Para queimar as caloria acumuladas no passeio de ontem, nada melhor que uma voltinha mais dura.
Fui escoltar durante alguns quilómetros 2 "malucos" que estão a traçar o caminho para Santiago pela zona Este do país.
Começaram em Tavira e hoje iam fazer uma etapa desde Alpedrinha até à Guarda, onde iriam apanhar o comboio regional.
Fui ter com eles a Belmonte pela EN18, para os acompanhar até à Guarda, num misto de caminhos de terra e asfalto, pois como o comboio às 16:22 não havia margem de manobra para perder muito tempo.
De Belmonte descemos até à EN18, onde pretendíamos visitar a Torre de Centum Cellas. Infelizmente o caminho traçado no GPS estava fechado, seguimos em frente para uns metros a seguir virar à esquerda para um caminho de terra, no vale da Ribeira de Gaia.
Esse caminho, quase plano, levou-nos até ao cruzamento para a Vela, onde viramos em direcção à Benespera. A seguir à Benespera tínhamos previsto ir por terra, mas para evitar atrasos, seguimos sempre por estrada (EN548) até ao Barracão. No Barracão fizemos mais um pouco de terra, contornando assim o Monte Calvo. Passámos o Noéme, que aqui ainda corre limpido e cristalino, pena não ser sempre assim!
Chegámos assim à Guarda. Vejam o relato de toda esta aventura aqui: http://velocipedia.blogspot.com/
E pergunto eu...esta rota toda bem marcada desde Tavira, quanto dinheiro traria ao interior, com um investimento mínimo?
sexta-feira, 11 de junho de 2010
2º BTT Just in Time Castanheira
Realizou-se no passado dia 10 de Junho o 2º BTT Just in Time da Castanheira.
Foi um passeio à moda antiga, com guias, setas e fitas a marcar o percurso, abastecimentos frequentes e muita diversão!
Antes de mais, aqui ficam algumas fotos da parte mais difícil do passeio:
É verdade, o passeio de BTT, que decorreu em algumas secções pelo mesmo percurso da Transportugal, foi muito fácil comparado com o desafio do almoço.
Para além do abastecimento aos 20 km (que não vi o que tinha pois não parei), mal se chegava ao fim havia uma mesa com fruta, bolos, salgados, sandes, bebidas. A variedade era tanta que foi difícil chegar ao almoço ainda com fome! Ainda por cima tudo caseiro e muito bom, nada de bolos embalados de supermercado!
Depois veio o almoço. Chouriço e alheiras assados, porco no espeto, salada, pão. Tudo muito bom, foi difícil parar de comer. Também foi complicado comer, o vento era tanto que quando o copo e o prato estavam vazios voavam da mesa. A solução era ir mantendo tudo cheio!
Quando já não havia espaço para mais nada, vieram as sobremesas. Além dos bolos todos que havia ao inicio, ainda apareceram mais sobremesas caseiras. Pudim, arroz doce, semi-frios e muitas outras. Não esquecendo as cerejas!
Já agora, falar um bocadinho do BTT. Esta zona é muito gira, com os caminhos entre muros antigos e muito granito, mas sem grande dificuldade física, é uma zona plana. A pouca chuva que caiu chegou para tornar tudo mais complicado, pois granito e água é uma combinação perigosa. Felizmente não houve quedas graves!
Eu levei uma bicicleta do século passado, montada com material de sucata, logo ao inicio fiquem sem mudanças atrás. Improvisei com o limitador do desviador de trás para uma mudança intermédia e fiz o resto dos 30 km assim, em triple-speed. Ainda pensei ir aos 50 km, mas vi tantos bolos!
Falta ainda falar do espaço onde decorreu o almoço. Foi no Espaço Aquático da Castanheira, um local muito agradável no meio de grandes blocos de granito. Pena mesmo o tempo, a lembrar mais um dia do Inverno que parece não ter fim...
Os parabéns a todos (e foram muitos) que tiveram a trabalheira de organizar este passeio, especialmente quem teve muitas horas na cozinha a preparar todas aquelas sobremesas!
