terça-feira, 18 de outubro de 2011

Invernal da Guarda - Maratona do Frio

Tragam todas as roupas que têm no armário! Estão abertas as inscrições para mais uma edição da Invernal da Guarda em BTT, a Maratona com a temperatura mais baixa do país!

Possivelmente nessa altura já vão ser cobradas portagens na A23/A25. Por isso façam uma vaquinha com os amigos e venham até à cidade mais alta.

No sábado podem visitar algumas das Aldeias Históricas nos arredores. Castelo Rodrigo, Almeida, Castelo Mendo, Trancoso, Linhares, Sortelha, Belmonte. Quem vier de Lisboa pode visitar de caminho Monsanto, Castelo Novo ou Idanha-a-Velha. Quem ainda não comprou este guia, com 4.000 € de descontos?

Para vencer o frio de Domingo, o jantar no sábado deverá ser uma Morcela da Guarda.

No Domingo, depois da sessão de descongelação no chuveiro e do almoço, uma visita à Sé da Guarda e à Torre de Menagem.

Não deixem a inscrição para os últimos dias. As 400 inscrições esgotam rapidamente.

Apesar do calor dos últimos dias, já está confirmada muita neve e as correspondentes temperaturas negativas!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Passatempo com oferta de morcela da Guarda

Agora que o Outono chegou, começa a apetecer novamente uma morcela da Guarda, bem estaladiça, acompanhada por uns grelos regados com azeite de Foz Côa.

Por isso este blog lança um passatempo, onde o prémio para o vencedor é uma morcela da Guarda!



Só tem de adivinhar em que local está este painel de azulejos da Sé da Guarda. Deixe o seu palpite nos comentários!

sábado, 17 de setembro de 2011

Semana Europeia da "vamos fingir que somos muito ecológicos"

Hoje entrámos novamente na "Semana Europeia da Mobilidade" (SEM).

De ano para ano este evento tem perdido força. Apesar disso, um pouco por todo o país esta semana serve para anunciar medidas a favor da mobilidade urbana sustentável. Até agora, na minha opinião, a mais importante que tive conhecimento é o fim da restrição horária no transporte de bicicletas nos comboios da Fertagus. Pena serem só 4 bicicletas por comboio, o possível face à frota escassa para a procura existente...


Aqui pelo Distrito a SEM é comemorada de uma forma muito tímida, sendo pouco os municípios que têm actividades.

Uma das poucas excepções é a capital de distrito, onde já existe dimensão suficiente para a mobilidade urbana ser um problema a analisar e resolver.


Fica assim aqui o link para o programa das festas. Que curiosamente só foi anunciado um dia antes do inicio da SEM. Será que é para ver se ninguém participa por nem saber?

Mas como comentar o texto publicado no site da CMG sobre a SEM? Só mesmo rindo muito!

Desde o ano passado a rede de transportes públicos urbanos foi remodelada. A chamada remodelação para inglês ver. Um pequeno exemplo, antes nenhuma paragem tinha horários. Com a nova rede, algumas paragens passaram a ter horários, mas errados...entretanto já foram corrigidos, mas quem experimenta e é mal servido não volta.

De resto, pouco foi feito. Há passadeiras assassinas por toda a cidade, locais conhecidos pelos vários atropelamentos e que não são corrigidos. Os passeios estão cheios de buracos, de carros estacionados ou nem existem em muitos locais. Os parquímetros existem em poucas ruas, funcionam bem mas ainda ninguém me explicou quem os fiscaliza....

E como incentivar alternativas ao uso do carro? É fácil, criando mais um parque de estacionamento no centro da cidade, curiosamente no único local que vai ser cortado ao trânsito durante a SEM. Outra boa ideia é alargar avenidas, passando de 2 faixas para 4 faixas, criando vias rápidas urbanas. Felizmente as trapalhadas são tantas que nenhuma obra avança.

Por isso fica aqui a sugestão para a CMG. Se nas outras 51 semanas o conceito de mobilidade urbana sustentável é tratar mal os peões e fazer todos os possíveis para trazer mais automóveis para o centro da cidade...esqueçam que existe a SEM, sempre se poupa algum dinheiro.

Por fim, se segundo a propaganda: "tendo já implementado várias medidas permanentes que permitem criar condições para uma mobilidade mais acessível a todos e mais sustentável para o ambiente.", como é possível isto em frente ao símbolo da Guarda?


