quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Inauguração do Centro de BTT no Sabugal

No passado Domingo foi dia de pedalar pelo Sabugal, na há muito aguardada inauguração do Centro de BTT local.


Um Centro de BTT é construído segundo regulamentos da UVP-Federação Portuguesa de Ciclismo, onde existe uma estrutura base de apoio (sanitários, balneários, lavagem de bicicletas e oficinal self-service) e uma rede de percursos marcados no terreno e em GPS com vários níveis de dificuldade.




Tem como objectivo principal permitir que quem visite uma região possa percorrer trilhos e caminhos rurais em segurança e em autonomia, com a garantia que os percursos estão limpos, marcados e são adequados à sua condição física.

No caso do Sabugal, o promotor é a Câmara Municipal, em associação com o Clube Terra do Côa - Ciclismo e Aventura no Sabugal. A empresa responsável pela implementação foi a A2Z-Consulting.

Fonte: https://www.facebook.com/terrasdocoa
Este foi o primeiro Centro de BTT inaugurado no Distrito da Guarda, mas muitos mais estão já na calha. Uns já quase prontos, outros em execução e outros ainda só projecto, nos próximos anos deverão surgir no distrito os Centros de BTT de Gouveia, Manteigas, Seia, Fornos de Algodres, Almeida e Guarda. 

Quando vários destes centros estiverem a funcionar será possível criar uma rede de ligação entre eles, proporcionando aos seus utilizadores largas centenas de quilómetros de trilhos e muitos dias de diversão, incluído nesses percursos a Serra da Estrela.

Fonte: https://www.facebook.com/terrasdocoa
Quanto ao passeio no Sabugal, contou com cerca de 50 ciclistas, que percorreram na sua maioria o percurso Verde e Azul, totalizando cerca de 35 km. 

Apesar da chuva e frio, deu para perceber que são trilhos com paisagens espectaculares e com o piso adequado para o nível de dificuldade pretendida. Há apenas a necessidade de remarcar alguns percursos, pois desde o inicio do projecto houve mais umas eleições autárquicas, o que por aqui significa sempre o aparecimento de alcatrão pelos caminhos rurais.


O Clube de Montanhismo da Guarda esteve presente com alguns dos seus sócios e ficou a vontade de voltar novamente e descobrir as restantes rotas.

No final do passeio foi oferecido pela Câmara do Sabugal um saboroso almoço a todos os participantes.


Espero que seja o ponto de partida para a criação de uma grande rede de Centros de BTT aqui pelas Beiras. É um equipamento que não exige grande investimento, mas com a capacidade de atrair um número considerável de praticantes de ciclismo para a região, quer Portugueses, quer Espanhóis.

Mais informações aqui.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Invernal de BTT - A maratona mais fria de Portugal

O frio, a chuva, o vento e até mesmo a neve já chegaram à região da Guarda.

Como os nativos daqui são rijos, é hora de pedalar pelos muitos montes da região.

Está aí à porta mais uma edição da Invernal de BTT da Guarda, a maratona mais fria de Portugal.

Tens um casaco XPTO e umas calças num material desenvolvido pela NASA que nunca consegues usar por serem muito quentes? Está aqui a oportunidade de os experimentares e rentabilizar a pipa de massa que custaram!


É já no próximo dia 30 de Novembro, com duas distâncias à escolha, 40 km ou 70 km. As inscrições fecham dia 23 de Novembro e estão limitadas a 400 participantes.

Para mais informações e inscrições, ver aqui: www.montanhismo-guarda.pt/invernalbtt/index.html

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Festival de música "V Mêda +"

Jovem, estás de férias e queres ir com os teus amigos a um festival de Verão?

Precisas de dinheiro para comprar o bilhetes, mas os teus kotas são uns agarrados e não param de falar naquela coisa da crise?

A solução está aqui, no Festival de Música "V Mêda +". Tem entrada gratuita, campismo gratuito e bem perto do festival há muitos restaurante, supermercados e mercearias onde comprar comida a preços normais!

