Vai-se realizar no próximo dia 27 de Fevereiro o tradicional passeio pedestre das "Amendoeiras em Flor".
Este ano vai ter inicio em Vilar de Amargo, freguesia do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, terminando como habitualmente em Barca d'Alva.Uma organização do Clube de Montanhismo da Guarda.
É um bom pretexto para vir até ao distrito fazer uma actividade saudável...e aproveitar para visitar também a Feira do Fumeiro em Trancoso. Assim pode queimar o castrol dos enchidos na caminhada!
domingo, 13 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Um dia dos Namorados sem prazeres carnais
Apesar da Guarda ser a terra das Morcelas e outros enchidos, também há por aqui apreciadores da comida vegetariana. Infelizmente não existe nenhum restaurante vegetariano, mas há pelo menos um cozinheiro vegetariano, o que é um primeiro passo!
Esse cozinheiro chama-se Miguel Veiga, dizem as más línguas que faz sucesso por Londres!
Vai "actuar" no próximo dia 14 de Fevereiro no Café-Concerto do Teatro Municipal da Guarda, confeccionando um jantar alusivo ao dia de S. Valentim. Limitado a 30 pessoas, quem tiver interessado não espere por amanhã para fazer a reserva.
Mais informações aqui.
Esse cozinheiro chama-se Miguel Veiga, dizem as más línguas que faz sucesso por Londres!
Vai "actuar" no próximo dia 14 de Fevereiro no Café-Concerto do Teatro Municipal da Guarda, confeccionando um jantar alusivo ao dia de S. Valentim. Limitado a 30 pessoas, quem tiver interessado não espere por amanhã para fazer a reserva.
Mais informações aqui.
sábado, 4 de dezembro de 2010
Post a pedido de várias familias Alfacinhas
Quem é da Guarda pode fechar já este post...são mais fotos da neve, a pedido da várias famílias alfacinhas, que têm inveja de ter frio gelado e húmido, mas não terem neve! Aqui vão.
Vista do Bairro do Pinheiro e Guarda-Gare.Ali no meio do branco está uma urbanização do arquitecto Siza Vieira. É esta aqui.
O mais famoso Quiosque da Guarda, numa situação rara, fechado.
Aquele veiculo à direita é o ideal para certos dias...
Que bela pista para o Sku!
A mesma rua, vista de cima. A rua está fechada ao trânsito automóvel para quem desce, mas é sempre engraçado ver uns "artistas" sem correntes a arriscar descer. Uns dias antes vi um bruto Mercedes em cima do triângulo que há num entroncamento a meio da rua!
A entrada para o centro histórico.
Aqui compram-se belos queijos, morcelas, vinhos e outros produtos saudáveis. Infelizmente ainda estava fechado!
As próximas fotos são tiradas de um Jardim na rua Batalha Reis. Aqui a vista sobre o Teatro Municipal da Guarda.
Neve óptima para fazer umas batalhas!
Vista para o Vale. À direita a fábrica da Gelgurte.
Outra vista do vale.
O sistema de camuflagem da PSP!
Quem ficou com vontade de vir ver a neve, que diga e apareça por cá!
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Bicicletas nos Autocarros
Aqui pela Guarda usar a bicicleta pode ser muito fácil e rápido...ou muito difícil, cansativo e demorado.
Só depende do percurso. Alguém que more no centro e trabalhe no zona baixa (S. Miguel, junto da estação de CP), vai muito bem de manhã, mas ao voltar para casa tem de se esforçar. E como é evidente, quem mora em baixo e trabalha no centro regressa muito facilmente, mas chega ao trabalho com os "bofes de fora"
Outro local onde isto acontece é a cidade do Funchal. Lá ainda é pior que aqui, mas arranjaram forma de melhorar a situação e permitir um maior uso da bicicleta. Vão colocar grelhas para o transporte das bicicletas em alguns veículos.
Veja-se a notícia aqui.
Aqui na Guarda uma solução deste tipo iria permitir a mais pessoas usar a bicicleta, especialmente as que moram em S. Miguel e trabalham no centro, que é a situação mais normal. Muitas pessoas usam o carro e não o Transporte Público, pois conseguem controlar a hora de entrada, mas a de saida é sempre mais variável. Com este sistema, poderiam vir para o centro de autocarro, descendo depois de bicicleta sem preocupações com horários.
