No passado Domingo foi dia de pedalar pelo Sabugal, na há muito aguardada inauguração do Centro de BTT local.
Um Centro de BTT é construído segundo regulamentos da UVP-Federação Portuguesa de Ciclismo, onde existe uma estrutura base de apoio (sanitários, balneários, lavagem de bicicletas e oficinal self-service) e uma rede de percursos marcados no terreno e em GPS com vários níveis de dificuldade.
Tem como objectivo principal permitir que quem visite uma região possa percorrer trilhos e caminhos rurais em segurança e em autonomia, com a garantia que os percursos estão limpos, marcados e são adequados à sua condição física.
No caso do Sabugal, o promotor é a Câmara Municipal, em associação com o Clube Terra do Côa - Ciclismo e Aventura no Sabugal. A empresa responsável pela implementação foi a A2Z-Consulting.
![]() |
Fonte: https://www.facebook.com/terrasdocoa |
Quando vários destes centros estiverem a funcionar será possível criar uma rede de ligação entre eles, proporcionando aos seus utilizadores largas centenas de quilómetros de trilhos e muitos dias de diversão, incluído nesses percursos a Serra da Estrela.
![]() |
Fonte: https://www.facebook.com/terrasdocoa |
Apesar da chuva e frio, deu para perceber que são trilhos com paisagens espectaculares e com o piso adequado para o nível de dificuldade pretendida. Há apenas a necessidade de remarcar alguns percursos, pois desde o inicio do projecto houve mais umas eleições autárquicas, o que por aqui significa sempre o aparecimento de alcatrão pelos caminhos rurais.
O Clube de Montanhismo da Guarda esteve presente com alguns dos seus sócios e ficou a vontade de voltar novamente e descobrir as restantes rotas.
No final do passeio foi oferecido pela Câmara do Sabugal um saboroso almoço a todos os participantes.
Espero que seja o ponto de partida para a criação de uma grande rede de Centros de BTT aqui pelas Beiras. É um equipamento que não exige grande investimento, mas com a capacidade de atrair um número considerável de praticantes de ciclismo para a região, quer Portugueses, quer Espanhóis.
Mais informações aqui.