terça-feira, 8 de março de 2011

Julgamento e Morte do Galo do Entrudo

Na Guarda, de há uns anos para cá é tradição na 2º feira de Carnaval haver o "Julgamento e Morte do Galo do Entrudo". A origem desta tradição pode ser lida aqui.

Por uma ou outra razão, nunca tinha conseguido ir a este julgamento. Agora que já fui, posso dizer que é um espectáculo a não perder!

É um espectáculo multimédia, com música, fogo, números de circo e claro está, teatro, com o julgamento do Galo. Os texto estão muito bem escritos, com muitas (in)directas a filósofos gregos, malta Valente, pessoas Assiz perspicazes e muitos outros alvos!

No final, o bicho não se safou ao fogo e acabou numa canja distribuída a todos, acompanha de binhaça de Pinhel. O site do evento está aqui.

Aqui ficam algumas fotos, as possível numa máquina de flash fraquinho.

A abertura do desfile, feita a "lança-chamas"

Serão os restantes ingredientes para a canja?

A galinha prestes a ficar viúva

Felizmente a organização pensa em tudo, ninguém ficou à sede.

A Juíza e os advogados de defesa e acusação.

 Será uma das muitas amantes do Galo, que também o querem na fogueira?

Um dragão, para acender a fogueira.

Será um cherne da UE?

Garrafões com perninhas?

O carro do povo, rodeado de vários ministros. Na foto, o ministro dos Assaltos.

Sem comentários...

Finalmente o dito cujo. Apesar de estar a caminho da fogueira, continua com o mesmo ar superior e que tem toda a razão do mundo.

Aquelas penas vão arder como palha seca!

Local onde foi feito um espectáculo de circo. Assustador...

A chegada do cortejo à Praça Velha.

A Praça Velha estava muito bonita, cheia de gente e bem iluminada.

Depois de um rápido julgamento, o que todo esperávamos. O Galo, culpado de todos os males que aconteceram no última ano, preste a acabar na canja!

As ultimas penas a arderem! Para o ano, outro galo, outro condenado!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Portagens na A25 e A23? Vantagens para a Guarda?

O que esta notícia do Jornal Nova Guarda: "PLIE acolhe mais uma empresa" tem a ver com esta informação retirada do site www.estradas.pt:


 "As populações e empresas locais abrangidas terão direito a isenção nas primeiras 10 viagens mensais e a um desconto de 15% nas viagens mensais seguintes, na respectiva concessão. A passagem sob dois ou mais pórticos sucessivos conta como uma viagem, desde que o veículo faça o percurso no intervalo de tempo expectável face à distância a percorrer e às velocidades aplicáveis na via. Uma ida e uma volta correspondem sempre a duas viagens. "

Parece contraditório...então agora que vai haver portagens na Guarda, é que uma empresa de transporte vai investir na PLIE? (para quem não é de cá, PLIE é uma Plataforma Logística que iria receber muitas empresas mas...veio a crise).

As portagens na A25 e A23 vão ser terríveis para a economia da região. Mas parece-me que ao nível dos transportes internacionais, até possa haver alguma vantagem, por causa dos descontos. Um camião que faça transportes internacionais tem uma grande probabilidade de ter que utilizar a A25 ou A23. E no final do mês, 10 viagens gratuitas e desconto de 15% nas restantes representa uma grande economia. Como dizia o outro, é só fazer as contas!

Será que à custa disso, vamos ter muitas empresas a abrir instalações aqui na Guarda? Será que a PLIE vai passar de elefante branco a superlotada?

Entretanto, quem não é de cá que aproveite até 15 de Abril para visitar as regiões poupando uns valentes euros nas portagens. Vão consultando este site, com muitas informações sobre o que aqui se passa de interessante: http://olhodeturista.blogspot.com/

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Passeio Pedestre Amendoeira em Flor....ou Feira do Fumeiro

Vai-se realizar no próximo dia 27 de Fevereiro o tradicional passeio pedestre das "Amendoeiras em Flor".

Este ano vai ter inicio em Vilar de Amargo, freguesia do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, terminando como habitualmente em Barca d'Alva.Uma organização do Clube de Montanhismo da Guarda.

 
É um bom pretexto para vir até ao distrito fazer uma actividade saudável...e aproveitar para visitar também a Feira do Fumeiro em Trancoso. Assim pode queimar o castrol dos enchidos na caminhada!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Um dia dos Namorados sem prazeres carnais

Apesar da Guarda ser a terra das Morcelas e outros enchidos, também há por aqui apreciadores da comida vegetariana. Infelizmente não existe nenhum restaurante vegetariano, mas há pelo menos um cozinheiro vegetariano, o que é um primeiro passo!

Esse cozinheiro chama-se Miguel Veiga, dizem as más línguas que faz sucesso por Londres!

Vai "actuar" no próximo dia 14 de Fevereiro no Café-Concerto do Teatro Municipal da Guarda, confeccionando um jantar alusivo ao dia de S. Valentim. Limitado a 30 pessoas, quem tiver interessado não espere por amanhã para fazer a reserva.


