terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O ano tem 365 dias, o Carnaval foi trokiado, mas o galo não escapa à fogueira

Aqui pelo Interior há fenómenos muito curiosos.

Se em Cascais, Amadora, Loures e Vila Franca de Xira se lembrassem de fazer a Feira do Pastel de Nata, todas no mesmo fim-de-semana, iriam ser considerados loucos. Em vez de juntarem todos os interessados (clientes e produtores) na mesma feira, iam-se dividir pelas 4. Nenhuma feira iria ter sucesso. Apesar de o mercado potencial serem 3 milhões de pessoas!

Serve esta introdução para apresentar alguns dos eventos que vão existir aqui na região na altura do Carnaval.

O evento que talvez junte mais pessoas é a 17.ª Feira das Tradições e Actividades Económicas de Pinhel. Este ano tem como tema a Gastronomia Concelhia, a cabeça de cartaz é a fadista Carminho e decorre de 6º feira a Domingo, dias 17, 18 e 19.


De Pinhel a Celorico da Beira são pouco mais de 40 km que se percorrem calmamente em 40 minutos por bonitas estradas secundárias.

Por coincidência, também nos dias 17, 18 e 19 se vai realizar aí a Feira do Queijo, incluindo produtores de artesanato e gastronomia regional.


Se ainda acha que não viu o suficiente, não desespere. Aqui há sempre solução! De Celorico da Beira a Gouveia são só 28 km, que se fazem num instante e sem portagens. Mas o que há em Gouveia?

É a Expo-Serra, de 17 a 21 de Fevereiro. Não percebo porque acaba numa 3º feira, dia de trabalho. Ah, era dia de Carnaval...Então é melhor ir Domingo, dia 19, onde se vai realizar a Feira do Queijo. É uma feira organizada em conjunto com os municípios de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, que vai rodando de localização de ano para ano. Por isso se vem para comprar queijo, venha a Gouveia. Não sei se é a melhor feira, mas merecem pela união de esforços!


Mas vir para estes lados no Inverno e não visitar a Serra? Não pode ser. Siga em direcção a Manteigas, são um pouco mais de 30 km, a serem percorridos bem devagar, a estrada é de montanha e a paisagem é deslumbrante!

Qual não é o espanto quando deparar em Manteigas com a Expo Estrela 2012, mostra de Actividades e Artesanato! De dia 18 a 21! Mesmo que já tenha comprado 3 queijos, não deixe de comprar outro em Manteigas!


Depois de percorrer 4 feiras e provar 1000 variedades de queijos e enchidos, o melhor será dormir em Manteigas e no dia seguinte fazer uma valente caminhada. Pode consultar os percursos do projecto Manteigas Trilhos Verdes ou melhor ainda, inscrever-se num passeio de uma empresa local.

Mas não se canse muito, que na 2º feira à noite na Guarda há o Julgamento e Morte do Galo do Entrudo, culpado de todo o mal que aconteceu ao longo do ano, inclusive ter gasto 2 dias de férias para a escapada do Carnaval que já estava combinada há muitos meses! Aqui está a reportagem do ano anterior.


Para acabar as mini-férias em beleza, um Carnaval bem tradicional. Fica em Famalicão da Serra, uma aldeia perdida num buraco a caminho da Serra da Estrela. 

Imagem retirada da Agenda da Guarda de Fevereiro.

Para quem depois de tanta feira ainda não está farto de queijos e enchidos, pode sempre voltar no fim-de-semana seguinte. Em Trancoso descobriram que é melhor fazer uma feira de maior dimensão, com produtores e clientes das cidades vizinhas. A 9.ª Feira do Fumeiro vai-se realizar dias 24, 25 e 26 de Fevereiro e ainda nos dias 3 e 4 de Março.


Por isso a medida de acabar com o feriado do Carnaval é positiva. Para o ano não vão todos querer realizar os eventos no mesmos fim-de-semana. Afinal há 54 por ano!

ACTUALIZAÇÃO!!!

Como todos estes eventos ainda eram poucos...Almeida também se vai juntar à festa.

É a 16ª Feira Feira do Fumeiro e do Artesanato de Almeida. Relembro que Almeida fica a 28 km de Pinhel...vai-se realizar de 18 a 21 de Fevereiro.Mais informações aqui.





3 comentários:

  1. http://jardimamoreira.blogspot.com/7 de fevereiro de 2012 às 23:49

    bem.. acha barriga para tudo isso! Excelente detalhe e informações, parabéns!

    ResponderEliminar
  2. http://jardimamoreira.blogspot.com/8 de fevereiro de 2012 às 23:58

    haja barriga, corrigo..

    ResponderEliminar
  3. Haja Europa para tanta farra. Ainda gostava de saber como se permite a realização de tanta festa politiqueira com direitos públicos. Os meus impostos não eram pra isto.

    ResponderEliminar