Qual a opinião de quem é cá da Guarda e gostaria de utilizar mais a bicicleta?
Só depende do percurso. Alguém que more no centro e trabalhe no zona baixa (S. Miguel, junto da estação de CP), vai muito bem de manhã, mas ao voltar para casa tem de se esforçar. E como é evidente, quem mora em baixo e trabalha no centro regressa muito facilmente, mas chega ao trabalho com os "bofes de fora"
Outro local onde isto acontece é a cidade do Funchal. Lá ainda é pior que aqui, mas arranjaram forma de melhorar a situação e permitir um maior uso da bicicleta. Vão colocar grelhas para o transporte das bicicletas em alguns veículos.
Veja-se a notícia aqui.
Aqui na Guarda uma solução deste tipo iria permitir a mais pessoas usar a bicicleta, especialmente as que moram em S. Miguel e trabalham no centro, que é a situação mais normal. Muitas pessoas usam o carro e não o Transporte Público, pois conseguem controlar a hora de entrada, mas a de saida é sempre mais variável. Com este sistema, poderiam vir para o centro de autocarro, descendo depois de bicicleta sem preocupações com horários.
Qual a opinião de quem é cá da Guarda e gostaria de utilizar mais a bicicleta?
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Equipamentos para Exercicios no Parque Urbano do Rio Diz
Hoje fui dar uma volta de bicicleta por um percurso pedestre até ao Jarmelo, quando no Parque Urbano do Rio Diz descobri uns equipamentos engraçados.
São umas máquinas para fazer exercícios, mas ao contrário do que se vê em muitos locais, não são para Séniores, mas sim para todos.
Fiquei com vontade de me levantar mais cedo alguns dias, pegar na bicicleta e ir fazer alguns exercícios de ginásio ao ar livre. Venha o Sol aquecer um pouco as manhãs frias de Inverno!
A foto não é muito boa, foi tirada com o telemóvel.
São umas máquinas para fazer exercícios, mas ao contrário do que se vê em muitos locais, não são para Séniores, mas sim para todos.
Fiquei com vontade de me levantar mais cedo alguns dias, pegar na bicicleta e ir fazer alguns exercícios de ginásio ao ar livre. Venha o Sol aquecer um pouco as manhãs frias de Inverno!
A foto não é muito boa, foi tirada com o telemóvel.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Transdev adquire totalidade da Joalto
Uma óptima notícia para a cidade da Guarda. Noticia retirada daqui.
A Transdev aquire a totalidade da Joalto. A Transdev é uma multinacional que gere várias empresas de transporte em todo o mundo. A Joalto é uma empresa portuguesa que tem a concessão dos transportes urbanos na cidade da Guarda.
Pode parecer contraditório com o post sobre a Gelgurte, mas o serviço urbano da Joalto parou no tempo na década de 70...e pelo que já vi das aquisições da Transdev noutras cidades, o serviço melhorou.
É que aqui pela Guarda nem horários há nas paragens. Para ter os horários é preciso ir ao Centro Coordenador de Transportes. Se o funcionário tiver de bom humor, lá nos dá uma fotocópia que é preciso ler à lupa...
A Transdev aquire a totalidade da Joalto. A Transdev é uma multinacional que gere várias empresas de transporte em todo o mundo. A Joalto é uma empresa portuguesa que tem a concessão dos transportes urbanos na cidade da Guarda.
Pode parecer contraditório com o post sobre a Gelgurte, mas o serviço urbano da Joalto parou no tempo na década de 70...e pelo que já vi das aquisições da Transdev noutras cidades, o serviço melhorou.
É que aqui pela Guarda nem horários há nas paragens. Para ter os horários é preciso ir ao Centro Coordenador de Transportes. Se o funcionário tiver de bom humor, lá nos dá uma fotocópia que é preciso ler à lupa...
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Vinhaça do interior
Depois de uma posta de iogurte, nada melhor do que passar para a pinga!
Quando vamos aos supermercados, metade das prateleiras estão ocupados com vinhos do Alentejo, mesmo aqui na Guarda.
É que mesmo aqui, quase ninguém se lembra que o Distrito da Guarda faz fronteira com o rio Douro durante muitos quilómetros, nos Concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.
Isso quer dizer que há condições para bons vinhos. E como não têm a fama de outras regiões, a relação preço/qualidade é muito interessante.