Para cá chegares podes vir de autocarro ou de comboio+autocarro!

As bandas são Portuguesas e muito fixes! Nada de bandas internacionais que já deram o que tinham a dar e cobram um dinheirão!

Junta os teus amigos e faz-te ao caminho! É já nos dias 24, 25 e 26 de Julho!

Mais informações no Facebook ou na página do Mêda +.


quinta-feira, 19 de junho de 2014

Skyroad Granfondo Serra da Estrela

É já daqui a um mês!

A Serra da Estrela é muito mais que um bocado de neve na Torre!!

Inscrições e mais informações: www.skyroad-granfondo.com

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Vá para fora, cá no Interior!

Há uns anos houve um "slogan" de uma campanha publicitária que ficou na memória de todos os portugueses. Foi o famoso "Vá para fora, cá dentro".


O objectivo da campanha era principalmente económico, tentando levar os Portugueses a trocar o estrangeiro pelo território nacional na escolha do local de férias. Evitava-se a saída de divisas e estimulava-se a economia local.

A campanha foi lançada numa altura em que as "vacas gordas" começavam a ficar mais elegantes. Agora que estão com a elegância de uma top-model ou que já emigraram para a Índia, este slogan faz mais sentido que nunca! 

E se apesar da crise, há zonas turísticas que estão a crescer e a contratar pessoas (Algarve, Lisboa ou Porto, por exemplo), outras há que estão a passar mais dificuldades e onde todos os clientes são muito importantes.

Duas destas zonas são as Aldeias do Xisto e as Aldeias Históricas de Portugal, dois territórios da zona centro, que se tocam e se estendem desde o Litoral até à Raia. 

Mais do que campanhas oficiais que custam milhões, muitos novos turistas têm visitado estes territórios por causa e acompanhados de 2 pequenos livros de capa amarela. São os guias "Aldeias Históricas de Portugal - Viva a sua história" e "Aldeias do Xisto - A descoberta começa aqui", editados respectivamente em 2014 e 2013 pela "Foge comigo" Lda - Guias de Destino"


São 2 guias muito interessantes, que não se conseguem largar enquanto não se chega à ultima página e que nos levam a querer visitar estes territórios o mais depressa possível!

Têm uma característica muito interessante. Além da descrição normal dos lugares, acrescenta uma componente humana muito interessante. É descrita também as história de vida de vários dos habitantes destas aldeias, incluindo quem nos vai receber nos restaurantes, lojas e alojamentos locais. Ficamos assim não apenas a conhecer o espaço, mas também as gentes e as formas de vida destes belos locais. 

Quem ainda não marcou as férias para este ano, ou só pode tirar uns dias sem entrar em muitas despesas, o melhor que tem a fazer é comprar um destes guias (ou os 2) e partir à descoberta. Não se vai arrepender e vai querer voltar várias vezes.

No site da editora é possível consultar um dos capítulos dos livros e comprar on-line.

Vá para fora, cá no Interior!


Site da Editora: http://www.fogecomigo.pt/


domingo, 1 de junho de 2014

Volta da Posta II - IC5/N315 aberto a todos

Em Fevereiro fui com um grupo de amigos fazer um passeio de bicicleta, pela zona do Baixo Sabor, com o objectivo de conhecer a região antes de ser inundada por mais uma barragem.

Começando na aldeia da Foz do Sabor, com paragem quase no final da volta em Carviçais, onde iríamos saborear uma Posta à Mirandesa num afamado restaurante local.

Ver o relato aqui.

Infelizmente o passeio foi interrompido na passagem do Rio Sabor. Um troço da estrada N315 foi fundida com novo IC5 para fazer a passagem do Rio Sabor, evitando a construção de uma nova ponte e a poupança de alguns milhões de euros.

A ponte da N315/IC5 do Rio Sabor. Fonte: http://www.igeo.pt/mapviewer/
É uma situação muito comum noutros locais, onde na passagem de grandes rios as vias reservadas ao trânsito automóvel são abertas a todos os veículos e peões. Acontece por exemplo no IP3 na passagem do rio Mondego.

