terça-feira, 19 de outubro de 2010

Vinhaça do interior

Depois de uma posta de iogurte, nada melhor do que passar para a pinga!

Quando vamos aos supermercados, metade das prateleiras estão ocupados com vinhos do Alentejo, mesmo aqui na Guarda.

É que mesmo aqui, quase ninguém se lembra que o Distrito da Guarda faz fronteira com o rio Douro durante muitos quilómetros, nos Concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.

Isso quer dizer que há condições para bons vinhos. E como não têm a fama de outras regiões, a relação preço/qualidade é muito interessante.

Deixo aqui 2 sugestões da Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo. São vinhos que se compram por cerca de 2 € no supermercado dos amigos do Dartacão.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Iogurtes do frio - PT ILT 39 CR

Os impostos vão aumentar, os ordenados vão descer, a economia em Espanha (o nosso maior cliente) está de rastos como a nossa...

Nesta situação, todas os grãos são bem-vindos para encher o papo. Até um simples iogurte é importante.

Vem isto a propósito de mais uma pequena machadada na economia Portuguesa. Desde que me lembro, que associo a Guarda à fábrica de iogurtes de Yoplait. Mas na realidade a fábrica não é da Yoplait, mas sim de uma PME Portuguesa, a Gelgurte.

Acontece que há uns meses o acordo entre a Gelgurte e a Yoplait não foi renovado, passando os iogurtes da marca a ser fabricados no estrangeiro. Basta ir a um qualquer supermercado e ver que nas embalagens agora vem o simbolo FR em vez de PT.


Felizmente a Gelgurte está a dar a volta por cima, apostando por agora nas marcas de distribuição. É aqui que todos podemos dar uma ajuda à economia nacional. Quando formos ao supermercado, basta procurar na embalagem do iogurte uma marca oval, que no caso dos iogurtes da Gelgurte têm escrito no seu interior o seguinte: PT ILT 39 CR. Em vez de se comprar iogurtes de uma marca qualquer, basta procurar os que têm PT no interior da marca oval.


Fica aqui o link para uma noticia publicada num jornal local sobre este assunto: http://www.jornalaguarda.com/index.asp?Action=noticia&id=19549&idEdicao=357&idSeccao=4862

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Locais secretos ou como fugir das Caparicas do interior

Com a chegada de Agosto e do calor, as praias do Litoral ficam cheias de gente!

Mas mesmo assim ainda fica muita gente aqui pelas Serras, suficientes para encher as muitas praias fluviais, algumas com bandeira azul. É o caso da Praia Fluvial de Valhelhas ou da Praia Fluvial de Aldeia Viçosa (também conhecida por Póvoa da Bobozelas).

Felizmente ainda há por aí uns locais mais escondidos, onde mesmo num Domingo de Agosto se pode ir sossegado.



Alguém sabe onde é esta praia? O prémio para quem adivinhar é uma morcela da Guarda!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Cãominhada do Sabugal

Vai-se realizar no próximo dia 24 de Julho a 1º Cãominhada do Sabugal. O local de encontro vai ser na Colónia Agrícola de Martim Rei, pelas 17:30, iniciando-se a Cãominhada pelas 18:00.





O percurso terá cerca de 8 km, por caminhos rurais, passando pelas margens da Barragem do Sabugal.

É organizada pela ADES – Associação de Desenvolvimento do Sabugal, em conjunto com a VetCôa-Serviços Veterinários, Lda e a Husse Guarda. Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal e da Sabugal+.

O valor da inscrição é de 5 €, inclui uma refeição ligeira após a Cãominhada. Os lucros do evento serão utilizados na esterilização/castração de animais de famílias carenciadas do Sabugal.


As inscrições, limitadas a 100 pessoas, podem ser efectuadas até ao dia 22-07-2010 na ADES, na VetCôa ou on-line em: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDJaN0RFZXJQUlpfdmtKcGlhTXB4X3c6MQ

Contactos da Organização:
ADES – Associação Desenvolvimento Sabugal
Avenida Dr. João Pereira S/N, R/C Apartado 40, 6320 – 406 Sabugal; Tel: 271 752 056 - Fax: 271 752 056
Internet: http://www.ades.pt/

Vetcôa-Serviços Veterinários Lda
Rua António J. Almeida 43, Sabugal 6320-354 SABUGAL; Tel. 271 753 989

Husse Guarda
Tel: 91 522 56 44 - 96 385 00 60; E-mail: guarda@husse.pt; Internet: www.husse.pt

Programa para o dia 24/07/2010:
17:30 – Abertura do Secretariado na Colónia Agrícola de Martim Rei
(EN 538 em direcção a Quadrazais - N40 20 20.6 W7 02 35.0)
18:00 – Inicio da Cãominhada
20:30 – Fim da Cãominhada e sessão de Esclarecimento acerca dos perigos da Leishmaniose.
21:00 – Inicio da refeição volante.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Encontro Canoagem e Vela

Com o calor a apertar, sabe bem é estar perto da água. E se for fresquinha da Serra, ainda melhor!

