terça-feira, 5 de julho de 2011

Ecopista do Dão

No passado fim-de-semana foi inaugurada a Ecopista do Dão. Esta Ecopista utiliza o canal da desactivada linha férrea entre Santa Comba Dão (na Linha da Beira Alta) e Viseu.


Nasceu da união de 3 municípios vizinhos, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. Foi um investimento de 5 milhões de euros, mas que irá ter um retorno muito maior na melhoria das condições de saúde da população local e no turismo.

Aqui da Guarda é possível chegar à Ecopista em Santa Comba Dão de comboio, viagem que demora 1:15 no Intercidades ou 1:45 no Regional. No regional é permitido levar a bicicleta gratuitamente.

O inicio está um pouco escondido (é preciso percorrer a plataforma da estação na direcção da Guarda), mas lá se consegue encontrar o tapete azul.


É azul porque a Ecopista está pintada de azul em Santa Comba Dão, de verde em Tondela e de vermelho em  Viseu. O percurso total tem 48 km, sendo o sentido Santa Comba Dão-Viseu ligeiramente ascendente.


A primeira parte é feita numa zona mais selvagem, com a companhia do rio Dão, que aqui faz parte da albufeira da Barragem da Aguieira.


Na aproximação a Tondela a paisagem torna-se mais humanizada, com campos de cultivo e pequenas aldeias, que se tornam quase continuas na aproximação a Viseu.

Várias estações e edifícios de apoio foram recuperados e conhecem novos usos, como sede de Junta de Freguesia ou clube desportivo.

A estação de Torredeita merece uma paragem mais demorada, para apreciar um comboio histórico que aí se encontra estacionado, incluindo uma locomotiva a vapor que completou 100 anos, é de 1911.


Para quem gosta de caminhar ou pedalar, este é sem dúvida um local a visitar.


Aqui no distrito da Guarda há muitos locais que poderiam ser transformados em Ecopista, faltando em alguns deles apenas a sinalização. É o caso do caminho do Carril, entre Almeida e Sabugal, um dos locais mais planos de Portugal.

Espero é que não seja esse o fim da Linha da Beira Baixa, entre a Guarda e a Covilhã. Seria uma Ecovia espectacular, mas o comboio é mais útil.

Post de Pedro Roque no blog Velocipedi@

Mais informações:
Site da CM Santa Comba Dão
Linha do Dão na Wikipedia
Blog "Cantinho dos Comboios"
Entrevista com os autarcas no "Jornal do Centro"
Percurso em GPS
Vídeo com passagem de túnel

sexta-feira, 1 de julho de 2011

GLINT já a venda!

Finalmente encontrei hoje os iogurtes Glint à venda!

Foi no hipermercado que fica próximo das piscinas municipais da Guarda.


Ainda só tinham 2 embalagens de líquidos, que se vão chamar "TO GO", de cana da açúcar. A prova vai ser hoje ao lanche! Custam 2,96 €, são na mesma embalagem do Pingo Doce, mas trazem um pouco menos de quantidade (170 gr. em vez de 180 gr.). Pelo preço e pela embalagem, vão apostar na gama alta.

Já alguém encontrou à venda noutros locais?

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Novos iogurtes da Guarda

aqui foi referido que os iogurtes da Yoplait deixaram de ser fabricados na Guarda, pela empresa Gelgurte. Agora são importados de França, pelo que tenho visto nos supermercados.

Felizmente não foi mais uma indústria a fechar no interior, pois continuaram a fabricar marcas brancas. Muitos dos iogurtes do Pingo Doce e do Jumbo são fabricados aqui na Guarda, todos aqueles que têm a indicação "PT ILT 39 CR" na embalagem.

Mas com iogurtes a ser vendidos ao consumir final a 0,15 €, as margens e os lucros não podem ser grandes...

Ao que parece, está para sair uma nova marca da Gelgurte. Vai-se chamar Glint, já tive oportunidade de os provar na 2º Cãominhada das Qoasmi. Como diz a embalagem, são sublimes!




Aqui pela Guarda ainda não os vi à venda, nem sei mais nenhuma informação. Foi noticiado nos jornais locais que iria ser feita a apresentação, mas nenhum jornalista lá deve ter ido...

Já alguém os viu à venda? Ando ansioso por os comer outra vez, os 6 que comi nesse dia deixaram saudades!

sábado, 18 de junho de 2011

I ULTRA TRAIL DO TINTINOLHO

No próximo dia 26 de Junho vai-se realizar na Guarda o "I ULTRA TRAIL DO TINTINOLHO".

