NOTA: Esta análise foi actualizada com os locais de portagem e os preços aqui.
Quer se seja contra ou a favor das portagens nas ex-Scuts, numa coisa quase todos estão de acordo. O método encontrado para fazer a cobrança das portagens é complicado, injusto e está a causar grandes prejuízos ao país devido ao "imaginativo" sistema para estrangeiros.
Em primeiro lugar, por não haver pórticos em todos os troços, continuam a haver locais gratuitos e outros muito caros. Há pessoas que nos seus percursos normais nada pagam, enquanto outros para fazer por vezes algumas centenas de metros na autoestrada pagam como se fizessem dezenas de quilómetros.
Como se explica também que o mesmo governo que proibiu (e bem) serem cobradas taxas por pagamentos com Multibanco, obrigue ao pagamento de um "custo administrativo", que pode ser superior ao valor da portagem...
Aqui no Interior as autoestradas são ainda coisa recente. Na Guarda há duas, a A25 que liga Vilar Formoso a Aveiro e a A23, que liga a Guarda à A1, perto de Santarém. Não foram o milagre que veio trazer o desenvolvimento ao interior, mas já é difícil imaginar a vida sem elas, pois colocaram o Porto a 2 horas e Lisboa a 3 horas, além de aproximarem todos os locais pelo meio. Num local onde há pouca população ter boas estradas torna as pessoas e os mercados mais próximos.
A partir do dia 15 de Abril elas vão continuar a existir, deixando de ser SCUT para se pagar portagem...mas por incrível que pareça, ainda não são conhecidos os troços que vão ter portagem nem qual o seu custo. Como pode uma empresa apresentar orçamentos a clientes sem conhecer ao certo estes custos?
Tal como já acontece nas ex-Scuts do litoral, aproveitando o facto de haver troços sem pórticos, vai haver muito entra e sai nas auto-estradas, fazendo-se as viagens num misto entre estradas nacionais ou municipais e a A25 e A23.
Deixo por isso aqui um estudo de quais as alternativas, nó a nó, para se sair da auto-estrada, fazer um troço por outras estradas e voltar a entrar mais à frente onde não haja pórticos. Haverá locais onde compensa, outros onde será mais vantajoso pagar a portagem, por falta de alternativas. E em muitos locais a falta de alternativa não é haver uma estrada boa, mas sim haver estrada...
Partilho para já os ficheiros da A25, sentido Aveiro-Guarda:
-
A25_Aveiro_Guarda.pdf: Um pdf com a descrição do percurso e tempos estimados. Falta a descrição de algumas estradas que não conheço, quem quiser ajudar pode deixar a descrição e comentários aos tempos de viagem, se serão realistas ou não.
-
A25_Aveiro_Guarda_Alternativas.gpx: Ficheiro em formato GPX, pode ser aberto no Google Earth e em muitos outros programas relacionados com o GPS. Tem os percursos da alternativas.
-
A25_Aveiro_Guarda_Alternativas.gdb: Formato da Garmin.
Por vezes a entrada não é feita no nó imediatamente a seguir, mas num mais à frente por tal ser mais vantajoso.
Falta agora saber quais os troços com portagem, para eliminar as opções que não fazem sentido. Fico a aguardar correcções, sugestões e outros comentários antes de fazer o mesmo trabalho para o sentido contrário e para a A23.
O download dos ficheiros pode ser feito
aqui.
.