Mais informações aqui.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Post a pedido de várias familias Alfacinhas

Quem é da Guarda pode fechar já este post...são mais fotos da neve, a pedido da várias famílias alfacinhas, que têm inveja de ter frio gelado e húmido, mas não terem neve! Aqui vão.

 
Vista do Bairro do Pinheiro e Guarda-Gare.Ali no meio do branco está uma urbanização do arquitecto Siza Vieira. É esta aqui.

 O mais famoso Quiosque da Guarda, numa situação rara, fechado.

Aquele veiculo à direita é o ideal para certos dias...

Que bela pista para o Sku!

A mesma rua, vista de cima. A rua está fechada ao trânsito automóvel para quem desce, mas é sempre engraçado ver uns "artistas" sem correntes a arriscar descer. Uns dias antes vi um bruto Mercedes em cima do triângulo que há num entroncamento a meio da rua!

A entrada para o centro histórico.

Aqui compram-se belos queijos, morcelas, vinhos e outros produtos saudáveis. Infelizmente ainda estava fechado!

As próximas fotos são tiradas de um Jardim na rua Batalha Reis. Aqui a vista sobre o Teatro Municipal da Guarda.

 Neve óptima para fazer umas batalhas!

 Vista para o Vale. À direita a fábrica da Gelgurte.

Outra vista do vale.

O sistema de camuflagem da PSP!

Quem ficou com vontade de vir ver a neve, que diga e apareça por cá!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Bicicletas nos Autocarros

Aqui pela Guarda usar a bicicleta pode ser muito fácil e rápido...ou muito difícil, cansativo e demorado.

Só depende do percurso. Alguém que more no centro e trabalhe no zona baixa (S. Miguel, junto da estação de CP), vai muito bem de manhã, mas ao voltar para casa tem de se esforçar. E como é evidente, quem mora em baixo e trabalha no centro regressa muito facilmente, mas chega ao trabalho com os "bofes de fora"

Outro local onde isto acontece é a cidade do Funchal. Lá ainda é pior que aqui, mas arranjaram forma de melhorar a situação e permitir um maior uso da bicicleta. Vão colocar grelhas para o transporte das bicicletas em alguns veículos.

Veja-se a notícia aqui.


Aqui na Guarda uma solução deste tipo iria permitir a mais pessoas usar a bicicleta, especialmente as que moram em S. Miguel e trabalham no centro, que é a situação mais normal. Muitas pessoas usam o carro e não o Transporte Público, pois conseguem controlar a hora de entrada, mas a de saida é sempre mais variável. Com este sistema, poderiam vir para o centro de autocarro, descendo depois de bicicleta sem preocupações com horários.

Qual a opinião de quem é cá da Guarda e gostaria de utilizar mais a bicicleta? 

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Equipamentos para Exercicios no Parque Urbano do Rio Diz

Hoje fui dar uma volta de bicicleta por um percurso pedestre até ao Jarmelo, quando no Parque Urbano do Rio Diz descobri uns equipamentos engraçados.

São umas máquinas para fazer exercícios, mas ao contrário do que se vê em muitos locais, não são para Séniores, mas sim para todos.

Fiquei com vontade de me levantar mais cedo alguns dias, pegar na bicicleta e ir fazer alguns exercícios de ginásio ao ar livre. Venha o Sol aquecer um pouco as manhãs frias de Inverno!

A foto não é muito boa, foi tirada com o telemóvel.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Transdev adquire totalidade da Joalto

Uma óptima notícia para a cidade da Guarda. Noticia retirada daqui.

A Transdev aquire a totalidade da Joalto. A Transdev é uma multinacional que gere várias empresas de transporte em todo o mundo. A Joalto é uma empresa portuguesa que tem a concessão dos transportes urbanos na cidade da Guarda.

Pode parecer contraditório com o post sobre a Gelgurte, mas o serviço urbano da Joalto parou no tempo na década de 70...e pelo que já vi das aquisições da Transdev noutras cidades, o serviço melhorou.

É que aqui pela Guarda nem horários há nas paragens. Para ter os horários é preciso ir ao Centro Coordenador de Transportes. Se o funcionário tiver de bom humor, lá nos dá uma fotocópia que é preciso ler à lupa...


terça-feira, 19 de outubro de 2010

Vinhaça do interior

Depois de uma posta de iogurte, nada melhor do que passar para a pinga!

Quando vamos aos supermercados, metade das prateleiras estão ocupados com vinhos do Alentejo, mesmo aqui na Guarda.

É que mesmo aqui, quase ninguém se lembra que o Distrito da Guarda faz fronteira com o rio Douro durante muitos quilómetros, nos Concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.

Isso quer dizer que há condições para bons vinhos. E como não têm a fama de outras regiões, a relação preço/qualidade é muito interessante.

Deixo aqui 2 sugestões da Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo. São vinhos que se compram por cerca de 2 € no supermercado dos amigos do Dartacão.