Mas no caso do IC5/N315, de certeza que alguém que não conhecia a região não decidiu assim, fechando esse troço da N315 aos veículos não automóveis e aos peões. De repente, os habitantes das duas margens tiveram uma nova fronteira, não podendo por exemplo passar com um tractor para a outra margem, mesmo se tivessem terrenos nos dois lados. O habitantes e autarcas locais alertaram quem de direito para este problema, foram feitas manifestações, mas nada mudou.

Ainda durante o passado mês de Fevereiro, a nossa aventura falhada chegou ao conhecimento de um companheiro de pedaladas, que é também deputado na Assembleia da Republica. Sobre este assunto, apresentou uma questão ao Ministro da Economia, juntamente com uma deputada do distrito de Bragança,  com o assunto "Atravessamento do Rio Sabor pela N315 interrompido pela IC5"-



A reposta do Ministério da Economia demorou alguns meses a chegar, mas foi positiva. Segundo a resposta, um pequeno troço do IC5 entre Parada/Sardão e a ligação ao lugar de S. Pedro foi aberto à passagem de veículos agrícolas. Entre S. Pedro e Meirinhos há depois um caminho de terra, permitindo retomar a N315 mais à frente.




Na reposta não estão referidas bicicletas. Mas se passam tractores, também deverão poder passar bicicletas, nem que seja preciso montar um arado! A Volta da Posta versão 2 está para breve!

terça-feira, 1 de abril de 2014

Ligação ferroviária de passageiros através da fronteira de Vilar Formoso

Na próxima 6º feira, dia 4 de Abril, vai-se realizar, simbolicamente em Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro, mais uma reunião da "Rede de Cidades CENCYL".

Esta é uma rede que reúne as cidades da Figueira da Foz, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamamca e Valladolid.

Nesta reunião vai ser assinada a versão final do estudo "Ligação ferroviária de passageiros através da fronteira de Vilar Formoso".

Actualmente a fronteira é atravessada apenas por um comboio de passageiros, que resulta da fusão do Sud Expresso com Lusitânia Comboio Hotel, que ligam respectivamente Hendaye/Irún e Madrid a Lisboa.

É um comboio de longo curso, com um horário nocturno e que não responde às necessidades de ligação entre as populações das cidades Portuguesas e Espanholas que pertencem à rede CENCYL.

Por essa razão, os respectivos municípios contrataram a uma empresa francesa especialista em transportes, um estudo sobre a viabilidade económica de uma ligação ferroviária de passageiros diurna, entre as cidades de Coimbra e Salamanca.

O estudo indica que a ligação é viável, prevendo-se que seja utilizado por 1200 passageiros diariamente, dos quais 400 com passagem pela fronteira.

Do lado de Espanha, os habitantes de Salamanca há muito que escolheram as praias de Aveiro e Figueira da Foz para passar as suas férias. Do lado de cá, a universidade de Salamanca todos os anos atrai muitos jovens estudantes, quer através do programa Erasmus, quer através de cursos completos.

A viagem deverá ser feita utilizando automotoras da Renfe da série 594, que atingem uma velocidade máxima de 160 km/h e evitam a troca de locomotiva na fronteira.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Renfe_Class_594_reformado.JPG
O estudo indica que deverão haver duas viagens por dia em cada sentido, que demorarão cerca de três hora e meia. Os comboios da manhã deverão sair a uma hora que permitam a ligação de quem vem de Lisboa ou Porto na estação de Coimbra e de quem vem de Madrid ou Valladolid na estação de Salamanca.


O estudo irá ser enviado para a CP e para a RENFE por correio. O envio para a RENFE será feito através da estação dos CTT de Vilar Formoso e o envio para a CP através da estação de Correos de Fuente de Onoro.

Tribunal Constitucional obriga autarcas dinossauros a renunciar ao mandato

Quando já ninguém se lembrava da polémica do último Verão, eis que é lançada uma "bomba atómica" pelo Tribunal Constitucional.

