Hoje fui dar uma volta de bicicleta por um percurso pedestre até ao Jarmelo, quando no Parque Urbano do Rio Diz descobri uns equipamentos engraçados.
São umas máquinas para fazer exercícios, mas ao contrário do que se vê em muitos locais, não são para Séniores, mas sim para todos.
Fiquei com vontade de me levantar mais cedo alguns dias, pegar na bicicleta e ir fazer alguns exercícios de ginásio ao ar livre. Venha o Sol aquecer um pouco as manhãs frias de Inverno!
A foto não é muito boa, foi tirada com o telemóvel.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Transdev adquire totalidade da Joalto
Uma óptima notícia para a cidade da Guarda. Noticia retirada daqui.
A Transdev aquire a totalidade da Joalto. A Transdev é uma multinacional que gere várias empresas de transporte em todo o mundo. A Joalto é uma empresa portuguesa que tem a concessão dos transportes urbanos na cidade da Guarda.
Pode parecer contraditório com o post sobre a Gelgurte, mas o serviço urbano da Joalto parou no tempo na década de 70...e pelo que já vi das aquisições da Transdev noutras cidades, o serviço melhorou.
É que aqui pela Guarda nem horários há nas paragens. Para ter os horários é preciso ir ao Centro Coordenador de Transportes. Se o funcionário tiver de bom humor, lá nos dá uma fotocópia que é preciso ler à lupa...
A Transdev aquire a totalidade da Joalto. A Transdev é uma multinacional que gere várias empresas de transporte em todo o mundo. A Joalto é uma empresa portuguesa que tem a concessão dos transportes urbanos na cidade da Guarda.
Pode parecer contraditório com o post sobre a Gelgurte, mas o serviço urbano da Joalto parou no tempo na década de 70...e pelo que já vi das aquisições da Transdev noutras cidades, o serviço melhorou.
É que aqui pela Guarda nem horários há nas paragens. Para ter os horários é preciso ir ao Centro Coordenador de Transportes. Se o funcionário tiver de bom humor, lá nos dá uma fotocópia que é preciso ler à lupa...
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Vinhaça do interior
Depois de uma posta de iogurte, nada melhor do que passar para a pinga!
Quando vamos aos supermercados, metade das prateleiras estão ocupados com vinhos do Alentejo, mesmo aqui na Guarda.
É que mesmo aqui, quase ninguém se lembra que o Distrito da Guarda faz fronteira com o rio Douro durante muitos quilómetros, nos Concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.
Isso quer dizer que há condições para bons vinhos. E como não têm a fama de outras regiões, a relação preço/qualidade é muito interessante.
Deixo aqui 2 sugestões da Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo. São vinhos que se compram por cerca de 2 € no supermercado dos amigos do Dartacão.
Quando vamos aos supermercados, metade das prateleiras estão ocupados com vinhos do Alentejo, mesmo aqui na Guarda.
É que mesmo aqui, quase ninguém se lembra que o Distrito da Guarda faz fronteira com o rio Douro durante muitos quilómetros, nos Concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.
Isso quer dizer que há condições para bons vinhos. E como não têm a fama de outras regiões, a relação preço/qualidade é muito interessante.
Deixo aqui 2 sugestões da Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo. São vinhos que se compram por cerca de 2 € no supermercado dos amigos do Dartacão.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Iogurtes do frio - PT ILT 39 CR
Os impostos vão aumentar, os ordenados vão descer, a economia em Espanha (o nosso maior cliente) está de rastos como a nossa...
Nesta situação, todas os grãos são bem-vindos para encher o papo. Até um simples iogurte é importante.
Vem isto a propósito de mais uma pequena machadada na economia Portuguesa. Desde que me lembro, que associo a Guarda à fábrica de iogurtes de Yoplait. Mas na realidade a fábrica não é da Yoplait, mas sim de uma PME Portuguesa, a Gelgurte.
Acontece que há uns meses o acordo entre a Gelgurte e a Yoplait não foi renovado, passando os iogurtes da marca a ser fabricados no estrangeiro. Basta ir a um qualquer supermercado e ver que nas embalagens agora vem o simbolo FR em vez de PT.
Felizmente a Gelgurte está a dar a volta por cima, apostando por agora nas marcas de distribuição. É aqui que todos podemos dar uma ajuda à economia nacional. Quando formos ao supermercado, basta procurar na embalagem do iogurte uma marca oval, que no caso dos iogurtes da Gelgurte têm escrito no seu interior o seguinte: PT ILT 39 CR. Em vez de se comprar iogurtes de uma marca qualquer, basta procurar os que têm PT no interior da marca oval.