Deixo aqui 2 sugestões da Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo. São vinhos que se compram por cerca de 2 € no supermercado dos amigos do Dartacão.
Quando vamos aos supermercados, metade das prateleiras estão ocupados com vinhos do Alentejo, mesmo aqui na Guarda.
É que mesmo aqui, quase ninguém se lembra que o Distrito da Guarda faz fronteira com o rio Douro durante muitos quilómetros, nos Concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.
Isso quer dizer que há condições para bons vinhos. E como não têm a fama de outras regiões, a relação preço/qualidade é muito interessante.
Deixo aqui 2 sugestões da Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo. São vinhos que se compram por cerca de 2 € no supermercado dos amigos do Dartacão.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Iogurtes do frio - PT ILT 39 CR
Os impostos vão aumentar, os ordenados vão descer, a economia em Espanha (o nosso maior cliente) está de rastos como a nossa...
Nesta situação, todas os grãos são bem-vindos para encher o papo. Até um simples iogurte é importante.
Vem isto a propósito de mais uma pequena machadada na economia Portuguesa. Desde que me lembro, que associo a Guarda à fábrica de iogurtes de Yoplait. Mas na realidade a fábrica não é da Yoplait, mas sim de uma PME Portuguesa, a Gelgurte.
Acontece que há uns meses o acordo entre a Gelgurte e a Yoplait não foi renovado, passando os iogurtes da marca a ser fabricados no estrangeiro. Basta ir a um qualquer supermercado e ver que nas embalagens agora vem o simbolo FR em vez de PT.
Felizmente a Gelgurte está a dar a volta por cima, apostando por agora nas marcas de distribuição. É aqui que todos podemos dar uma ajuda à economia nacional. Quando formos ao supermercado, basta procurar na embalagem do iogurte uma marca oval, que no caso dos iogurtes da Gelgurte têm escrito no seu interior o seguinte: PT ILT 39 CR. Em vez de se comprar iogurtes de uma marca qualquer, basta procurar os que têm PT no interior da marca oval.
Fica aqui o link para uma noticia publicada num jornal local sobre este assunto: http://www.jornalaguarda.com/index.asp?Action=noticia&id=19549&idEdicao=357&idSeccao=4862
Nesta situação, todas os grãos são bem-vindos para encher o papo. Até um simples iogurte é importante.
Vem isto a propósito de mais uma pequena machadada na economia Portuguesa. Desde que me lembro, que associo a Guarda à fábrica de iogurtes de Yoplait. Mas na realidade a fábrica não é da Yoplait, mas sim de uma PME Portuguesa, a Gelgurte.
Acontece que há uns meses o acordo entre a Gelgurte e a Yoplait não foi renovado, passando os iogurtes da marca a ser fabricados no estrangeiro. Basta ir a um qualquer supermercado e ver que nas embalagens agora vem o simbolo FR em vez de PT.
Felizmente a Gelgurte está a dar a volta por cima, apostando por agora nas marcas de distribuição. É aqui que todos podemos dar uma ajuda à economia nacional. Quando formos ao supermercado, basta procurar na embalagem do iogurte uma marca oval, que no caso dos iogurtes da Gelgurte têm escrito no seu interior o seguinte: PT ILT 39 CR. Em vez de se comprar iogurtes de uma marca qualquer, basta procurar os que têm PT no interior da marca oval.
Fica aqui o link para uma noticia publicada num jornal local sobre este assunto: http://www.jornalaguarda.com/index.asp?Action=noticia&id=19549&idEdicao=357&idSeccao=4862
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Locais secretos ou como fugir das Caparicas do interior
Com a chegada de Agosto e do calor, as praias do Litoral ficam cheias de gente!
Mas mesmo assim ainda fica muita gente aqui pelas Serras, suficientes para encher as muitas praias fluviais, algumas com bandeira azul. É o caso da Praia Fluvial de Valhelhas ou da Praia Fluvial de Aldeia Viçosa (também conhecida por Póvoa da Bobozelas).
Felizmente ainda há por aí uns locais mais escondidos, onde mesmo num Domingo de Agosto se pode ir sossegado.
Alguém sabe onde é esta praia? O prémio para quem adivinhar é uma morcela da Guarda!