Noticia retirada do jornal "Terras do Interior":

"O Tribunal Constitucional enviou na passada terça-feira um acórdão para as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, indicando que todos os presidentes que estão no quarto mandato consecutivo têm renunciar ao mandato, devendo o número dois da lista assumir a presidência. Podem ainda ser convocadas eleições antecipadas, caso o número dois da lista não queira assumir a presidência.

Todo este processo correu longe dos holofotes dos jornalistas, da pressão da opinião pública e dos partidos. Um pequeno movimento cívico, que concorreu e perdeu a Junta de Freguesia de S. Pedro das Alturas, no concelho de Celorico de Aguiar, colocou de novo uma acção no Tribunal Constitucional.

Pretendiam que o presidente vencedor da Junta, o Dr. Eng. Coelho Seguro, fosse demitido do cargo. Vai já no seu quarto mandato consecutivo, depois de durante 12 anos ter liderado, com muita polémica, a freguesia vizinha de Outeiro Molhado, onde enfrentou vários processos judiciais, sendo sempre ilibado das várias acusações de que foi arguido.

O movimento cívico "S. Pedro das Alturas mais no alto" colocou o processo no Tribunal Constitucional no inicio de Março, pedindo aos juízes que fosse analisado em sigilo, para evitar todo o tipo de pressões.

No acordão votaram a favor da renuncia dos mandatos 7 juízes, contra os 6 que tinham votado de forma diferente no acordão de 4 de Setembro de 2003. Relembramos que em Setembro, 6 dos 7 juízes que agora votaram a favor da renuncia estavam de férias, pelo que nossa votação só participaram 7 dos 13 juízes do Tribunal Constitucional.

Esperamos a todo o momento obter reacções dos vários candidatos que vão agora ter de renunciar ao seu mandato, depois de terem exercido a função de presidente da Junta ou da Câmara durante apenas 6 meses."

quarta-feira, 26 de março de 2014

Comemorações do Dia Mundial da Árvore

No dia 21 de Março comemora-se o Dia Mundial da Árvore.

Aqui na Guarda, que recentemente ganhou mais um F de Folia, as comemorações ainda continuam!


A da esquerda deve ir amanhã! Vai ser uma Folia completa!

sábado, 15 de março de 2014

A melhor e mais famosa sandes da Serra da Estrela

Esta é a melhor e mais famosa sandes da Serra da Estrela!


Come-se no Ti Branquinho, nas Penhas Douradas, estrada N232, que liga Manteigas a Gouveia. Depois de acabar a subida, passa-se o Mondeguinho (nascente do Rio Mondego) e fica uns metros à frente, do lado esquerdo.

É feita com pão de centeio do bom, queijo de mistura e presunto!


Ver aqui o mapa. E aqui a página do Facebook.

Somos sempre recebidos com simpatia pela D. Judite e família! É a salvadora de todos os ciclistas (e não só) esfomeados que andam pela Serra!

quarta-feira, 12 de março de 2014

Na Serra da Estrela a 300 km de distância

Com o Sol e já algum calor de volta, deixo aqui três sugestões para um fim-de-semana com Serra da Estrela no horizonte!

A primeira, uma Caminhada com a empresa Trilhos de Ideias até ao topo do Cântaro Gordo, a 1875 metros de altitude. Mais informações aqui.

Cântaro Gordo

A segunda, a um pouco menos de altitude, a descida do Rio Zêzere, que leva muita água da neve que vai derretendo lá em cima. Mais informações aqui.


Para quem está na zona de Lisboa e não pode vir à Serra, vai a Serra a Lisboa. Em Benfica, junto à Pastelaria Nilo, vai-se realizar uma "Mostra de Produtos Regionais da Serra da Estrela".


domingo, 9 de março de 2014

Julgamento e Morte do Galo e Enterro do Entrudo em Famalicão da Serra

Este ano na Guarda a várias actividades de comemoração do Carnaval foram englobadas na "Guarda Folia", que até teve direito a página no Facebook, espero que sem censura, pois no Carnaval ninguém leva a mal!


