quinta-feira, 19 de abril de 2012

Transportugal Garmin e Travessia do Mondego em BTT

Para quem gosta de pedalar de forma desportiva, a Guarda é o paraíso!

Para os estradistas, há quilómetros sem fim de estradas praticamente desertas de carros, quase todas com bom piso. Quem procurar subidas, vai para a zona da Serra da Estrela, onde estão as mais compridas do país. Quem quiser sobe-e-desce, vai para Norte, por exemplo entre Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres ou Pinhel, não faltam percursos. Para um passeio mais calmo, fica aqui a zona mais plana do país, entre o Sabugal e Almeida, mesmo junto à fronteira com Espanha.

Se para estrada é bom, para BTT nem se fala. Há de tudo, só não se arranjam passeios à beira mar. Subidas e descidas longas, subidas e descidas técnicas, trilhos rápidos, areia, pedras, calçadas rebenta-esqueletos, trilhos estreitos, ponte seculares, florestas fechadas, paisagem de cortar a respiração. É só escolher!

Para quem não conhece a região, ficam aqui duas sugestões em BTT muito interessantes.



A primeira é a Transportugal Garmin, que já vai na sua 10º edição. Apesar da crise mundial, em Maio mais de 60 "doidos" oriundos de 13 países diferentes vão atravessar Portugal de uma ponta à outra. Como não podia deixar de ser, as etapas mais bonitas passam aqui pela Guarda. É a 2º etapa, de Freixo de Espada à Cinta até à Guarda, e a etapa seguinte, que termina em Unhais da Serra.

Para quem tem o sonho de um dia fazer a Transportugal, tem no próximo Domingo, dia 22 de Abril, a oportunidade de vir conhecer uma etapa, a 3º da Guarda a Unhais da Serra. São mais de 100 km atravessando toda a Serra da Estrela! Possivelmente os trilhos ainda vão ter alguma neve, especialmente na zona da Santinha e no final da subida do Vale Glaciar de Manteigas.

Para mais informações, ver aqui e como fazer a inscrição grátis aqui: http://www.facebook.com/TransPortugal


Outro evento muito interessante está a ser organizado pelo Clube de Montanhismo da Guarda. É a Travessia do Mondego, desde a nascente na Serra da Estrela, até à Foz, na Figueira da Foz.



É uma actividade que se vai dividir por vários fim-de-semanas, tentando seguir o mais próximo possível do Mondego em BTT. Estão prometidas paisagens espectaculares e apesar de ser sempre a descer, muitas dificuldades para vencer!

Razões não faltam para vir pedalar até à Guarda!

2 comentários: