terça-feira, 22 de março de 2011

A25 - Alternativas nó a nó para evitar os pórticos

NOTA: Esta análise foi actualizada com os locais de portagem e os preços aqui

Quer se seja contra ou a favor das portagens nas ex-Scuts, numa coisa quase todos estão de acordo. O método encontrado para fazer a cobrança das portagens é complicado, injusto e está a causar grandes prejuízos ao país devido ao "imaginativo" sistema para estrangeiros.

Em primeiro lugar, por não haver pórticos em todos os troços, continuam a haver locais gratuitos e outros muito caros. Há pessoas que nos seus percursos normais nada pagam, enquanto outros para fazer por vezes algumas centenas de metros na autoestrada pagam como se fizessem dezenas de quilómetros.


Como se explica também que o mesmo governo que proibiu (e bem) serem cobradas taxas por pagamentos com Multibanco, obrigue ao pagamento de um "custo administrativo", que pode ser superior ao valor da portagem...

Aqui no Interior as autoestradas são ainda coisa recente. Na Guarda há duas, a A25 que liga Vilar Formoso a Aveiro e a A23, que liga a Guarda à A1, perto de Santarém. Não foram o milagre que veio trazer o desenvolvimento ao interior, mas já é difícil imaginar a vida sem elas, pois colocaram o Porto a 2 horas e Lisboa a 3 horas, além de aproximarem todos os locais pelo meio. Num local onde há pouca população ter boas estradas torna as pessoas e os mercados mais próximos.

A partir do dia 15 de Abril elas vão continuar a existir, deixando de ser SCUT para se pagar portagem...mas por incrível que pareça, ainda não são conhecidos os troços que vão ter portagem nem qual o seu custo. Como pode uma empresa apresentar orçamentos a clientes sem conhecer ao certo estes custos?

Tal como já acontece nas ex-Scuts do litoral, aproveitando o facto de haver troços sem pórticos, vai haver muito entra e sai nas auto-estradas, fazendo-se as viagens num misto entre estradas nacionais ou municipais e a A25 e A23.




Deixo por isso aqui um estudo de quais as alternativas, nó a nó, para se sair da auto-estrada, fazer um troço por outras estradas e voltar a entrar mais à frente onde não haja pórticos. Haverá locais onde compensa, outros onde será mais vantajoso pagar a portagem, por falta de alternativas. E em muitos locais a falta de alternativa não é haver uma estrada boa, mas sim haver estrada...

Partilho para já os ficheiros da A25, sentido Aveiro-Guarda:

- A25_Aveiro_Guarda.pdf: Um pdf com a descrição do percurso e tempos estimados. Falta a descrição de algumas estradas que não conheço, quem quiser ajudar pode deixar a descrição e comentários aos tempos de viagem, se serão realistas ou não.

- A25_Aveiro_Guarda_Alternativas.gpx: Ficheiro em formato GPX, pode ser aberto no Google Earth e em muitos outros programas relacionados com o GPS. Tem os percursos da alternativas.

- A25_Aveiro_Guarda_Alternativas.gdb: Formato da Garmin.


Por vezes a entrada não é feita no nó imediatamente a seguir, mas num mais à frente por tal ser mais vantajoso.



Falta agora saber quais os troços com portagem, para eliminar as opções que não fazem sentido. Fico a aguardar correcções, sugestões e outros comentários antes de fazer o mesmo trabalho para o sentido contrário e para a A23.

O download dos ficheiros pode ser feito aqui.

.

domingo, 20 de março de 2011

Passeio BTT Trilho das Cabras - Vela

Finalmente o calor começa a chegar à Guarda, não sendo preciso parecer um chouriço quando se vai pedalar um pouco.

Hoje esteve um dia óptimo para um passeio de BTT que se realiza anualmente na Vela, uma freguesia perto da Guarda, no vale onde passa a velhinha N18, que em breve irá ter novamente muito trânsito.

Aqui ficam algumas fotos para abrir o apetite do pessoal do BTT e aparecerem por aqui na cidade mais alta.

Como as ribeiras ainda têm muita água, a organização construiu algumas Pontes em regime SCUT. Para o ano que vem será obrigatório ir pagar estas passagem nos Correios no prazo de 5 dias.

Foi pedida por mim uma avultada quantia de dinheiro para não publicar esta foto. Como a conta bancária continua próxima do 0, a foto foi publicada!

Apesar do calor, lá ao fundo a Serra continua com bastante neve. 

Uma ruína de uma casa brasonada.

A ribeira de Avereiro permitiu arrefecer um pouco os pés!

A Primavera já chegou em força!

Belmonte é já ali. Já visitou os seus 4 museus, o Castelo, as varias ruínas? Veja mais aqui.


quinta-feira, 10 de março de 2011

Horários Transportes Urbanos da Guarda - RBI - Joalto para imprimir

Umas das coisas que menos gosto da Guarda é a falta do Metro e da Carris. Apesar de todas as criticas, prestam um serviço de qualidade, tornando quase dispensável ter um carro próprio.

