sexta-feira, 22 de julho de 2011

Novos horários nos Transportes Urbanos da Guarda

No passado dia 11 de Julho entraram em vigor novos horário nos Transportes Urbanos na Guarda.

Não foi feita nenhuma chamada de atenção no site dos Transportes Urbanos da Guarda, só quem por acaso faça o download do horário é que vê que foram alterados. No site da C.M.G. também não há referência aos novos horários.

Mas pelo menos esta mudança trouxe algo de bom. Após mais de meio ano com horários errados nas paragens, foi finalmente colocado um aviso a avisar desse facto. Não percebo porquê que em vez do aviso, não foram colocados os novos horários, mas pelos menos as pessoas já ficam avisadas...


As principal mudança neste novo horário foi a redução do número de circulações nas carreiras 4 e 5. Será talvez o principio do fim dessas ainda novas carreiras. Não é possível ter passageiros num percurso urbano que se faz de carro em 5 minutos ou a pé em menos de 30, com intervalos de passagem por vezes superiores a 3 horas!

Só por sorte alguém consegue conciliar o ir e o vir com horários tão espaçados, mais ainda com carreiras que apenas vão ao centro da cidade, não continuando para os bairros onde mais pessoas residem. Obrigam ao transbordo para outras carreiras, com horários que não estão coordenados.

Veja-se o caso de alguém que trabalha no IPG ou Bombeiros e mora na estação. Se apanhar a carreira 4 das 18:30 para o Jardim José de Lemos, chega ao destino às 18:38. A carreira 1 para a estação partiu às 18:24, terá de esperar até às 19:01. Outra alternativa é a carreira 2, mas o último serviço passa às 18:31...

Enquanto isso regularmente são publicadas noticias que em Vila Real são batidos recordes de passageiros transportados no transportes urbanos da cidade. Será que o sucesso de Vila Real não pode ser copiado na Guarda?

 Foto retirada do site da CM Vila Real

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Valente colega da escola de Sócrates

Vamos imaginar que numa multinacional instalada em Portugal o negócio está a correr bem, é necessário aumentar as instalações.

É feito um estudo financeiro e de mercado, um projecto de arquitectura e engenharia com os novos edificios, consultam-se empreiteiros, escolhem-se os que dão melhores condições, negoceia-se com os bancos o financiamento e marca-se uma data para o inicio da obra.

Ou seja, antes de começar a parte do cimento, já foi gasto muito tempo, trabalho e dinheiro.

Então e se a uns dias de começar a obra, se lembram que o terreno das novas instalações não pertence à empresa, é preciso compra-lo aos actuais proprietários! Isso implica atrasos e custos suplementares, que até poderiam inviabilizar o investimento.

O mais certo era a administração dessa empresa em Portugal ser despedida com justa causa.

Agora vem um jogo descubra as diferenças! A ser verdade esta noticia do jornal O Interior

Ou a noticia em versão vídeo:


(Para que não quiser ler a noticia, vão ser alargadas umas avenidas aqui na Guarda, já foram escolhidos os empreiteiros, mas agora não há dinheiro para as expropriações dos terrenos. Por essa razão não se sabe quando vai começar a obra.)

Ou seja, a obra estava pronta a arrancar quando descobriram que era preciso comprar terrenos e não há dinheiro para isso.

Se a Câmara Municipal da Guarda fosse uma multinacional, a manchete dos jornais nas próximas semanas seria: Valente é colega no curso de Filosofia de Sócrates, em Paris....

domingo, 10 de julho de 2011

Medicalizada

Aqui pela Guarda tem havido alguma polémica por causa da recentemente "Pista Medicalizada", criada no Parque Urbano do Rio Diz, aqui conhecido por Polis.

Segundo o site da C.M.G (ver também aqui), o objectivo principal é a pessoa fazer uma auto-avaliação do seu estado de saúde.

É composta por duas zonas:

Uma interior, que nunca apanhei aberta (tem o horário da foto abaixo, ou seja, fechada ao Domingo), com os seguintes equipamentos: Medidor de pressão arterial automático e minicomputorizado, medição do peso corporal, medição do perímetro abdominal, medição do colesterol, triglicerídeos e glicemia, medição do oxigénio capilar, urufluxómetro (detecção de problemas relacionados com a próstata), auto-exame da mama.

Retirado de um vídeo do "Interior TV", completo aqui.