Felizmente os cidadãos da Guarda estão bem à frente de quem comanda os destinos da cidade. Apesar das subidas, há cada vez mais pessoas a usar a bicicleta como meio de transporte (a RBI bem que podia dar uma ajuda, é só copiar). Quem não é tão corajoso, percebeu que sabe bem caminhar 20 ou 30 minutos antes de chegar ao trabalho e também no final do dia. Os autocarros, apesar de todos os problemas, parecem-me mais cheios do que há um ano atrás. 

Esperemos que estas mudanças de comportamento sejam percebidas a tempo de serem evitados erros na construção de infraestruturas caras, sendo o pouco dinheiro disponível canalizado para obras simples, tornando a cidade mais agradável. 

E que bons são os dias de neve, com os enlatados presos nas garagens! Em breve estarão de volta!


Experimente Grátis


Para quem é forreta, já olhou para os novos iogurtes da Guarda e disse: "Estes também são lá feitos, devem ser a mesma coisa e são muito mais baratos"...há agora uma promoção "Experimente Grátis".


Estes foram comprados aqui pela Guarda, mas penso que a promoção será para todo o lado.


Depois fico à espera de comentários sobre se são melhores ou não! Se tiver muitos comentários positivos, ando a pensar pedir comissão à Gelgurte :)

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Seminário "Plantas Aromáticas e Medicinais"

Agosto chegou ao fim, foram os bailes e as festas, mas os motivos para visitar o interior não acabaram. É preciso aproveitar enquanto não há portagens!

Um evento muito interessante vai ser organizado pelo Nerga (Núcleo Empresarial da Região da Guarda) no dia 29 de Setembro. É o Seminário "Plantas Aromáticas e Medicinais", ainda por cima com entrada gratuita. Inscrição aqui.



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Obrigatório visitar a Guarda em Agosto

Já foi notícia em todos os jornais nacionais e televisões. Mas para quem anda distraído e tropeçou neste blog agora, fica informado. É OBRIGATÓRIO vir à Guarda até ao dia 31 de Agosto.

Não, não vai haver um concerto diário do Tony na Praça Velha. É uma coisa muito mais incrível. Duas vezes por dia, um nobre cavaleiro sepultado na Sé da Guarda vai ressuscitar e mostrar aos forasteiro a velha e fria casa onde habita há séculos! Chama-se Pedro Henrique Teles e diz a lenda que morreu de amor. Sempre que ressuscita quase volta a encontrar a sua amada, mas ela tem conseguido sempre fugir...

Aqui ficam algumas fotos para quem ainda não se decidiu a cá vir:

Cá fora para explicar a derrapagem financeira da obra, que demorou mais tempo a ser construída que a estação do Terreiro do Paço do metro. Foram 150 anos. Por falar em metro, parece que afinal na Guarda também já há metro há muitos anos, uma linha só com 2 paragens...

Depois de vermos a casa por dentro, é hora de procurar a amada.

Está ali em cima!

Agora já está aqui. Raio de rapariga, não pára quieta!

Onde está? Onde está? Nunca a apanho!

No fim, é preciso subir uma escadaria sem fim e visitar os terraços da Sé. Porque está ali um telhado negro, foi o FMI que mandou?

Ao centro, um pouco para a esquerda penso que será o Cabeço das Fráguas.

A Torre de Menagem, onde as vistas ainda são melhores que na Sé. Visita obrigatória também.

As eólicas da Guarda. A da esquerda é tímida e fugiu da fotografia.

Lá ao fundo já mandam os que lá estão!

 Estátua de  D. Sancho I, o fundador da cidade da Guarda

No vale ao fundo corre o Mondego.

Quem sabe onde isto está?

Para mais informações e horários, ver aqui.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Na Beira Interior é (quase) tudo bom

Não resisti a partilhar este cartoon:


Podem ver mais aqui.

Trancoso com a Natureza

Realizou-se nos passados dias 15, 16 e 17 de Julho o evento "Fim de Semana Natureza em Trancoso"

Foi um evento multi-actividades, organizado pela Secção de Pesca Desportiva da Casa do Benfica de Trancoso e o clube Quebra Molas de Trancoso.



Tive oportunidade de participar no passeio de BTT no Domingo de manhã, aproveitando para conhecer melhor os trilhos das terras de Bandarra.Quem quiser pedalar em locais novos é só pedir o track GPS!

