terça-feira, 31 de maio de 2011

A mensagem continua a ser espalhada!

Ontem o comicio ambulante foi apanhado em cima do passeio...

Mas pelos vistos deve ter autorização para tal. É que as próximas fotos ficam a 20 metros de uma esquadra...

Aqui a tapar a visibilidade de uma passadeira...mas quem é que vai querer passar a rua quando o Grande Líder está a discursar, a defender Portugal!


E quem é que vai querer apanhar o autocarro quando tem de receber a energia e sabedoria que é transmitida pelo grande irmão!


domingo, 29 de maio de 2011

Comicio-Mobile...ou 1984 em 2011!

Aqui pelo distrito da Guarda tem andado uma "coisa" que nunca me passou pela cabeça poder existir.

Não sei se será exclusivo aqui do Distrito, nem se é ideia só de um partido ou houve mais que compraram a "coisa"

É um comício ambulante. Já toda a gente viu aquelas carrinhas que andam por aí a queimar gasóleo a fazer publicidade a supermercados. Esta é muito pior, pois de um dos lados montaram um ecrã gigante e umas colunas de som.



Andam com a carrinha por locais onde há eventos que juntem muitas pessoas. No sábado estava na feira de Almeida, hoje estavam numa prova de bicicletas aqui na Guarda.

Ou seja, uma pessoa está num local qualquer a trabalhar, nas compras ou a passear, e tem que levar com a cassete. É demais, um abuso para quem não quer estar em paz e sossego. A ASEA e o SPENA deviam apreender a "coisa".

Para quem não é de cá, o senhor que aparece na imagem não é irmão do Sócrates. É mais um clone, é o Alcaide cá do sítio, hoje ainda me ri com a convergência do porto de Aveiro e de Leixões para a Guarda (será por causa do aquecimento global e da subida das águas do mar) e dos charters de turistas que visitam a Guarda por causa do ar puro...

Como se não bastasse todo o abuso de levar com a cassete, quer queira quer não queira, vejam onde está estacionado o veiculo...



Li há pouco tempo o famoso livro passado em 1984...acho que o Senhor George Orwell se enganou no título do livro...

domingo, 15 de maio de 2011

Maratona de Almeida

O mês de Maio é o mês da Maratona de Almeida em BTT, que já vai na 10º edição, realizada hoje.



É um dos maiores eventos de BTT de lazer do distrito da Guarda, ficando a par da Invernal, organizada em Novembro pelo Clube de Montanhismo da Guarda.

É um evento que junta 400 participantes, a maioria de locais próximos, mas que já atrai pessoas de mais longe, como Lisboa, Porto ou Coimbra. Hoje o estacionamento de uma residencial em Almeida estava cheio de bicicletas, o que prova que eventos como estes têm retorno económico importante para municípios do interior como Almeida.


Entre a dormida, refeições, combustível e outras compras, são muitos euros quem entram como receita em empresas de Almeida.

Mas economia à parte, o dia hoje estava com um Sol radioso, mas acompanhado de um vento gelado, foi preciso pedalar alguns quilómetros para aquecer um pouco. O percurso é quase na sua totalidade em Espanha, por terrenos de bom piso e sem grandes inclinações, como se pode ver nas fotografias. Não, estas fotos não são do Alentejo, mas sim da região de Almeida, uma das mais planas do país!


É a maratona ideal para quem começou a pedalar à pouco tempo!

Pela negativa, há a realçar a quantidade de lixo de barras energéticas e garrafas de água que alguns pseudo-prós não podem carregar nos bolsos até ao fim do percurso. São "pessoas" que nem andando de bicicleta pela natureza a respeitam, sendo para eles o BTT apenas uma forma de serem "os melhores da rua deles". Em vez de irem a provas a sério, onde ficariam nos últimos lugares, vêm a estas maratona de lazer, onde não há sequer controlo se alguém fez o percurso todo ou começou a meio, para "ganharem" e deixarem um rasto de lixo pelos trilhos.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Manteigas: A capital do BTT

Não deve haver presidente de Câmara aqui da região que em campanha eleitoral não diga que é preciso apostar no turismo de natureza e de qualidade, blá, blá, blá.