E uma zona exterior, que faz um pequeno circuito (que é preciso seguir com muita atenção ao mapa), que tem os seguintes cartazes (carregar na imagem para ampliar):













A ideia até é boa. Mas será que vai ter utilizadores e principalmente, manutenção? Não irá fechar a zona indoor daqui a uns meses, por não haver quem pague o ordenado ao funcionário ou a manutenção dos equipamento? E quanto custaram estes equipamento a todos nós? Houve concurso público? Ou foi apenas um óptimo negócio para a empresa fornecedora?

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mais fotos de iogurtes da Gelgurte - Glint e Nutregi

Hoje já encontrei novos iogurtes da Gelgurte no hipermercado juntos às piscinas municipais.

A distribuição ainda não deverá estar a ser feita para todo o país, mas quem estiver interessado pode ligar para o número de apoio da Gelgurte e perguntar onde há: 271 200 900

Aqui ficam as fotos de mais algumas variedades:

Da Nutrégi, sólidos com pedaços e de aromas sem lactose.

Da Glint, líquidos de chocolate e cappuccino.

Líquido de pinacolada.


Em copo de vidro, com pedaços de amora.

Quando provar deixo aqui comentários! 

terça-feira, 5 de julho de 2011

Ecopista do Dão

No passado fim-de-semana foi inaugurada a Ecopista do Dão. Esta Ecopista utiliza o canal da desactivada linha férrea entre Santa Comba Dão (na Linha da Beira Alta) e Viseu.


Nasceu da união de 3 municípios vizinhos, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. Foi um investimento de 5 milhões de euros, mas que irá ter um retorno muito maior na melhoria das condições de saúde da população local e no turismo.

Aqui da Guarda é possível chegar à Ecopista em Santa Comba Dão de comboio, viagem que demora 1:15 no Intercidades ou 1:45 no Regional. No regional é permitido levar a bicicleta gratuitamente.

O inicio está um pouco escondido (é preciso percorrer a plataforma da estação na direcção da Guarda), mas lá se consegue encontrar o tapete azul.


É azul porque a Ecopista está pintada de azul em Santa Comba Dão, de verde em Tondela e de vermelho em  Viseu. O percurso total tem 48 km, sendo o sentido Santa Comba Dão-Viseu ligeiramente ascendente.


A primeira parte é feita numa zona mais selvagem, com a companhia do rio Dão, que aqui faz parte da albufeira da Barragem da Aguieira.


Na aproximação a Tondela a paisagem torna-se mais humanizada, com campos de cultivo e pequenas aldeias, que se tornam quase continuas na aproximação a Viseu.

Várias estações e edifícios de apoio foram recuperados e conhecem novos usos, como sede de Junta de Freguesia ou clube desportivo.

A estação de Torredeita merece uma paragem mais demorada, para apreciar um comboio histórico que aí se encontra estacionado, incluindo uma locomotiva a vapor que completou 100 anos, é de 1911.


Para quem gosta de caminhar ou pedalar, este é sem dúvida um local a visitar.


Aqui no distrito da Guarda há muitos locais que poderiam ser transformados em Ecopista, faltando em alguns deles apenas a sinalização. É o caso do caminho do Carril, entre Almeida e Sabugal, um dos locais mais planos de Portugal.

Espero é que não seja esse o fim da Linha da Beira Baixa, entre a Guarda e a Covilhã. Seria uma Ecovia espectacular, mas o comboio é mais útil.

Post de Pedro Roque no blog Velocipedi@

Mais informações:
Site da CM Santa Comba Dão
Linha do Dão na Wikipedia
Blog "Cantinho dos Comboios"
Entrevista com os autarcas no "Jornal do Centro"
Percurso em GPS
Vídeo com passagem de túnel

sexta-feira, 1 de julho de 2011

GLINT já a venda!

Finalmente encontrei hoje os iogurtes Glint à venda!

Foi no hipermercado que fica próximo das piscinas municipais da Guarda.


Ainda só tinham 2 embalagens de líquidos, que se vão chamar "TO GO", de cana da açúcar. A prova vai ser hoje ao lanche! Custam 2,96 €, são na mesma embalagem do Pingo Doce, mas trazem um pouco menos de quantidade (170 gr. em vez de 180 gr.). Pelo preço e pela embalagem, vão apostar na gama alta.

Já alguém encontrou à venda noutros locais?

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Novos iogurtes da Guarda

aqui foi referido que os iogurtes da Yoplait deixaram de ser fabricados na Guarda, pela empresa Gelgurte. Agora são importados de França, pelo que tenho visto nos supermercados.