Fica aqui o link para uma noticia publicada num jornal local sobre este assunto: http://www.jornalaguarda.com/index.asp?Action=noticia&id=19549&idEdicao=357&idSeccao=4862
Nesta situação, todas os grãos são bem-vindos para encher o papo. Até um simples iogurte é importante.
Vem isto a propósito de mais uma pequena machadada na economia Portuguesa. Desde que me lembro, que associo a Guarda à fábrica de iogurtes de Yoplait. Mas na realidade a fábrica não é da Yoplait, mas sim de uma PME Portuguesa, a Gelgurte.
Acontece que há uns meses o acordo entre a Gelgurte e a Yoplait não foi renovado, passando os iogurtes da marca a ser fabricados no estrangeiro. Basta ir a um qualquer supermercado e ver que nas embalagens agora vem o simbolo FR em vez de PT.
Felizmente a Gelgurte está a dar a volta por cima, apostando por agora nas marcas de distribuição. É aqui que todos podemos dar uma ajuda à economia nacional. Quando formos ao supermercado, basta procurar na embalagem do iogurte uma marca oval, que no caso dos iogurtes da Gelgurte têm escrito no seu interior o seguinte: PT ILT 39 CR. Em vez de se comprar iogurtes de uma marca qualquer, basta procurar os que têm PT no interior da marca oval.
Fica aqui o link para uma noticia publicada num jornal local sobre este assunto: http://www.jornalaguarda.com/index.asp?Action=noticia&id=19549&idEdicao=357&idSeccao=4862
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Locais secretos ou como fugir das Caparicas do interior
Com a chegada de Agosto e do calor, as praias do Litoral ficam cheias de gente!
Mas mesmo assim ainda fica muita gente aqui pelas Serras, suficientes para encher as muitas praias fluviais, algumas com bandeira azul. É o caso da Praia Fluvial de Valhelhas ou da Praia Fluvial de Aldeia Viçosa (também conhecida por Póvoa da Bobozelas).
Felizmente ainda há por aí uns locais mais escondidos, onde mesmo num Domingo de Agosto se pode ir sossegado.
Alguém sabe onde é esta praia? O prémio para quem adivinhar é uma morcela da Guarda!
Mas mesmo assim ainda fica muita gente aqui pelas Serras, suficientes para encher as muitas praias fluviais, algumas com bandeira azul. É o caso da Praia Fluvial de Valhelhas ou da Praia Fluvial de Aldeia Viçosa (também conhecida por Póvoa da Bobozelas).
Felizmente ainda há por aí uns locais mais escondidos, onde mesmo num Domingo de Agosto se pode ir sossegado.
Alguém sabe onde é esta praia? O prémio para quem adivinhar é uma morcela da Guarda!
terça-feira, 20 de julho de 2010
Cãominhada do Sabugal
Vai-se realizar no próximo dia 24 de Julho a 1º Cãominhada do Sabugal. O local de encontro vai ser na Colónia Agrícola de Martim Rei, pelas 17:30, iniciando-se a Cãominhada pelas 18:00.
O percurso terá cerca de 8 km, por caminhos rurais, passando pelas margens da Barragem do Sabugal.
É organizada pela ADES – Associação de Desenvolvimento do Sabugal, em conjunto com a VetCôa-Serviços Veterinários, Lda e a Husse Guarda. Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal e da Sabugal+.
O valor da inscrição é de 5 €, inclui uma refeição ligeira após a Cãominhada. Os lucros do evento serão utilizados na esterilização/castração de animais de famílias carenciadas do Sabugal.
As inscrições, limitadas a 100 pessoas, podem ser efectuadas até ao dia 22-07-2010 na ADES, na VetCôa ou on-line em: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDJaN0RFZXJQUlpfdmtKcGlhTXB4X3c6MQ
Contactos da Organização:
ADES – Associação Desenvolvimento Sabugal
Avenida Dr. João Pereira S/N, R/C Apartado 40, 6320 – 406 Sabugal; Tel: 271 752 056 - Fax: 271 752 056
Internet: http://www.ades.pt/
Vetcôa-Serviços Veterinários Lda
Rua António J. Almeida 43, Sabugal 6320-354 SABUGAL; Tel. 271 753 989
Husse Guarda
Tel: 91 522 56 44 - 96 385 00 60; E-mail: guarda@husse.pt; Internet: www.husse.pt
Programa para o dia 24/07/2010:
17:30 – Abertura do Secretariado na Colónia Agrícola de Martim Rei
(EN 538 em direcção a Quadrazais - N40 20 20.6 W7 02 35.0)
18:00 – Inicio da Cãominhada
20:30 – Fim da Cãominhada e sessão de Esclarecimento acerca dos perigos da Leishmaniose.
21:00 – Inicio da refeição volante.