Quem for da mesma opinião, pode aparecer pela Serra da Estrela no próximo fim-de-semana e (tentar não) tomar uns banhos na Barragem do Vale do Rossim.

Mais informações em: http://montanhismo-guarda.blogspot.com/2010/07/encontro-canoagem-e-vela-barragem-do.html

quinta-feira, 8 de julho de 2010

100 dias de Bicicleta em Portugal - Passagem pela Guarda

Na passada 2º feira chegou à cidade mais alta um famoso utilizador da bicicleta, o Paulo Guerra Santos.

Depois de em 2008 ter feito 100 dias de bicicleta em Lisboa, este ano resolveu comprovar que o resto do país não é nem um deserto nem paisagem, e está a fazer 100 dias de bicicleta em Portugal.



No dia 38 fez o percurso de Belmonte à Guarda, tendo eu me oferecido para o acompanhar.

Depois de uma entrega matinal na zona da estação, segui em direcção ao Barracão, onde tomei a N548 em direcção à Benespera. Após alguma descidas vertiginosas, à chegada à Benespera encontrei a "Poderosa" estacionada à porta de um café onde são servidos dos melhores Ice-Tea's de Portugal!

Descida vertiginosa quer dizer que no sentido inverso há subida assustadora! Iria ser assim quase todo o percurso até à Guarda, especialmente na zona de atravessamento da A23.


A ligeira brisa ajudou a acalmar o calor que já se adivinhava. Pouco a pouco a subida foi vencida e a Poderosa entrou triunfante na Guarda.

Pode ser lido um relato mais completo desta etapa no blog do Paulo Santos.

Espero que esta longa viagem sirva para dar a perceber aos autarcas de Norte a Sul do país das potencialidades da bicicleta como forma de promoção turística, especialmente aqui pelo interior. A combinação de tráfego reduzido, hospitalidade, gastronomia e paisagens naturais são condições suficientes para atrair e deslumbrar muitos turistas estrangeiros e também nacionais!

terça-feira, 29 de junho de 2010

Animação no Interior - As escolhas são dificeis!

Há quem ache que o interior é uma pasmaceira e não aqui não se passa nada...

Talvez já tenha sido assim, mas actualmente o complicado é escolher o que fazer.

Com tanta oferta, por vezes o melhor é cria o próprio programa. Aqui pela Guarda, o melhor local para pedalar do país, Sábado foi dia de passeio de BTT, em direcção a Almeida, pela planicie. Aqui fica o relato alheio:



http://tiagussbtt.blogspot.com/2010/06/guarda-castelo-mendo-guarda.html

O Domingo foi de descanso, mas perdi um grande espectáculo, que juntou bobozelas com música erudita:

http://cafe-mondego.blogspot.com/2010/06/musica-vuvuzelas-e-poder-local.html

Sem comentários...

No próximo fim-de-semana gostaria de estar nesta actividade Fim-de-semana "Natureza” em Trancoso:

http://www.cm-trancoso.pt/culturaelazer/agendacultural/Paginas/%E2%80%9CFim-de-semanaNatureza%E2%80%9D.aspx

Mas esses dias vão ser preenchidos com a FIAGRIS, em Seia. No Sábado concerto com David Fonseca e Domingo os Deolinda.


Para saber tudo o que se passa por aqui, aconselho este excelente blog: http://susitour.blogspot.com/


É actualizado à 4º feira, com os eventos que vão decorrer no fim-de-semana seguinte.

Aproveitem e venham até ao Interior. A viagem de comboio é muito agradável e a A23 e A25 ainda são de borla!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Barragem de Meimoa - Encontro Multiactividades - BTT, Caminhada, Canoagem

Vai-se realizar no próximo fim-de-semana, dia 19 e 20 de Julho, um Encontro Multiactividades de BTT, Caminhada e Canoagem. É na Barragem de Meimoa, na Serra da Malcata.