Depois das eleições a realidade é outra. Se já há algum turismo desse tipo na região, é graças a esforço de privados, muitas vezes de empresas estrangeiras, que já perceberam há muito o tesouro escondido que é o interior de Portugal.

Como se compreende que sejam marcados percursos pedestres rurais e depois esses caminhos sejam asfaltados? Sim, estou a falar do caminho para as eólicas da Guarda...


Mas felizmente já há quem esteja a passar da teoria à prática. Um bom exemplo é Manteigas, com o projecto "Manteigas Trilhos Verdes". Foi criado um site muito bom, com tudo o que é preciso saber para desfrutar a natureza em Manteigas: Mapas, folhetos em PDF, alojamentos, gastronomia, agenda, tudo traduzido para Inglês e Espanhol!


Vai também ser construído um Centro de BTT, a exemplo do que já existe na zona da Lousã. Veja a notícia aqui.


Há algumas semanas fui a Manteigas e o projecto não é só um site. Já existem as marcações no terreno, com vários painéis de informações. Aproveite a Primavera e visite Manteigas!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Corrida Guarda-Covilhã

Aqui fica a foto do vencedor da corrida de Domingo:


O vento Sul, mas também a lareira, o sofá, as morcelas e o queijo da serra foram obstáculos que levaram a que o autocarro chegasse à Covilhã 15 minutos antes que eu e o meu amigo Paulo Coelho, que me rebocou todo o caminho. Tivesse ido ele sozinho e tinha tempo de almoçar pelo caminho e chegar antes do autocarro!

Mas o objectivo principal foi cumprido, chamar a atenção das pessoas e da comunicação social para a situação da Linha da Beira Baixa, ao abandono entre a Covilhã e a Guarda. Essa linha poderia ser uma alternativa para os movimentos pendulares existentes entre a Guarda, Belmonte, Covilhã e também o Fundão. Os combustíveis estão cada vez mais caros, a A23 em breve vai ter portagens, é necessário encontrar alternativas ao automóvel particular.

Fica aqui a notícia publicada no Jornal de Notícias, foi também alvo de reportagem na Rádio Altitude. Já na semana passada foi notícia no jornal O Interior.

 


Aceitam-se sugestões de mais iniciativas para lutar pela reabertura do troço encerrado da Linha da Beira Baixa.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Más noticias na Linha da Beixa Baixa


Ontem foi publicada na imprensa uma boa noticia sobre a Linha da Beira Baixa. O túnel do Barracão estava modernizado e pronto a ser electrificado.


Mas hoje, no meio de uma notícia sobre a Refer veio uma informação que não me deixou muito surpreendido e torna a obra no túnel do Barracão dinheiro deitado ao lixo.


Lá pelo meio pode-se ler: “As linhas que foram "provisoriamente" encerradas há dois anos vão continuar fechadas.”

 
Aqui na Guarda não podemos deixar morrer a ligação à Covilhã. Com as portagens e o aumento dos combustíveis, esta ligação, se bem gerida, pode ser rentável e prestar serviço público às populações da Guarda, Belmonte e Covilhã.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Corrida de protesto por melhores Transportes Públicos


Guarda – Covilhã: Bicicleta contra Comboio
Domingo, 17 de Abril de 2011. Estação de Caminhos-de-ferro da Guarda, 13:22


Em breve as estradas que ligam as cidades do Interior vão ter portagens.

Ao contrário das grandes zonas urbanas do Litoral, o uso do automóvel não é um luxo, mas uma necessidade básica, pois os Transportes Públicos não são uma alternativa viável.

Os 28 quilómetros entre Sintra e Lisboa demoram 39 minutos a ser percorridos de comboio e a IC19 é gratuita. Há 77 comboios por dia.