O Tintinolho é um calçada romana que liga a cidade da Guarda às margens do rio Mondego, perto de Aldeia Viçosa. Faz parte do percurso da Transportugal, onde se desce dos 1000 para os 500 metros de altitude em poucos quilómetros, mas muita pedra!



O "I ULTRA TRAIL DO TINTINOLHO" tem um percurso de 46 km, existindo também uma opção com 20 km e um passeio não competitivo com 14 km.


Mais informações sobre esta prova aqui.

Curiosamente, a uma semana da prova e apesar do apoio da Câmara.Municipal da Guarda ao evento, não tem no seu site nenhuma indicação do evento. Tive conhecimento através de uma pessoa de Lisboa, que me perguntou se iria participar...será que nenhum dos seus 900 funcionários se lembrou de divulgar a prova?

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Curso Manobra de Cordas

Apenas por curiosidade, ou porque poderá ser útil em termos profissionais, aqui fica a informação de um curso que o Clube de Montanhismo da Guarda vai realizar.

FORMADOR:
João Luís Mendes Sousa Adaixo, monitor da Escola Portuguesa de Montanhismo e Escalada e formador da Escola Nacional dos Bombeiros.

OBJECTIVOS:
Capacitar os formandos para o enquadramento com segurança das actividades de manobras de cordas e técnicas de resgate em terrenos verticais e sinuosos desde que acompanhados por monitores experientes.

CONTEÚDOS:
- Equipamento de protecção individual
- Equipamentos específicos
- Noção de força e resistência dos equipamentos
- Nós fundamentais
- Ancoragens e sistemas de amarração
- Segurança no rappel
- Sistemas para tencionar cordas
- Montagem de aparelhos: corrimão, slide, tirolesa e cordas paralelas
- Recuperação de acidentado com ou sem maca em parede vertical
- Recuperação de acidentado com recurso a métodos expeditos

AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, procedendo-se a uma avaliação prática individual no final da formação.
No final do curso será entregue um certificado de participação aos formandos.

DATAS:
24, 25 e 26 de Junho de 2011
2 e 3 de Julho de 2011

REQUISITOS:
- Ser sócio do CMG (no caso de ainda haver vagas, será aberto a não sócios),
- Ter seguro devidamente actualizado para a prática de Actividades de Montanha. Poderá ser solicitado, o seguro diário, à FPME - www.fpme.org

EQUIPAMENTO:
- Vestuário e calçado confortável. (Caso seja possuidor de Baudrier, capacete, luvas e lange).
O equipamento técnico será fornecido pelo CMG.

INSCRIÇÕES:
- Limitadas a 15 formandos, mínimo de 6 formandos
- Inscrições até ao dia 22 de Junho

PREÇOS:
- Sócios: 75€
- Não Sócios: 125€

terça-feira, 31 de maio de 2011

A mensagem continua a ser espalhada!

Ontem o comicio ambulante foi apanhado em cima do passeio...

Mas pelos vistos deve ter autorização para tal. É que as próximas fotos ficam a 20 metros de uma esquadra...

Aqui a tapar a visibilidade de uma passadeira...mas quem é que vai querer passar a rua quando o Grande Líder está a discursar, a defender Portugal!


E quem é que vai querer apanhar o autocarro quando tem de receber a energia e sabedoria que é transmitida pelo grande irmão!


domingo, 29 de maio de 2011

Comicio-Mobile...ou 1984 em 2011!

Aqui pelo distrito da Guarda tem andado uma "coisa" que nunca me passou pela cabeça poder existir.

Não sei se será exclusivo aqui do Distrito, nem se é ideia só de um partido ou houve mais que compraram a "coisa"

É um comício ambulante. Já toda a gente viu aquelas carrinhas que andam por aí a queimar gasóleo a fazer publicidade a supermercados. Esta é muito pior, pois de um dos lados montaram um ecrã gigante e umas colunas de som.



Andam com a carrinha por locais onde há eventos que juntem muitas pessoas. No sábado estava na feira de Almeida, hoje estavam numa prova de bicicletas aqui na Guarda.

Ou seja, uma pessoa está num local qualquer a trabalhar, nas compras ou a passear, e tem que levar com a cassete. É demais, um abuso para quem não quer estar em paz e sossego. A ASEA e o SPENA deviam apreender a "coisa".

Para quem não é de cá, o senhor que aparece na imagem não é irmão do Sócrates. É mais um clone, é o Alcaide cá do sítio, hoje ainda me ri com a convergência do porto de Aveiro e de Leixões para a Guarda (será por causa do aquecimento global e da subida das águas do mar) e dos charters de turistas que visitam a Guarda por causa do ar puro...

