, em Porto da Carne.

 
O rio Mondego em Porto da Carne.
 
É um local muito bonito, mas a necessitar de maiores cuidados por parte da Junta de Freguesia de Porto da Carne e da Câmara Municipal da Guarda. Há muito lixo no chão, poucas meses e os bancos improvisados estavam presos por cordas podres, não aguentaram todo o almoço!

 
Bancos fraquinhos!

Como não sabia que havia pic-nic, só levei umas barras de cereais para almoçar. Mas onde almoça um português, almoçam mais 2 ou 3 e houve comida de sobra para todos. Quiche de bacalhau e camarão, omelete,  salada, pão e queijo caseiros, doce de tapioca, bolo de maça, fruta. Tudo regado com um excelente vinho, Xisto Roquette e Cazes de 2005!

 
A preparação do pic-nic!
A garrafa de vinho vazia!
 
Mais fotos aqui.  

Os meus agradecimentos ao Clube Montanhismo da Guarda por este belo e relaxante passeio e a todos os presentes pela excelente companhia. Espero estar presente nas restantes marchas que vão ser organizadas este ano pelo C.M.G.

A próxima é já no dia 28 de Fevereiro, a Marcha das Amendoeiras, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e Freixo de Espada a Cinta. Há candidatos a virem até à Guarda?

5 comentários:

  1. Parece ter sido muito interessante!..Que paisagens tao bonitas!..E o almoço grátis tb deve ter sido bastante giro! :)
    .. Eu sou candidata! :)

    ResponderEliminar
  2. Então cá te espero no dia 28 de Fevereiro!

    ResponderEliminar
  3. Estou a ver que os meus pais e as minhas tias foram preveligiados pelo fotografo. :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Estava por lá a tua família quase toda? Depois tens que me dizer quem eram!

    ResponderEliminar