O ponto alto da festa continuou a ser o Julgamento e Morte do Galo, o culpado de todas as coisas más que aconteceram ao longo do ano.


Este ano não consegui perceber quais os pecados do Galo. Estava muito vento que prejudicava o som, não houve ecrãs gigantes (onde habitualmente colocavam legendas) e eu estive com o Clube de Montanhismo da Guarda a dar apoio a 5 personagens que saltavam de uma varanda em rapel.


Aqui está a ave, enquanto ouvia o veredicto da juíza. Fogueira com ele!


Já lhe deitaram o fogo! Arde, ladrão! Na foto vê-se bem o vento forte que estava, que ainda assustou os bombeiros presentes. As fagulhas felizmente não foram suficientes para incendiar uma casa devoluta que estava mais perto do galo.


O Julgamento e Morte do Galo já é um evento tão famoso, que até o Papa(razzi) Eduardo I esteve presente, para alegria do seu grande clube de fãs, as Beatas Eduardinas!


Apesar do frio, a festa continuou na Praça Velha!

Este ano o Julgamento e Morte do Galo não teve tanto público como em anos anteriores. Penso que a principal razão foi terem mudado o dia de 2.º Feira para Domingo. Apesar do Carnaval já não ser feriado oficial, há muitas pessoas que não trabalham nesse dia, mas trabalham na 2.º Feira. Noutras localidade há volta da Guarda havia ao mesmo tempo muitas feiras e festas, o que dispersa as pessoas. A chuva também deverá ter assustado alguns, pois só parou uns minutos antes de começar a festa. Talvez por isso o programa teve um pequeno atraso, o que levou a que algumas pessoas não ficassem até ao fim. Espero que para o ano volte a ser à 2.º feira e a Praça Velha fique cheia que nem um ovo!


Na Terça-Feira de Carnaval fui pela primeira vez a uma festa tradicional e secular de Carnaval, numa aldeia aqui perto da Guarda. É o Enterro do Entrudo em Famalicão da Serra, que há uns anos serviu de inspiração para o Julgamento e Morte do Galo.


Neste desfile estiveram presentes algumas das colectividades que também animaram o Julgamento e Morte do Galo. Aqui umas galinhas muito tristes pela morte do galo, penso que da A.C.R. da Sequeira.


As ruas da aldeia encheram-se de gente, que se reuniram na praça principal para assistira ao julgamento e morte do Entrudo.


Até fantasmas-policias lá estiveram!


Aqui está o Entrudo, já depois de ouvir a sentença. Fogueira com ele!


Não escapou! 


Estas jovens foram todas enganadas pelo Entrudo, que as engravidou. A jovem do meio já está de 15 meses, espero que o filho do criminoso nasça em breve, felizmente órfão de pai!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O Carnaval é o único fim-de-semana do ano?

Nota Prévia: A leitura deste artigo pode provocar um aumento dos seus níveis de colesterol. A gerência do blog não se responsabiliza nem oferece uma garrafinha de vinho para ajudar a diluir.

Após uma primeira tentativa falhada, os políticos que elegemos conseguiram finalmente acabar com o feriado não oficial do Carnaval. Mas isso não reduziu a energia frenética dos autarcas da região, que por vezes parecem pensar que só existe um fim-de-semana durante o ano.

Sim, chegaram as feiras dos queijos, enchidos e amendoeiras em flor, a que se juntam os festejos de Carnaval.

Então cá vai o roteiro, organizado de uma forma geográfica.

Começando por Seia, há a Feira do Queijo nos dias 1 e 2 de Março, Sábado e Domingo.


Percorrendo 15 quilómetros, chegamos a Gouveia, onde dia 2 de Março há a Feira do Queijo. Mas esta tem um atractivo, a presença de um Secretário de Estado! Que alegria!!