Os 47 quilómetros de Santa Apolónia a Azambuja demoram 38 minutos a ser percorridos e a portagem da A1 é de apenas 1,20 €. Há 48 comboios por dia.

Os 47 quilómetros da Guarda à Covilhã demoram 88 minutos a ser percorridos por um autocarro que veio substituir o comboio, pois a Linha da Beira Baixa fechou para obras em Março de 2009 neste troço. A portagem da A23 prevê-se que venha a custar cerca de 4 €. Há apenas 3 comboios por dia. O mesmo trajecto pela A23 demora 35 minutos, pouco mais que 1/3 do tempo!

Preços previstos para as portagens na A23, A24 e A25

Para demonstrar a injustiça das portagens e a falta de qualidade dos Transportes Públicos, vou fazer o percurso entre as Estações de Caminhos-de-ferro da Guarda e da Covilhã de bicicleta, tentando ser mais rápido que o Comboio/Autocarro.

Linha da Beira Baixa, perto da estação de Belmonte...quando ainda circulavam comboios.
 
Se gosta de pedalar! Se quer lutar por melhores Transportes Públicos e contra portagens em estradas sem alternativas válidas! Apareça e acompanhe-me a pedalar!



 Para mais informações, contactar: vivercidadeguarda@gmail.com

 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Transportes Interurbanos no Interior

Com as portagens prometidas (ou talvez não) para 15 de Abril, é preciso começar a olhar para os transportes públicos como uma opção a ter em conta nas viagens interurbanas.

São mais lentos e menos flexíveis, tempo é dinheiro, mas a poupança pode ser tão grande que compensa o tempo a mais. E sempre se pode ler um livro ou dormir um pouco, coisas impossíveis de fazer a conduzir...

Uma alternativa é o comboio. Na Guarda infelizmente só é alternativa para quem vai para até ou para Sul de Coimbra, na zona da linha do Norte. Para o Porto obriga a fazer correspondência em Coimbra, tendo-se de pagar 2 bilhetes e correndo o risco de com um atraso do 1º comboio se perder o 2º. Da Guarda a Lisboa demora-se no mínimo 4:08 e custa 18 € no Intercidades.

Horários retirados de www.cp.pt
 
Para se perceber como as correspondências são mal feitas, para o Porto demora-se no mínimo 3:49, com um custo de 20,50 €. Mas nessa opção a viagem da Guarda para a Pampilhosa é feita num comboio regional e obriga a uma espera de 33 minutos para trocar de comboio...o que quer dizer que a viagem podia demorar facilmente menos uma hora, ou seja, pouco mais de 2:30. Para que precisamos do TGV?

Horários retirados de www.cp.pt 


Talvez na esperança de aproveitar quem foge das portagens e da ineficiência da CP, a Transdev lançou uma nova rede de Expressos para as cidades do interior, a Citi Express. É uma rede que já existia, mas está agora com uma nova imagem, fácil de ler e compreender, um pouco à imagem dos diagramas dos comboios.

Mapa retirado de http://www.citiexpress.eu


Incrível é que a Transdev é a empresa que também gere os Transportes Urbanos da Guarda. Como é possível ter na mesma empresa sectores que parecem trabalhar para o cliente e outros que parecem querer afastar-los a todo o custo.

terça-feira, 22 de março de 2011

A25 - Alternativas nó a nó para evitar os pórticos

NOTA: Esta análise foi actualizada com os locais de portagem e os preços aqui

Quer se seja contra ou a favor das portagens nas ex-Scuts, numa coisa quase todos estão de acordo. O método encontrado para fazer a cobrança das portagens é complicado, injusto e está a causar grandes prejuízos ao país devido ao "imaginativo" sistema para estrangeiros.

Em primeiro lugar, por não haver pórticos em todos os troços, continuam a haver locais gratuitos e outros muito caros. Há pessoas que nos seus percursos normais nada pagam, enquanto outros para fazer por vezes algumas centenas de metros na autoestrada pagam como se fizessem dezenas de quilómetros.