O BTT vai ser no dia 19, com partida da Guarda ao final da tarde e chegada a Meimoa já de noite.

No dia 20 vai-se realizar a Caminhada e a Canoagem.

Mais informações, contactar o Clube de Montanhismo da Guarda.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Caminho Santiago - Este

Para queimar as caloria acumuladas no passeio de ontem, nada melhor que uma voltinha mais dura.

Fui escoltar durante alguns quilómetros 2 "malucos" que estão a traçar o caminho para Santiago pela zona Este do país.


Começaram em Tavira e hoje iam fazer uma etapa desde Alpedrinha até à Guarda, onde iriam apanhar o comboio regional.

Fui ter com eles a Belmonte pela EN18, para os acompanhar até à Guarda, num misto de caminhos de terra e asfalto, pois como o comboio às 16:22 não havia margem de manobra para perder muito tempo.

De Belmonte descemos até à EN18, onde pretendíamos visitar a Torre de Centum Cellas. Infelizmente o caminho traçado no GPS estava fechado, seguimos em frente para uns metros a seguir virar à esquerda para um caminho de terra, no vale da Ribeira de Gaia.

Esse caminho, quase plano, levou-nos até ao cruzamento para a Vela, onde viramos em direcção à Benespera. A seguir à Benespera tínhamos previsto ir por terra, mas para evitar atrasos, seguimos sempre por estrada (EN548) até ao Barracão. No Barracão fizemos mais um pouco de terra, contornando assim o Monte Calvo. Passámos o Noéme, que aqui ainda corre limpido e cristalino, pena não ser sempre assim!

Chegámos assim à Guarda. Vejam o relato de toda esta aventura aqui: http://velocipedia.blogspot.com/

E pergunto eu...esta rota toda bem marcada desde Tavira, quanto dinheiro traria ao interior, com um investimento mínimo?

2º BTT Just in Time Castanheira

Realizou-se no passado dia 10 de Junho o 2º BTT Just in Time da Castanheira.

Foi um passeio à moda antiga, com guias, setas e fitas a marcar o percurso, abastecimentos frequentes e muita diversão!

Antes de mais, aqui ficam algumas fotos da parte mais difícil do passeio:




É verdade, o passeio de BTT, que decorreu em algumas secções pelo mesmo percurso da Transportugal, foi muito fácil comparado com o desafio do almoço.

Para além do abastecimento aos 20 km (que não vi o que tinha pois não parei), mal se chegava ao fim havia uma mesa com fruta, bolos, salgados, sandes, bebidas. A variedade era tanta que foi difícil chegar ao almoço ainda com fome! Ainda por cima tudo caseiro e muito bom, nada de bolos embalados de supermercado!

Depois veio o almoço. Chouriço e alheiras assados, porco no espeto, salada, pão. Tudo muito bom, foi difícil parar de comer. Também foi complicado comer, o vento era tanto que quando o copo e o prato estavam vazios voavam da mesa. A solução era ir mantendo tudo cheio!

Quando já não havia espaço para mais nada, vieram as sobremesas. Além dos bolos todos que havia ao inicio, ainda apareceram mais sobremesas caseiras. Pudim, arroz doce, semi-frios e muitas outras. Não esquecendo as cerejas!

Já agora, falar um bocadinho do BTT. Esta zona é muito gira, com os caminhos entre muros antigos e muito granito, mas sem grande dificuldade física, é uma zona plana. A pouca chuva que caiu chegou para tornar tudo mais complicado, pois granito e água é uma combinação perigosa. Felizmente não houve quedas graves!



Eu levei uma bicicleta do século passado, montada com material de sucata, logo ao inicio fiquem sem mudanças atrás. Improvisei com o limitador do desviador de trás para uma mudança intermédia e fiz o resto dos 30 km assim, em triple-speed. Ainda pensei ir aos 50 km, mas vi tantos bolos!

Falta ainda falar do espaço onde decorreu o almoço. Foi no Espaço Aquático da Castanheira, um local muito agradável no meio de grandes blocos de granito. Pena mesmo o tempo, a lembrar mais um dia do Inverno que parece não ter fim...



Os parabéns a todos (e foram muitos) que tiveram a trabalheira de organizar este passeio, especialmente quem teve muitas horas na cozinha a preparar todas aquelas sobremesas!