Como se não bastasse todo o abuso de levar com a cassete, quer queira quer não queira, vejam onde está estacionado o veiculo...



Li há pouco tempo o famoso livro passado em 1984...acho que o Senhor George Orwell se enganou no título do livro...

domingo, 15 de maio de 2011

Maratona de Almeida

O mês de Maio é o mês da Maratona de Almeida em BTT, que já vai na 10º edição, realizada hoje.



É um dos maiores eventos de BTT de lazer do distrito da Guarda, ficando a par da Invernal, organizada em Novembro pelo Clube de Montanhismo da Guarda.

É um evento que junta 400 participantes, a maioria de locais próximos, mas que já atrai pessoas de mais longe, como Lisboa, Porto ou Coimbra. Hoje o estacionamento de uma residencial em Almeida estava cheio de bicicletas, o que prova que eventos como estes têm retorno económico importante para municípios do interior como Almeida.


Entre a dormida, refeições, combustível e outras compras, são muitos euros quem entram como receita em empresas de Almeida.

Mas economia à parte, o dia hoje estava com um Sol radioso, mas acompanhado de um vento gelado, foi preciso pedalar alguns quilómetros para aquecer um pouco. O percurso é quase na sua totalidade em Espanha, por terrenos de bom piso e sem grandes inclinações, como se pode ver nas fotografias. Não, estas fotos não são do Alentejo, mas sim da região de Almeida, uma das mais planas do país!


É a maratona ideal para quem começou a pedalar à pouco tempo!

Pela negativa, há a realçar a quantidade de lixo de barras energéticas e garrafas de água que alguns pseudo-prós não podem carregar nos bolsos até ao fim do percurso. São "pessoas" que nem andando de bicicleta pela natureza a respeitam, sendo para eles o BTT apenas uma forma de serem "os melhores da rua deles". Em vez de irem a provas a sério, onde ficariam nos últimos lugares, vêm a estas maratona de lazer, onde não há sequer controlo se alguém fez o percurso todo ou começou a meio, para "ganharem" e deixarem um rasto de lixo pelos trilhos.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Manteigas: A capital do BTT

Não deve haver presidente de Câmara aqui da região que em campanha eleitoral não diga que é preciso apostar no turismo de natureza e de qualidade, blá, blá, blá.

Depois das eleições a realidade é outra. Se já há algum turismo desse tipo na região, é graças a esforço de privados, muitas vezes de empresas estrangeiras, que já perceberam há muito o tesouro escondido que é o interior de Portugal.

Como se compreende que sejam marcados percursos pedestres rurais e depois esses caminhos sejam asfaltados? Sim, estou a falar do caminho para as eólicas da Guarda...


Mas felizmente já há quem esteja a passar da teoria à prática. Um bom exemplo é Manteigas, com o projecto "Manteigas Trilhos Verdes". Foi criado um site muito bom, com tudo o que é preciso saber para desfrutar a natureza em Manteigas: Mapas, folhetos em PDF, alojamentos, gastronomia, agenda, tudo traduzido para Inglês e Espanhol!


Vai também ser construído um Centro de BTT, a exemplo do que já existe na zona da Lousã. Veja a notícia aqui.


Há algumas semanas fui a Manteigas e o projecto não é só um site. Já existem as marcações no terreno, com vários painéis de informações. Aproveite a Primavera e visite Manteigas!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Corrida Guarda-Covilhã

Aqui fica a foto do vencedor da corrida de Domingo:


O vento Sul, mas também a lareira, o sofá, as morcelas e o queijo da serra foram obstáculos que levaram a que o autocarro chegasse à Covilhã 15 minutos antes que eu e o meu amigo Paulo Coelho, que me rebocou todo o caminho. Tivesse ido ele sozinho e tinha tempo de almoçar pelo caminho e chegar antes do autocarro!

Mas o objectivo principal foi cumprido, chamar a atenção das pessoas e da comunicação social para a situação da Linha da Beira Baixa, ao abandono entre a Covilhã e a Guarda. Essa linha poderia ser uma alternativa para os movimentos pendulares existentes entre a Guarda, Belmonte, Covilhã e também o Fundão. Os combustíveis estão cada vez mais caros, a A23 em breve vai ter portagens, é necessário encontrar alternativas ao automóvel particular.

Fica aqui a notícia publicada no Jornal de Notícias, foi também alvo de reportagem na Rádio Altitude. Já na semana passada foi notícia no jornal O Interior.

 


Aceitam-se sugestões de mais iniciativas para lutar pela reabertura do troço encerrado da Linha da Beira Baixa.