E agora, vamos para onde? Fornos de Algodres, que fica só a 18 km. Coisa estranha, aqui a feira vai ser no fim-de-semana seguinte, a 8 de Março! Assim vão conseguir juntar os clientes e produtores, fazendo uma feira de maior dimensão!


Mas quem não tiver encontrado o que queria em Seia ou Gouveia, não precisa de ficar triste. Basta fazer mais 15 quilómetros e chega a Celorico da Beira, onde a Feira começa já hoje, dia 28 de Fevereiro e acaba só no dia 3 de Março.


Trancoso é já ali ao lado, mas antes vamos até Aguiar da Beira. Até lá seriam 40 quilómetros por estradas bem bonitas, mas só precisamos de fazer 27 até à aldeia de Mosteiro, freguesia de Penaverde, onde dia 2 de Março há a 1.º Festa do Pastor e do Queijo.


De Mosteiro a Trancoso são mais 23 quilómetros, onde vamos encontrar a 11.º Feira do Fumeiro. Realiza-se nos dias 28 de Fevereiro a 2 de Março e novamente no fim-de-semana seguinte, 8 e 9 de Março. Esta feira costuma-se realizar sempre por esta altura (ultimo fim-de-semana de Fevereiro e primeiro de Março). Este ano com o Carnaval mais tardio veio coincidir com todas as outras feiras e festas.


Depois de tanto queijo e enchido, nada como ir ver a Natureza e fazer um passeio junto ao Douro. Vamos para Vila Nova de Foz Côa, que fica a 44 quilómetros, onde está já a decorrer a Festa da Amendoeira em Flor, de 21 de Fevereiro a 9 de Março. No Domingo, dia 2, até há um passeio de Cicloturismo, para abater as calorias!


Vamos passar o Douro e dar um pulinho a Trás-os-Montes. Primeiro passamos por Torre de Moncorvo, a apenas 18 quilómetros, onde as Festividades das Amendoeiras em Flor são a 13 a 19 de Março.


De seguida vamos até Freixo de Espada à Cinta, aquela terra esquecida, longe de tudo, mas que merece uma visita! Até lá são mais 40 km por belas estradas. As festas das Amendoeiras em Flor são também nos fim-de-semanas seguintes, a 8-9 e 15-16 de Março.


Voltamos às Beiras, atravessando o Douro em Barca d'Alva e chegamos a Figueira de Castelo Rodrigo. São mais 41 quilómetros bem demorados, mais pelas vezes em que é preciso parar para tirar fotografias do que pelas curvas apertadas da estrada. Aqui vamos encontrar a paisagem novamente branca, não da neve mas das amendoeiras. As festas são de 14 de Fevereiro até 9 de Março.


Pinhel fica na outra margem do Rio Côa, que podemos atravessar numa estrada que onde apetece circular bem devagar para ver a paisagem. São apenas mais 24 quilómetros para encontrar a 19.º Feira das Tradições, de 28 de Fevereiro a 2 de Março.


Até à Guarda, a capital do Distrito, são 36 quilómetros numa estrada renovada. Aqui o Carnaval também vai ser comemorado com várias iniciativas, que são bastante diferentes das que são feitas aqui à volta. O ponto alto é o Julgamento e Morte do Galo do Entrudo, uma tradição antiga recuperada nos últimos anos com bastante sucesso, onde a Praça Velha tem enchido de gente, mesmo que esteja a nevar como aconteceu em 2013. Veja aqui como foi em 2012 e 2011.


Da Guarda a Belmonte são só 27 quilómetros e voltamos a encontrar coisas boas! Há lá a 1.º Feira de Enchidos e Sabores, dias 1 e 2 de Março, incluindo um passeio de BTT para se poder ter pretexto para mais uma morcela!


Começámos em Seia, junto à Serra da Estrela. Alguns quilómetros (são mais 25 desde Belmonte) e muitas calorias depois, acabamos no coração da Serra, em Manteigas. Aqui há a Expo Estrela, de 1 a 4 de Março!