Aqui pela Guarda é difícil deixar de usar o carro ou outro transporte próprio. Apesar de ser uma cidade pequena, já é suficiente grande para não se conseguir ir a pé a todo lado em tempo útil.

Existem transportes urbanos, mas ainda vivem para o mercado de quem não tem alternativa, como os estudantes ou idosos.



Desde este post, algumas coisas mudaram. Um site com horários, alguns autocarros novos e horários nas paragens. Mas ainda falta mudar muito, especialmente a ideia que os transportes não são para quem não tem alternativa, mas deverão para toda a gente que tem de se deslocar na cidade.

Há falhas incríveis. Carreiras com intervalos de passagem superiores a 1 hora, os autocarros só têm o destino sem o número da carreira, muitas paragens não estão identificas. Mas a falha mais grave na minha opinião são os horários contraditórios...

Desde a remodelação os horários já foram ajustados várias vezes, mas os horários que estão nas paragens nunca foram actualizados. Já reclamei com quem de direito, mas nada foi feito. Mesmo os horários da Internet já estiveram desactualizados com os reais!

Resolvi por isso fazer serviço publico, disponibilizando os horários actualizados num formato fácil de imprimir, pois no site não existe essa opção.

Já imprimi uma série de exemplares, que colei em algumas paragens. Sugiro que quem usar estes horários que imprima mais umas cópias e as cole nas paragens que utiliza, pois eu sozinho iria demorar muito tempo.



É uma forma de mostrar a quem pagamos o ordenado com os nossos impostos que não estão a cumprir bem a sua função!

Os horários estão disponíveis para download aqui. (NOTA: Os horários foram novamente actualizados pela Rbi. Agora também já é possível fazer o download de um pdf no site do Transportes Urbanos da Guarda aqui.)

terça-feira, 8 de março de 2011

Julgamento e Morte do Galo do Entrudo

Na Guarda, de há uns anos para cá é tradição na 2º feira de Carnaval haver o "Julgamento e Morte do Galo do Entrudo". A origem desta tradição pode ser lida aqui.

Por uma ou outra razão, nunca tinha conseguido ir a este julgamento. Agora que já fui, posso dizer que é um espectáculo a não perder!

É um espectáculo multimédia, com música, fogo, números de circo e claro está, teatro, com o julgamento do Galo. Os texto estão muito bem escritos, com muitas (in)directas a filósofos gregos, malta Valente, pessoas Assiz perspicazes e muitos outros alvos!

No final, o bicho não se safou ao fogo e acabou numa canja distribuída a todos, acompanha de binhaça de Pinhel. O site do evento está aqui.

Aqui ficam algumas fotos, as possível numa máquina de flash fraquinho.

A abertura do desfile, feita a "lança-chamas"

Serão os restantes ingredientes para a canja?

A galinha prestes a ficar viúva

Felizmente a organização pensa em tudo, ninguém ficou à sede.

A Juíza e os advogados de defesa e acusação.

 Será uma das muitas amantes do Galo, que também o querem na fogueira?

Um dragão, para acender a fogueira.

Será um cherne da UE?

Garrafões com perninhas?

O carro do povo, rodeado de vários ministros. Na foto, o ministro dos Assaltos.

Sem comentários...

Finalmente o dito cujo. Apesar de estar a caminho da fogueira, continua com o mesmo ar superior e que tem toda a razão do mundo.

Aquelas penas vão arder como palha seca!

Local onde foi feito um espectáculo de circo. Assustador...

A chegada do cortejo à Praça Velha.

A Praça Velha estava muito bonita, cheia de gente e bem iluminada.

Depois de um rápido julgamento, o que todo esperávamos. O Galo, culpado de todos os males que aconteceram no última ano, preste a acabar na canja!

As ultimas penas a arderem! Para o ano, outro galo, outro condenado!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Portagens na A25 e A23? Vantagens para a Guarda?

O que esta notícia do Jornal Nova Guarda: "PLIE acolhe mais uma empresa" tem a ver com esta informação retirada do site www.estradas.pt:


 "As populações e empresas locais abrangidas terão direito a isenção nas primeiras 10 viagens mensais e a um desconto de 15% nas viagens mensais seguintes, na respectiva concessão. A passagem sob dois ou mais pórticos sucessivos conta como uma viagem, desde que o veículo faça o percurso no intervalo de tempo expectável face à distância a percorrer e às velocidades aplicáveis na via. Uma ida e uma volta correspondem sempre a duas viagens. "

Parece contraditório...então agora que vai haver portagens na Guarda, é que uma empresa de transporte vai investir na PLIE? (para quem não é de cá, PLIE é uma Plataforma Logística que iria receber muitas empresas mas...veio a crise).

