terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Turismo na Serra da Estrela - Excursões à Torre ou um mundo por descobrir!

Todos os anos é a mesma coisa. Nesta altura do ano, depois de caírem um flocos de neve numa pequena parte da Serra da Estrela, aparecem reportagem nas televisões sobre "turistas" que sobem à Serra da Estrela para ir ver a neve.

As imagens e as perguntas são sempre iguais que até poderiam utilizar as reportagens de anos anteriores, ninguém iria perceber. Para dar alguma emoção, há sempre carros despistados, autocarros que ficam retidos na Torre, escuteiros que se perdem umas quantas horas. Há também pessoas a reclamar que não podem subir à Torre nos seus carros citadinos por causa da neve. Mas afinal queriam neve ou não?

Na 2º feira, o resultado é visível. Lixo nas bermas da estrada, sacos plástico nas supostas pistas de ski...e a Serra vazia de gente, porque não há mais nada interessante para fazer além de ir à Torre.

As empresas de Turismo de Natureza têm todas uma oferta muito idêntica. Passeios de Moto 4, Paint-Ball, Slide e actividades afins, que tanto podem ser feitas na Serra da Estrela como em Santarém, em Beja, em Aveiro...

Felizmente as mentalidades começam a mudar, começando por alguns dos autarcas locais. Um bom exemplo é o projecto Trilhos Verdes, dinamizado pelo Concelho de Manteigas. Apesar vários aspectos a corrigir, é uma ferramenta muito útil para quem não conhece a Serra, mas suspeita que terá mais para oferecer do que o centro comercial na Torre.

(carrege na imagem para ver maior)

Outro bom exemplo, mais recente, é a empresa Trilhos de Ideias. Um Engenheiro Biofísico e uma Bióloga mudaram-se de armas e bagagens para Manteigas, estudaram a Serra, mandaram a crise às urtigas e criaram uma empresa que se dedica ao Turismo Ambiental. Todas os fim-de-semana organizam Caminhadas de Montanha, onde além de guiarem os turistas pelos trilhos, desvendam os segredos da Serra, as tradições, as lendas e os costumes das gentes serranas.



A pouco e pouco têm-se dado a conhecer ao mercado, trazendo pessoas de longe que participam nas suas actividades, ocupam os turismos rurais e os restaurantes, compram produtos regionais e no dia seguinte contam aos amigos e colegas que a Serra da Estrela é um mundo por descobrir, muito para além de fazer sku em 5 cm de neve dura.



 Aqui estão mais algumas fotos das actividades que já realizaram.

Espero que tenham muito sucesso e que sejam imitados rapidamente por outras empresas. Além da Serra da Estrela há muito mais para mostrar e explorar de forma sustentável no Portugal profundo e desconhecido.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Prémio Eng. António Guterres


Noticia publicada no jornal "Terras do Interior" no dia 4 de Janeiro de 2012.

Prémio Eng. António Guterres de 2011

Como já é tradição desde 2003, a Câmara Municipal da Guarda anuncia nos primeiros dias de Janeiro o prémio "Eng. António Guterres", atribuído à personalidade que mais contribuiu para o desenvolvimento da Guarda durante o ano anterior.

O prémio tem o nome do ex-primeiro ministro Eng. António Guterres, pois durante o seu mandato foi ordenada a conclusão da auto-estrada A23 até à Guarda. Como se sabe, foi essa auto-estrada que veio trazer o progresso e o desenvolvimento económico e social a toda a Beira Interior, que até aí vivia em declínio e caminhava para a desertificação.

Prémio de 2011 para o calor da Covilhã

O prémio referente ao ano de 2011 vai ser atribuído ao Presidente da Câmara da Covilha, Dr. Carlos Alberto Pinto.



A causa é o Data Center da PT. Uma das razões para a Covilhã ter sido escolhida pela PT foram as suas baixas temperaturas médias. Mas essa escolha foi feita com base nas temperaturas médias das Penhas da Saúde, a 1500 metros de altitude. Os doutores e engenheiros de Lisboa, sabendo que a Covilhã é a cidade da Neve, tomaram esses valores como fiáveis, pois o Data Center irá ser instalado a apenas 12 km das Penhas da Saúde em linha recta.

Local do Data Center na Covilhã, a 485 metros de altitude.

Mas esqueceram-se que a altitude desse local é inferior a 500 metros, mais de 1000 metros de diferença. De Inverno não é muito quente, mas de Verão é um inferno!

O outdoor mais rentável da C.M. da Guarda

Mal se iniciou a construção do Data Center, em Agosto de 2011, muitos responsáveis por empresas internacionais visitaram a Covilhã. Como vieram de carro do Porto, enquanto subiam a A23 de volta ao aeroporto Sá Carneiro, viram um outdoor gigante colocado perto da Benespera pela C.M. da Guarda onde se lia: "Guarda, the highest and cold city of Portugal". Depois do inferno que apanharam na Covilhã, ficaram curiosos e vieram visitar a cidade.

Parque Eólico da Guarda, a 970 metros de altitude, local escolhido pela Google para o seu Data Center 

O resultado já e conhecido de todos. Empresas como a Google, o Facebook e a Yahoo já compraram terrenos e vão-se instalar na Guarda. Preve-se que durante o ano de 2013 já estejam a funcionar em pleno, criando 2000 postos de trabalho directos e 5000 indirectos.

O prémio será entregue no Carvanal, durante o Julgamento e Morte do Galo do Entrudo.

Aviso: Como todos devem ter percebido, infelizmente esta noticia é falsa e o jornal "Terras do Interior" não existe.