O percurso terá cerca de 8 km, por caminhos rurais, passando pelas margens da Barragem do Sabugal.
É organizada pela ADES – Associação de Desenvolvimento do Sabugal, em conjunto com a VetCôa-Serviços Veterinários, Lda e a Husse Guarda. Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal e da Sabugal+.
O valor da inscrição é de 5 €, inclui uma refeição ligeira após a Cãominhada. Os lucros do evento serão utilizados na esterilização/castração de animais de famílias carenciadas do Sabugal.
As inscrições, limitadas a 100 pessoas, podem ser efectuadas até ao dia 22-07-2010 na ADES, na VetCôa ou on-line em: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDJaN0RFZXJQUlpfdmtKcGlhTXB4X3c6MQ
Contactos da Organização:
ADES – Associação Desenvolvimento Sabugal
Avenida Dr. João Pereira S/N, R/C Apartado 40, 6320 – 406 Sabugal; Tel: 271 752 056 - Fax: 271 752 056
Internet: http://www.ades.pt/
Vetcôa-Serviços Veterinários Lda
Rua António J. Almeida 43, Sabugal 6320-354 SABUGAL; Tel. 271 753 989
Husse Guarda
Tel: 91 522 56 44 - 96 385 00 60; E-mail: guarda@husse.pt; Internet: www.husse.pt
Programa para o dia 24/07/2010:
17:30 – Abertura do Secretariado na Colónia Agrícola de Martim Rei
(EN 538 em direcção a Quadrazais - N40 20 20.6 W7 02 35.0)
18:00 – Inicio da Cãominhada
20:30 – Fim da Cãominhada e sessão de Esclarecimento acerca dos perigos da Leishmaniose.
21:00 – Inicio da refeição volante.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Encontro Canoagem e Vela
Com o calor a apertar, sabe bem é estar perto da água. E se for fresquinha da Serra, ainda melhor!
Quem for da mesma opinião, pode aparecer pela Serra da Estrela no próximo fim-de-semana e (tentar não) tomar uns banhos na Barragem do Vale do Rossim.
Mais informações em: http://montanhismo-guarda.blogspot.com/2010/07/encontro-canoagem-e-vela-barragem-do.html
Quem for da mesma opinião, pode aparecer pela Serra da Estrela no próximo fim-de-semana e (tentar não) tomar uns banhos na Barragem do Vale do Rossim.
Mais informações em: http://montanhismo-guarda.blogspot.com/2010/07/encontro-canoagem-e-vela-barragem-do.html
quinta-feira, 8 de julho de 2010
100 dias de Bicicleta em Portugal - Passagem pela Guarda
Na passada 2º feira chegou à cidade mais alta um famoso utilizador da bicicleta, o Paulo Guerra Santos.
Depois de em 2008 ter feito 100 dias de bicicleta em Lisboa, este ano resolveu comprovar que o resto do país não é nem um deserto nem paisagem, e está a fazer 100 dias de bicicleta em Portugal.
No dia 38 fez o percurso de Belmonte à Guarda, tendo eu me oferecido para o acompanhar.
Depois de uma entrega matinal na zona da estação, segui em direcção ao Barracão, onde tomei a N548 em direcção à Benespera. Após alguma descidas vertiginosas, à chegada à Benespera encontrei a "Poderosa" estacionada à porta de um café onde são servidos dos melhores Ice-Tea's de Portugal!
Descida vertiginosa quer dizer que no sentido inverso há subida assustadora! Iria ser assim quase todo o percurso até à Guarda, especialmente na zona de atravessamento da A23.
A ligeira brisa ajudou a acalmar o calor que já se adivinhava. Pouco a pouco a subida foi vencida e a Poderosa entrou triunfante na Guarda.
Pode ser lido um relato mais completo desta etapa no blog do Paulo Santos.
Espero que esta longa viagem sirva para dar a perceber aos autarcas de Norte a Sul do país das potencialidades da bicicleta como forma de promoção turística, especialmente aqui pelo interior. A combinação de tráfego reduzido, hospitalidade, gastronomia e paisagens naturais são condições suficientes para atrair e deslumbrar muitos turistas estrangeiros e também nacionais!
Depois de em 2008 ter feito 100 dias de bicicleta em Lisboa, este ano resolveu comprovar que o resto do país não é nem um deserto nem paisagem, e está a fazer 100 dias de bicicleta em Portugal.
No dia 38 fez o percurso de Belmonte à Guarda, tendo eu me oferecido para o acompanhar.
Depois de uma entrega matinal na zona da estação, segui em direcção ao Barracão, onde tomei a N548 em direcção à Benespera. Após alguma descidas vertiginosas, à chegada à Benespera encontrei a "Poderosa" estacionada à porta de um café onde são servidos dos melhores Ice-Tea's de Portugal!
