quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Prova internacional da BTT visita a Guarda pela 3º vez

Se a maior prova de BTT na Guarda vai decorrer dia 27 de Novembro, a mais importante e internacional atravessar o distrito da Guarda nos dias 4 e 5 de Maio de 2012.

É a Transportugal Garmin, uma prova de resistência que atravessa Portugal de uma ponta à outra, de Bragança a Sagres. Em 2012 vai ser a 10º Edição, estando os 80 lugares disponíveis já esgotados.


Vão estar presente ciclistas de 14 países: Portugal, África do Sul, México, Brasil, Bélgica, Holanda,
Estados Unidos da América, Polónia, França, Noruega, Canadá, Suiça, Nova Zelandia e Japão. O participante mais velho tem 65 anos. O mais novo podia ser seu bisneto, tem 19 anos! Há 7 senhoras inscritas, uma das quais é candidata a ganhar a prova.

Um dos participantes já ganhou a Volta a Portugal, chama-se Vitor Gamito. Mas talvez o grande favorito seja um jovem atleta chamado Luis Leão Pinto, que já ganhou a Transportugal em 2010 e este ano ficou em 3º lugar na Titan Desert, ganha por um triplo vencedor da Volta a Espanha.


Durante 7 anos o percurso era mais próximo da fronteira, atravessando a Serra da Malcata, com paragem em Alfaiates, na simpática Residencial Pelicano. Mas em 2010 o percurso foi alterado, para passar pela Serra da Estrela, com final de etapas na cidade da Guarda e em Unhais da Serra. Na Guarda o alojamento é no acolhedor Hotel Lusitânia e em Unhais da Serra no inesquecível H2otel, ambos do Grupo Natura IMB, que apoia a prova.

E que pensam todos estes malucos das etapas da Guarda, alguns vindos do outro lado do mundo? Acham todo o percurso espectacular! A passagem do Douro em Barca d'Alva, a longa subida com o brinde em Castelo Rodrigo, as muralhas de Almeida, a ponte em pedra sobre o Côa, o pontão sobre a Ribeira das Cabras, a vista no Jarmelo e nas eólicas, a calçada de Tintinolho, a passagem do Mondego em Aldeia Viçosa, a aldeia de Videmonte, a Santinha, a descida para Manteigas, o Vale Glaciar!

E se em vez de 80 por ano, o distrito fosse visitado por 80 por semana? Ou por dia? E quem fala de ciclistas, fala de quem anda a pé, faz para-pente, passeia de jipe, desce rios de canoa ou simplesmente gosta de passear de carro de restaurante em restaurante.

A Beira Interior é mesmo um tesouro por descobrir!

Aqui fica um vídeo com pouco mais de 1 minuto com o resumo da Transportugal. Segundo a opinião de quase todos os estrangeiros que a fazem, a melhor prova de BTT por etapas do mundo!

3 comentários: