terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Depois do gelo da semana passada, este inicio de semana começou todo branco! Menos mal, deu para continuar a trabalhar sem ser mestre em patinagem no gelo!

E Natal sem neve nem é Natal!


A gata nunca viu neve!



De manhã os carros já tinham limpo a estrada!



Só à noite toda a neve acabou por derreter.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A noite mais longa - Solstício de Inverno - Sortelha

Um sugestão diferente para comemorar a chegada do Inverno e o inicio da caminhada em direcção aos dias grandes e quentes. Num local histórico!

É uma festa que começa às 21:00 do dia 20 e acaba às 7:30 do dia 21

Ver mais informações aqui e o cartaz aqui.

Gelo na Guarda

Algumas imagens tiradas hoje (4º feira, 17-12-2009), num dia em que não era aconselhável sair de casa sem os patins do gelo.


Teia de aranha na janela.



Hoje não vi o carteiro!



Nem andei de trenó!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

De comboio da Covilhã à Guarda

Apesar de actualmente a linha da Beira Baixa estar encerrada para obras entre a Covilhã e a Guarda, a CP na sua última newsletter descreveu a viagem por esse troço.



As obras de beneficiação vão numa primeira fase melhorar o traçado, aumentando a velocidade de circulação. Numa 2º fase vai ser electrificada a linha, permitindo fazer comboios Inter-Cidades entre a Guarda e Lisboa em menos tempo que o actual pela linha da Beira Alta.

É um troço esquecido, mas de grande beleza, como pode ser lido na reportagem da CP. Tal como acontece no Douro, penso que poderá ser explorado em termos turísticos, especialmente no Inverno e conjugado com transportes complementares.

Mais sobre a linha da Beira Baixa aqui.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Workshop Natal, doce Natal

O Município da Guarda vai organizar no próximo dia 5 de Dezembro, na Quinta da Maunça, um Workshop sobre doces de Natal.



"Conhecer os doces típicos do concelho na quadra natalícia e aprender a confeccioná-los é o principal objectivo desta actividade que pretende promover e divulgar a nossa riqueza gastronómica. Reinventar a típica “Bola Parda”, ou o “Bolo Rei” aos quais se podem juntar ingredientes nobres e tão nossos como o azeite, a aguardente, a castanha e a abóbora é o desafio que se lança a todos quantos queiram participar neste workshop. Este desafio é também lançado às pastelarias do concelho que poderão ver o seu nome distinguido com o Galardão da “Melhor Bola Parda” ou o “Melhor Bolo Rei” deste Natal que promete ser... doce!"

É um bom pretexto para vir visitar a cidade!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Invernal de BTT 2009

No passado domingo, dia 29-11-2009, decorreu na cidade da Guarda a Invernal de BTT de 2009, uma organização do Clube de Montanhismo da Guarda.



Como o nome indica, o objectivo é andar de bicicleta de montanha pelos lados da Guarda, num dia de Inverno, pondo à prova ciclistas, bicicletas e especialmente, roupa e calçado!

Eu tinha prometido ao Tiago Lages (do Clube Montanhismo da Guarda) que poderia dar alguma ajuda na organização. Mas com as mudanças para a Guarda e a troca de emprego, a ajuda foi nula...alias, pedalar em Novembro foi coisa rara, pelo que a forma não era a melhor.

A previsão meteorológica para o Domingo era assustadora. Neve acima dos 800 metros, vento forte com rajadas nas terras altas, chuva. Quem me manda a mim inscrever-me em algo chamado "Invernal"??

A saída de casa no Domingo até foi feita sem chuva, mas mal foi dada a partida do Parque Urbano do Rio Diz em direcção à C.M. Guarda, começou a chover e vesti o impermeável.

A chuva parecia estar acalmar, mas quando saímos da cidade as condições pioraram, com o vento a soprar com rajadas geladas e a chuva a transformar-se em neve. Logo aqui algumas pessoas sem impermeável voltaram para trás, uma decisão acertada face ao estado do tempo.