Mas mesmo assim ainda fica muita gente aqui pelas Serras, suficientes para encher as muitas praias fluviais, algumas com bandeira azul. É o caso da Praia Fluvial de Valhelhas ou da Praia Fluvial de Aldeia Viçosa (também conhecida por Póvoa da Bobozelas).
Felizmente ainda há por aí uns locais mais escondidos, onde mesmo num Domingo de Agosto se pode ir sossegado.
Alguém sabe onde é esta praia? O prémio para quem adivinhar é uma morcela da Guarda!
terça-feira, 20 de julho de 2010
Cãominhada do Sabugal
Vai-se realizar no próximo dia 24 de Julho a 1º Cãominhada do Sabugal. O local de encontro vai ser na Colónia Agrícola de Martim Rei, pelas 17:30, iniciando-se a Cãominhada pelas 18:00.
O percurso terá cerca de 8 km, por caminhos rurais, passando pelas margens da Barragem do Sabugal.
É organizada pela ADES – Associação de Desenvolvimento do Sabugal, em conjunto com a VetCôa-Serviços Veterinários, Lda e a Husse Guarda. Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal e da Sabugal+.
O valor da inscrição é de 5 €, inclui uma refeição ligeira após a Cãominhada. Os lucros do evento serão utilizados na esterilização/castração de animais de famílias carenciadas do Sabugal.
As inscrições, limitadas a 100 pessoas, podem ser efectuadas até ao dia 22-07-2010 na ADES, na VetCôa ou on-line em: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDJaN0RFZXJQUlpfdmtKcGlhTXB4X3c6MQ
Contactos da Organização:
ADES – Associação Desenvolvimento Sabugal
Avenida Dr. João Pereira S/N, R/C Apartado 40, 6320 – 406 Sabugal; Tel: 271 752 056 - Fax: 271 752 056
Internet: http://www.ades.pt/
Vetcôa-Serviços Veterinários Lda
Rua António J. Almeida 43, Sabugal 6320-354 SABUGAL; Tel. 271 753 989
Husse Guarda
Tel: 91 522 56 44 - 96 385 00 60; E-mail: guarda@husse.pt; Internet: www.husse.pt
Programa para o dia 24/07/2010:
17:30 – Abertura do Secretariado na Colónia Agrícola de Martim Rei
(EN 538 em direcção a Quadrazais - N40 20 20.6 W7 02 35.0)
18:00 – Inicio da Cãominhada
20:30 – Fim da Cãominhada e sessão de Esclarecimento acerca dos perigos da Leishmaniose.
21:00 – Inicio da refeição volante.
O percurso terá cerca de 8 km, por caminhos rurais, passando pelas margens da Barragem do Sabugal.
É organizada pela ADES – Associação de Desenvolvimento do Sabugal, em conjunto com a VetCôa-Serviços Veterinários, Lda e a Husse Guarda. Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal e da Sabugal+.
O valor da inscrição é de 5 €, inclui uma refeição ligeira após a Cãominhada. Os lucros do evento serão utilizados na esterilização/castração de animais de famílias carenciadas do Sabugal.
As inscrições, limitadas a 100 pessoas, podem ser efectuadas até ao dia 22-07-2010 na ADES, na VetCôa ou on-line em: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDJaN0RFZXJQUlpfdmtKcGlhTXB4X3c6MQ
Contactos da Organização:
ADES – Associação Desenvolvimento Sabugal
Avenida Dr. João Pereira S/N, R/C Apartado 40, 6320 – 406 Sabugal; Tel: 271 752 056 - Fax: 271 752 056
Internet: http://www.ades.pt/
Vetcôa-Serviços Veterinários Lda
Rua António J. Almeida 43, Sabugal 6320-354 SABUGAL; Tel. 271 753 989
Husse Guarda
Tel: 91 522 56 44 - 96 385 00 60; E-mail: guarda@husse.pt; Internet: www.husse.pt
Programa para o dia 24/07/2010:
17:30 – Abertura do Secretariado na Colónia Agrícola de Martim Rei
(EN 538 em direcção a Quadrazais - N40 20 20.6 W7 02 35.0)
18:00 – Inicio da Cãominhada
20:30 – Fim da Cãominhada e sessão de Esclarecimento acerca dos perigos da Leishmaniose.
21:00 – Inicio da refeição volante.
Subscrever:
Mensagens (Atom)







