terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Torre de Menagem

Olá.

Após alguns meses e muitos quilómetros de Intercidades, finalmente cheguei à cidade mais alta!

E nada melhor para começar este blog, do que descrever a visita ao local mais alto e visível da cidade, a Torre de Menagem, a 1056 metros de altitude!

A Torre de Menagem foi alvo de obras, que incluíram a construção de um pequeno Centro de Acolhimento onde estão expostos artefactos arqueológicos que foram recolhidos no Concelho da Guarda desde a pré-história até ao século XVIII. Tem também um pequeno balcão com folhetos turísticos e livros sobre a a Guarda.

Como "promoção" de abertura foi-me oferecido um interessante livro com o titulo "Roteiro Arqueológico da Guarda - Território, Paisagens e Artefactos", com a descrição dos Catros de Tintinolho e Jarmelo, Póvoa do Mileu e Castelo da Guarda. Quem quiser um exemplar é melhor apressar-se a visitar a Torre, pois a tiragem é de apenas 2.000 exemplares.




A visita à Torre de Menagem é guiada e começa pelo último piso, com uma vista espectacular a 360º sobre toda a cidade e arredores. Estava uma vista espectacular, com as nuvens por baixo a cobrir parte da paisagem.




No piso do meio vemos numa projecção o foral da cidade e um resumo da história da Guarda em banda desenhada, utilizando um livro de José Cortês.

No piso térreo existe um pequeno auditório com um filme sobre a Guarda em 3D. É interessante, mas na minha opinião deveria incluir algumas legendas ou locução, pois quem não é da Guarda fica sem saber o que está a ver.



Como curiosidade, na janela do 2º piso vivem actualmente 2 novos habitantes. São 2 pequenos morcegos, que aproveitaram o espaço entre a pedra e a janela para se abrigarem durante o dia. Tentei tirar uma foto, mas com o telemóvel e contra-luz foi impossível.



Para quem gosta de paisagens ou arqueologia, não deve deixar de fazer esta visita.

3 comentários: