As imagens e as perguntas são sempre iguais que até poderiam utilizar as reportagens de anos anteriores, ninguém iria perceber. Para dar alguma emoção, há sempre carros despistados, autocarros que ficam retidos na Torre, escuteiros que se perdem umas quantas horas. Há também pessoas a reclamar que não podem subir à Torre nos seus carros citadinos por causa da neve. Mas afinal queriam neve ou não?
Na 2º feira, o resultado é visível. Lixo nas bermas da estrada, sacos plástico nas supostas pistas de ski...e a Serra vazia de gente, porque não há mais nada interessante para fazer além de ir à Torre.
As empresas de Turismo de Natureza têm todas uma oferta muito idêntica. Passeios de Moto 4, Paint-Ball, Slide e actividades afins, que tanto podem ser feitas na Serra da Estrela como em Santarém, em Beja, em Aveiro...
Felizmente as mentalidades começam a mudar, começando por alguns dos autarcas locais. Um bom exemplo é o projecto Trilhos Verdes, dinamizado pelo Concelho de Manteigas. Apesar vários aspectos a corrigir, é uma ferramenta muito útil para quem não conhece a Serra, mas suspeita que terá mais para oferecer do que o centro comercial na Torre.
(carrege na imagem para ver maior)
Outro bom exemplo, mais recente, é a empresa Trilhos de Ideias. Um Engenheiro Biofísico e uma Bióloga mudaram-se de armas e bagagens para Manteigas, estudaram a Serra, mandaram a crise às urtigas e criaram uma empresa que se dedica ao Turismo Ambiental. Todas os fim-de-semana organizam Caminhadas de Montanha, onde além de guiarem os turistas pelos trilhos, desvendam os segredos da Serra, as tradições, as lendas e os costumes das gentes serranas.
A pouco e pouco têm-se dado a conhecer ao mercado, trazendo pessoas de longe que participam nas suas actividades, ocupam os turismos rurais e os restaurantes, compram produtos regionais e no dia seguinte contam aos amigos e colegas que a Serra da Estrela é um mundo por descobrir, muito para além de fazer sku em 5 cm de neve dura.
Aqui estão mais algumas fotos das actividades que já realizaram.
Espero que tenham muito sucesso e que sejam imitados rapidamente por outras empresas. Além da Serra da Estrela há muito mais para mostrar e explorar de forma sustentável no Portugal profundo e desconhecido.