O inicio do percurso é feito a descer, em pisos com alguma areia da erosão do granito. São bons para o Inverno, pois não ganham lama!

As vistas são largas! 

Como não podia deixar de ser, obrigatória a visita ao Parque Eólico!

Aqui se vê o tamanho dos gigantes! Com 78 metros de altura e 82 metros de diâmetro das pás.

Pouco depois estávamos a descer para Terrenho e logo a seguir a Barragem da Teja, onde havia um reforço alimentar.

Aqui está a barragem, com umas belas batatas nas margens.

A passagem por cima da Barragem e o inicio da subida, de volta a Trancoso.

O regresso a Trancoso foi feito quase na totalidade pela GR22, a Rota das Aldeias Históricas.

O almoço foi servido na Barragem da Teja, onde ainda houve a oportunidade de dar uma volta de kayake.

Espero que este evento se repita no próximo ano, fica prometida a divulgação aqui no blog para que os forasteiros possam aproveitar as actividades e visitar a Aldeia Histórica de Trancoso.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Novos horários nos Transportes Urbanos da Guarda

No passado dia 11 de Julho entraram em vigor novos horário nos Transportes Urbanos na Guarda.

Não foi feita nenhuma chamada de atenção no site dos Transportes Urbanos da Guarda, só quem por acaso faça o download do horário é que vê que foram alterados. No site da C.M.G. também não há referência aos novos horários.

Mas pelo menos esta mudança trouxe algo de bom. Após mais de meio ano com horários errados nas paragens, foi finalmente colocado um aviso a avisar desse facto. Não percebo porquê que em vez do aviso, não foram colocados os novos horários, mas pelos menos as pessoas já ficam avisadas...


As principal mudança neste novo horário foi a redução do número de circulações nas carreiras 4 e 5. Será talvez o principio do fim dessas ainda novas carreiras. Não é possível ter passageiros num percurso urbano que se faz de carro em 5 minutos ou a pé em menos de 30, com intervalos de passagem por vezes superiores a 3 horas!

Só por sorte alguém consegue conciliar o ir e o vir com horários tão espaçados, mais ainda com carreiras que apenas vão ao centro da cidade, não continuando para os bairros onde mais pessoas residem. Obrigam ao transbordo para outras carreiras, com horários que não estão coordenados.

Veja-se o caso de alguém que trabalha no IPG ou Bombeiros e mora na estação. Se apanhar a carreira 4 das 18:30 para o Jardim José de Lemos, chega ao destino às 18:38. A carreira 1 para a estação partiu às 18:24, terá de esperar até às 19:01. Outra alternativa é a carreira 2, mas o último serviço passa às 18:31...

Enquanto isso regularmente são publicadas noticias que em Vila Real são batidos recordes de passageiros transportados no transportes urbanos da cidade. Será que o sucesso de Vila Real não pode ser copiado na Guarda?

 Foto retirada do site da CM Vila Real

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Valente colega da escola de Sócrates

Vamos imaginar que numa multinacional instalada em Portugal o negócio está a correr bem, é necessário aumentar as instalações.

É feito um estudo financeiro e de mercado, um projecto de arquitectura e engenharia com os novos edificios, consultam-se empreiteiros, escolhem-se os que dão melhores condições, negoceia-se com os bancos o financiamento e marca-se uma data para o inicio da obra.

Ou seja, antes de começar a parte do cimento, já foi gasto muito tempo, trabalho e dinheiro.

Então e se a uns dias de começar a obra, se lembram que o terreno das novas instalações não pertence à empresa, é preciso compra-lo aos actuais proprietários! Isso implica atrasos e custos suplementares, que até poderiam inviabilizar o investimento.

O mais certo era a administração dessa empresa em Portugal ser despedida com justa causa.

Agora vem um jogo descubra as diferenças! A ser verdade esta noticia do jornal O Interior

Ou a noticia em versão vídeo:


(Para que não quiser ler a noticia, vão ser alargadas umas avenidas aqui na Guarda, já foram escolhidos os empreiteiros, mas agora não há dinheiro para as expropriações dos terrenos. Por essa razão não se sabe quando vai começar a obra.)

Ou seja, a obra estava pronta a arrancar quando descobriram que era preciso comprar terrenos e não há dinheiro para isso.

Se a Câmara Municipal da Guarda fosse uma multinacional, a manchete dos jornais nas próximas semanas seria: Valente é colega no curso de Filosofia de Sócrates, em Paris....