Descida vertiginosa quer dizer que no sentido inverso há subida assustadora! Iria ser assim quase todo o percurso até à Guarda, especialmente na zona de atravessamento da A23.
A ligeira brisa ajudou a acalmar o calor que já se adivinhava. Pouco a pouco a subida foi vencida e a Poderosa entrou triunfante na Guarda.
Pode ser lido um relato mais completo desta etapa no blog do Paulo Santos.
Espero que esta longa viagem sirva para dar a perceber aos autarcas de Norte a Sul do país das potencialidades da bicicleta como forma de promoção turística, especialmente aqui pelo interior. A combinação de tráfego reduzido, hospitalidade, gastronomia e paisagens naturais são condições suficientes para atrair e deslumbrar muitos turistas estrangeiros e também nacionais!
terça-feira, 29 de junho de 2010
Animação no Interior - As escolhas são dificeis!
Há quem ache que o interior é uma pasmaceira e não aqui não se passa nada...
Talvez já tenha sido assim, mas actualmente o complicado é escolher o que fazer.
Com tanta oferta, por vezes o melhor é cria o próprio programa. Aqui pela Guarda, o melhor local para pedalar do país, Sábado foi dia de passeio de BTT, em direcção a Almeida, pela planicie. Aqui fica o relato alheio:
http://tiagussbtt.blogspot.com/2010/06/guarda-castelo-mendo-guarda.html
O Domingo foi de descanso, mas perdi um grande espectáculo, que juntou bobozelas com música erudita:
http://cafe-mondego.blogspot.com/2010/06/musica-vuvuzelas-e-poder-local.html
Sem comentários...
No próximo fim-de-semana gostaria de estar nesta actividade Fim-de-semana "Natureza” em Trancoso:
http://www.cm-trancoso.pt/culturaelazer/agendacultural/Paginas/%E2%80%9CFim-de-semanaNatureza%E2%80%9D.aspx
Mas esses dias vão ser preenchidos com a FIAGRIS, em Seia. No Sábado concerto com David Fonseca e Domingo os Deolinda.
Para saber tudo o que se passa por aqui, aconselho este excelente blog: http://susitour.blogspot.com/
É actualizado à 4º feira, com os eventos que vão decorrer no fim-de-semana seguinte.
Aproveitem e venham até ao Interior. A viagem de comboio é muito agradável e a A23 e A25 ainda são de borla!
Talvez já tenha sido assim, mas actualmente o complicado é escolher o que fazer.
Com tanta oferta, por vezes o melhor é cria o próprio programa. Aqui pela Guarda, o melhor local para pedalar do país, Sábado foi dia de passeio de BTT, em direcção a Almeida, pela planicie. Aqui fica o relato alheio:
http://tiagussbtt.blogspot.com/2010/06/guarda-castelo-mendo-guarda.html
O Domingo foi de descanso, mas perdi um grande espectáculo, que juntou bobozelas com música erudita:
http://cafe-mondego.blogspot.com/2010/06/musica-vuvuzelas-e-poder-local.html
Sem comentários...
No próximo fim-de-semana gostaria de estar nesta actividade Fim-de-semana "Natureza” em Trancoso:
http://www.cm-trancoso.pt/culturaelazer/agendacultural/Paginas/%E2%80%9CFim-de-semanaNatureza%E2%80%9D.aspx
Mas esses dias vão ser preenchidos com a FIAGRIS, em Seia. No Sábado concerto com David Fonseca e Domingo os Deolinda.
Para saber tudo o que se passa por aqui, aconselho este excelente blog: http://susitour.blogspot.com/
É actualizado à 4º feira, com os eventos que vão decorrer no fim-de-semana seguinte.
Aproveitem e venham até ao Interior. A viagem de comboio é muito agradável e a A23 e A25 ainda são de borla!
terça-feira, 15 de junho de 2010
Barragem de Meimoa - Encontro Multiactividades - BTT, Caminhada, Canoagem
Vai-se realizar no próximo fim-de-semana, dia 19 e 20 de Julho, um Encontro Multiactividades de BTT, Caminhada e Canoagem. É na Barragem de Meimoa, na Serra da Malcata.
O BTT vai ser no dia 19, com partida da Guarda ao final da tarde e chegada a Meimoa já de noite.
No dia 20 vai-se realizar a Caminhada e a Canoagem.
Mais informações, contactar o Clube de Montanhismo da Guarda.
O BTT vai ser no dia 19, com partida da Guarda ao final da tarde e chegada a Meimoa já de noite.
No dia 20 vai-se realizar a Caminhada e a Canoagem.
Mais informações, contactar o Clube de Montanhismo da Guarda.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