Olhando para o lado direito, em direcção à barragem do Caldeirão e ao Vale do Mondego, uma surpresa. Via-se o Sol a iluminar as montanhas e um grande arco-íris. Felizmente estávamos quase a virar nessa direcção!

A descida para a barragem do Caldeirão foi terrível para uma amiga do litoral ameno que nos veio visitar nesse fim-de-semana, com o objectivo de participar na Invernal. O sapatos e luvas que trazia não foram suficiente para enfrentar o frio serrano e teve que parar a meio da descida, com a mãos e pés congelados.

Felizmente que estava um jipe da organização por perto, deu-lhe uma boleia até ao final da descida, onde era feita a divisão entre o percurso dos 70 km e 40 km. Estávamos inscritos para os 70 km, mas com nuvens assustadoras para os lados da Serra da Estrela, resolvemos fazer o percurso mais pequeno.

Um pouco mais à frente, em Maçainhas, estava o postos de abastecimento, onde fizemos uma demorada paragem. O chá quente parecia mel, serviu para aquecer o corpo e a alma! O Sol também brilhava e o vento não entrava pelo vale!



Até ao final a chuva não voltou a aparecer, só o vento incomodou especialmente na zona do parque eólico, que parece estar muito bem localizado! O percurso em alguns locais é comum ao que deverá ser utilizado para a Transportugal, mas em sentido contrário. Deu para estudar algumas alternativas, especialmente junto ao hotel Lusitânia Parque, onde a Transportugal vai terminar e começar a etapa na Guarda.




A dose de Sol acabou com o cortar da meta, no percurso até casa a chuva, vento e neve voltaram com força, fazendo com que o banho quente tenha sabido ainda melhor.

Os meus parabéns a todos do Clube Montanhismo da Guarda, que conseguiram de certeza com muitas horas de sono perdidas montar este evento com qualidade e profissionalismo! Provam que há muito para desenvolver e mostrar no interior, haja vontade e ideias!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Torre de Menagem

Olá.

Após alguns meses e muitos quilómetros de Intercidades, finalmente cheguei à cidade mais alta!

E nada melhor para começar este blog, do que descrever a visita ao local mais alto e visível da cidade, a Torre de Menagem, a 1056 metros de altitude!

A Torre de Menagem foi alvo de obras, que incluíram a construção de um pequeno Centro de Acolhimento onde estão expostos artefactos arqueológicos que foram recolhidos no Concelho da Guarda desde a pré-história até ao século XVIII. Tem também um pequeno balcão com folhetos turísticos e livros sobre a a Guarda.

Como "promoção" de abertura foi-me oferecido um interessante livro com o titulo "Roteiro Arqueológico da Guarda - Território, Paisagens e Artefactos", com a descrição dos Catros de Tintinolho e Jarmelo, Póvoa do Mileu e Castelo da Guarda. Quem quiser um exemplar é melhor apressar-se a visitar a Torre, pois a tiragem é de apenas 2.000 exemplares.




A visita à Torre de Menagem é guiada e começa pelo último piso, com uma vista espectacular a 360º sobre toda a cidade e arredores. Estava uma vista espectacular, com as nuvens por baixo a cobrir parte da paisagem.




No piso do meio vemos numa projecção o foral da cidade e um resumo da história da Guarda em banda desenhada, utilizando um livro de José Cortês.

No piso térreo existe um pequeno auditório com um filme sobre a Guarda em 3D. É interessante, mas na minha opinião deveria incluir algumas legendas ou locução, pois quem não é da Guarda fica sem saber o que está a ver.



Como curiosidade, na janela do 2º piso vivem actualmente 2 novos habitantes. São 2 pequenos morcegos, que aproveitaram o espaço entre a pedra e a janela para se abrigarem durante o dia. Tentei tirar uma foto, mas com o telemóvel e contra-luz foi impossível.



Para quem gosta de paisagens ou arqueologia, não deve deixar de fazer esta visita.