Felizmente não foi mais uma indústria a fechar no interior, pois continuaram a fabricar marcas brancas. Muitos dos iogurtes do Pingo Doce e do Jumbo são fabricados aqui na Guarda, todos aqueles que têm a indicação "PT ILT 39 CR" na embalagem.

Mas com iogurtes a ser vendidos ao consumir final a 0,15 €, as margens e os lucros não podem ser grandes...

Ao que parece, está para sair uma nova marca da Gelgurte. Vai-se chamar Glint, já tive oportunidade de os provar na 2º Cãominhada das Qoasmi. Como diz a embalagem, são sublimes!




Aqui pela Guarda ainda não os vi à venda, nem sei mais nenhuma informação. Foi noticiado nos jornais locais que iria ser feita a apresentação, mas nenhum jornalista lá deve ter ido...

Já alguém os viu à venda? Ando ansioso por os comer outra vez, os 6 que comi nesse dia deixaram saudades!

sábado, 18 de junho de 2011

I ULTRA TRAIL DO TINTINOLHO

No próximo dia 26 de Junho vai-se realizar na Guarda o "I ULTRA TRAIL DO TINTINOLHO".

O Tintinolho é um calçada romana que liga a cidade da Guarda às margens do rio Mondego, perto de Aldeia Viçosa. Faz parte do percurso da Transportugal, onde se desce dos 1000 para os 500 metros de altitude em poucos quilómetros, mas muita pedra!



O "I ULTRA TRAIL DO TINTINOLHO" tem um percurso de 46 km, existindo também uma opção com 20 km e um passeio não competitivo com 14 km.


Mais informações sobre esta prova aqui.

Curiosamente, a uma semana da prova e apesar do apoio da Câmara.Municipal da Guarda ao evento, não tem no seu site nenhuma indicação do evento. Tive conhecimento através de uma pessoa de Lisboa, que me perguntou se iria participar...será que nenhum dos seus 900 funcionários se lembrou de divulgar a prova?

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Curso Manobra de Cordas

Apenas por curiosidade, ou porque poderá ser útil em termos profissionais, aqui fica a informação de um curso que o Clube de Montanhismo da Guarda vai realizar.

FORMADOR:
João Luís Mendes Sousa Adaixo, monitor da Escola Portuguesa de Montanhismo e Escalada e formador da Escola Nacional dos Bombeiros.

OBJECTIVOS:
Capacitar os formandos para o enquadramento com segurança das actividades de manobras de cordas e técnicas de resgate em terrenos verticais e sinuosos desde que acompanhados por monitores experientes.

CONTEÚDOS:
- Equipamento de protecção individual
- Equipamentos específicos
- Noção de força e resistência dos equipamentos
- Nós fundamentais
- Ancoragens e sistemas de amarração
- Segurança no rappel
- Sistemas para tencionar cordas
- Montagem de aparelhos: corrimão, slide, tirolesa e cordas paralelas
- Recuperação de acidentado com ou sem maca em parede vertical
- Recuperação de acidentado com recurso a métodos expeditos

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, procedendo-se a uma avaliação prática individual no final da formação.
No final do curso será entregue um certificado de participação aos formandos.

DATAS:
24, 25 e 26 de Junho de 2011
2 e 3 de Julho de 2011

REQUISITOS:
- Ser sócio do CMG (no caso de ainda haver vagas, será aberto a não sócios),
- Ter seguro devidamente actualizado para a prática de Actividades de Montanha. Poderá ser solicitado, o seguro diário, à FPME - www.fpme.org

EQUIPAMENTO:
- Vestuário e calçado confortável. (Caso seja possuidor de Baudrier, capacete, luvas e lange).
O equipamento técnico será fornecido pelo CMG.

INSCRIÇÕES:
- Limitadas a 15 formandos, mínimo de 6 formandos
- Inscrições até ao dia 22 de Junho

PREÇOS:
- Sócios: 75€
- Não Sócios: 125€

terça-feira, 31 de maio de 2011

A mensagem continua a ser espalhada!

Ontem o comicio ambulante foi apanhado em cima do passeio...

Mas pelos vistos deve ter autorização para tal. É que as próximas fotos ficam a 20 metros de uma esquadra...

Aqui a tapar a visibilidade de uma passadeira...mas quem é que vai querer passar a rua quando o Grande Líder está a discursar, a defender Portugal!


E quem é que vai querer apanhar o autocarro quando tem de receber a energia e sabedoria que é transmitida pelo grande irmão!