As portagens na A25 e A23 vão ser terríveis para a economia da região. Mas parece-me que ao nível dos transportes internacionais, até possa haver alguma vantagem, por causa dos descontos. Um camião que faça transportes internacionais tem uma grande probabilidade de ter que utilizar a A25 ou A23. E no final do mês, 10 viagens gratuitas e desconto de 15% nas restantes representa uma grande economia. Como dizia o outro, é só fazer as contas!

Será que à custa disso, vamos ter muitas empresas a abrir instalações aqui na Guarda? Será que a PLIE vai passar de elefante branco a superlotada?

Entretanto, quem não é de cá que aproveite até 15 de Abril para visitar as regiões poupando uns valentes euros nas portagens. Vão consultando este site, com muitas informações sobre o que aqui se passa de interessante: http://olhodeturista.blogspot.com/

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Passeio Pedestre Amendoeira em Flor....ou Feira do Fumeiro

Vai-se realizar no próximo dia 27 de Fevereiro o tradicional passeio pedestre das "Amendoeiras em Flor".

Este ano vai ter inicio em Vilar de Amargo, freguesia do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, terminando como habitualmente em Barca d'Alva.Uma organização do Clube de Montanhismo da Guarda.

 
É um bom pretexto para vir até ao distrito fazer uma actividade saudável...e aproveitar para visitar também a Feira do Fumeiro em Trancoso. Assim pode queimar o castrol dos enchidos na caminhada!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Um dia dos Namorados sem prazeres carnais

Apesar da Guarda ser a terra das Morcelas e outros enchidos, também há por aqui apreciadores da comida vegetariana. Infelizmente não existe nenhum restaurante vegetariano, mas há pelo menos um cozinheiro vegetariano, o que é um primeiro passo!

Esse cozinheiro chama-se Miguel Veiga, dizem as más línguas que faz sucesso por Londres!

Vai "actuar" no próximo dia 14 de Fevereiro no Café-Concerto do Teatro Municipal da Guarda, confeccionando um jantar alusivo ao dia de S. Valentim. Limitado a 30 pessoas, quem tiver interessado não espere por amanhã para fazer a reserva.


Mais informações aqui.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Post a pedido de várias familias Alfacinhas

Quem é da Guarda pode fechar já este post...são mais fotos da neve, a pedido da várias famílias alfacinhas, que têm inveja de ter frio gelado e húmido, mas não terem neve! Aqui vão.

 
Vista do Bairro do Pinheiro e Guarda-Gare.Ali no meio do branco está uma urbanização do arquitecto Siza Vieira. É esta aqui.

 O mais famoso Quiosque da Guarda, numa situação rara, fechado.

Aquele veiculo à direita é o ideal para certos dias...

Que bela pista para o Sku!

A mesma rua, vista de cima. A rua está fechada ao trânsito automóvel para quem desce, mas é sempre engraçado ver uns "artistas" sem correntes a arriscar descer. Uns dias antes vi um bruto Mercedes em cima do triângulo que há num entroncamento a meio da rua!

A entrada para o centro histórico.

Aqui compram-se belos queijos, morcelas, vinhos e outros produtos saudáveis. Infelizmente ainda estava fechado!

As próximas fotos são tiradas de um Jardim na rua Batalha Reis. Aqui a vista sobre o Teatro Municipal da Guarda.

 Neve óptima para fazer umas batalhas!

 Vista para o Vale. À direita a fábrica da Gelgurte.

Outra vista do vale.

O sistema de camuflagem da PSP!

Quem ficou com vontade de vir ver a neve, que diga e apareça por cá!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Bicicletas nos Autocarros

Aqui pela Guarda usar a bicicleta pode ser muito fácil e rápido...ou muito difícil, cansativo e demorado.

Só depende do percurso. Alguém que more no centro e trabalhe no zona baixa (S. Miguel, junto da estação de CP), vai muito bem de manhã, mas ao voltar para casa tem de se esforçar. E como é evidente, quem mora em baixo e trabalha no centro regressa muito facilmente, mas chega ao trabalho com os "bofes de fora"

Outro local onde isto acontece é a cidade do Funchal. Lá ainda é pior que aqui, mas arranjaram forma de melhorar a situação e permitir um maior uso da bicicleta. Vão colocar grelhas para o transporte das bicicletas em alguns veículos.

Veja-se a notícia aqui.


Aqui na Guarda uma solução deste tipo iria permitir a mais pessoas usar a bicicleta, especialmente as que moram em S. Miguel e trabalham no centro, que é a situação mais normal. Muitas pessoas usam o carro e não o Transporte Público, pois conseguem controlar a hora de entrada, mas a de saida é sempre mais variável. Com este sistema, poderiam vir para o centro de autocarro, descendo depois de bicicleta sem preocupações com horários.

Qual a opinião de quem é cá da Guarda e gostaria de utilizar mais a bicicleta?