Como se explica também que o mesmo governo que proibiu (e bem) serem cobradas taxas por pagamentos com Multibanco, obrigue ao pagamento de um "custo administrativo", que pode ser superior ao valor da portagem...

Aqui no Interior as autoestradas são ainda coisa recente. Na Guarda há duas, a A25 que liga Vilar Formoso a Aveiro e a A23, que liga a Guarda à A1, perto de Santarém. Não foram o milagre que veio trazer o desenvolvimento ao interior, mas já é difícil imaginar a vida sem elas, pois colocaram o Porto a 2 horas e Lisboa a 3 horas, além de aproximarem todos os locais pelo meio. Num local onde há pouca população ter boas estradas torna as pessoas e os mercados mais próximos.

A partir do dia 15 de Abril elas vão continuar a existir, deixando de ser SCUT para se pagar portagem...mas por incrível que pareça, ainda não são conhecidos os troços que vão ter portagem nem qual o seu custo. Como pode uma empresa apresentar orçamentos a clientes sem conhecer ao certo estes custos?

Tal como já acontece nas ex-Scuts do litoral, aproveitando o facto de haver troços sem pórticos, vai haver muito entra e sai nas auto-estradas, fazendo-se as viagens num misto entre estradas nacionais ou municipais e a A25 e A23.




Deixo por isso aqui um estudo de quais as alternativas, nó a nó, para se sair da auto-estrada, fazer um troço por outras estradas e voltar a entrar mais à frente onde não haja pórticos. Haverá locais onde compensa, outros onde será mais vantajoso pagar a portagem, por falta de alternativas. E em muitos locais a falta de alternativa não é haver uma estrada boa, mas sim haver estrada...

Partilho para já os ficheiros da A25, sentido Aveiro-Guarda:

- A25_Aveiro_Guarda.pdf: Um pdf com a descrição do percurso e tempos estimados. Falta a descrição de algumas estradas que não conheço, quem quiser ajudar pode deixar a descrição e comentários aos tempos de viagem, se serão realistas ou não.

- A25_Aveiro_Guarda_Alternativas.gpx: Ficheiro em formato GPX, pode ser aberto no Google Earth e em muitos outros programas relacionados com o GPS. Tem os percursos da alternativas.

- A25_Aveiro_Guarda_Alternativas.gdb: Formato da Garmin.


Por vezes a entrada não é feita no nó imediatamente a seguir, mas num mais à frente por tal ser mais vantajoso.



Falta agora saber quais os troços com portagem, para eliminar as opções que não fazem sentido. Fico a aguardar correcções, sugestões e outros comentários antes de fazer o mesmo trabalho para o sentido contrário e para a A23.

O download dos ficheiros pode ser feito aqui.

.

domingo, 20 de março de 2011

Passeio BTT Trilho das Cabras - Vela

Finalmente o calor começa a chegar à Guarda, não sendo preciso parecer um chouriço quando se vai pedalar um pouco.

Hoje esteve um dia óptimo para um passeio de BTT que se realiza anualmente na Vela, uma freguesia perto da Guarda, no vale onde passa a velhinha N18, que em breve irá ter novamente muito trânsito.

Aqui ficam algumas fotos para abrir o apetite do pessoal do BTT e aparecerem por aqui na cidade mais alta.

Como as ribeiras ainda têm muita água, a organização construiu algumas Pontes em regime SCUT. Para o ano que vem será obrigatório ir pagar estas passagem nos Correios no prazo de 5 dias.

Foi pedida por mim uma avultada quantia de dinheiro para não publicar esta foto. Como a conta bancária continua próxima do 0, a foto foi publicada!

Apesar do calor, lá ao fundo a Serra continua com bastante neve. 

Uma ruína de uma casa brasonada.

A ribeira de Avereiro permitiu arrefecer um pouco os pés!

A Primavera já chegou em força!

Belmonte é já ali. Já visitou os seus 4 museus, o Castelo, as varias ruínas? Veja mais aqui.