Foi um passeio à moda antiga, com guias, setas e fitas a marcar o percurso, abastecimentos frequentes e muita diversão!
Antes de mais, aqui ficam algumas fotos da parte mais difícil do passeio:
É verdade, o passeio de BTT, que decorreu em algumas secções pelo mesmo percurso da Transportugal, foi muito fácil comparado com o desafio do almoço.
Para além do abastecimento aos 20 km (que não vi o que tinha pois não parei), mal se chegava ao fim havia uma mesa com fruta, bolos, salgados, sandes, bebidas. A variedade era tanta que foi difícil chegar ao almoço ainda com fome! Ainda por cima tudo caseiro e muito bom, nada de bolos embalados de supermercado!
Depois veio o almoço. Chouriço e alheiras assados, porco no espeto, salada, pão. Tudo muito bom, foi difícil parar de comer. Também foi complicado comer, o vento era tanto que quando o copo e o prato estavam vazios voavam da mesa. A solução era ir mantendo tudo cheio!
Quando já não havia espaço para mais nada, vieram as sobremesas. Além dos bolos todos que havia ao inicio, ainda apareceram mais sobremesas caseiras. Pudim, arroz doce, semi-frios e muitas outras. Não esquecendo as cerejas!
Já agora, falar um bocadinho do BTT. Esta zona é muito gira, com os caminhos entre muros antigos e muito granito, mas sem grande dificuldade física, é uma zona plana. A pouca chuva que caiu chegou para tornar tudo mais complicado, pois granito e água é uma combinação perigosa. Felizmente não houve quedas graves!
Eu levei uma bicicleta do século passado, montada com material de sucata, logo ao inicio fiquem sem mudanças atrás. Improvisei com o limitador do desviador de trás para uma mudança intermédia e fiz o resto dos 30 km assim, em triple-speed. Ainda pensei ir aos 50 km, mas vi tantos bolos!
Falta ainda falar do espaço onde decorreu o almoço. Foi no Espaço Aquático da Castanheira, um local muito agradável no meio de grandes blocos de granito. Pena mesmo o tempo, a lembrar mais um dia do Inverno que parece não ter fim...
Os parabéns a todos (e foram muitos) que tiveram a trabalheira de organizar este passeio, especialmente quem teve muitas horas na cozinha a preparar todas aquelas sobremesas!
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Percurso Pedestre CMG - Vila Soeiro
Depois de um mês de muito trabalho e viagens de Norte a Sul do país (a Transportugal, um passeio da Saddle Skedaddle e a Travessia de Portugal), finalmente um dia livre para passear!
O que pensei que seria um agradável passeio pelo campo, nas margens do rio Mondego, tornou-se uma grande aventura.
Fui fazer um percurso pedestre que foi marcado pelo Clube de Montanhismo da Guarda, nas freguesias de Vila Soeiro, Videmonte e Trinta.
O percurso não é muito dificil, apesar de ter desniveis de mais de 500 metros, mas a chuva do Inverno e o calor das ultimas semanas provocaram uma explosão de verde! Em quase toda a extensão do percurso a vegetação tapou o caminho, dificultando a progressão e obrigando a ter muita atenção onde se coloca os pés!
De manhã o tempo estava fresco, com o sol tapado por nuvens e nevoeiro. Apesar disso, deu para transpirar bem na subida desde Vila Soeiro até ao Marco Geodósico do Cabeço do Meio, dos 615 até aos 1080 metros de altitude.
Depois o percurso ficou mais fácil, com alguns metros percorridos no planalto. O Sol também apareceu em força, permitindo ver toda a beleza das paisagens.
Mas as facilidades não duraram muito. Pouco a pouco, a descida para o rio Mondego foi ficando mais inclinada e a vegetação mais densa. Ao fundo ainda se via a aldeia de Trinta, que acabou por desaparecer mais para o fundo do vale.
Após a passagem do rio Mondego numa ponte onde era aconselhável passar uma pessoa de cada vez (abana mas não cai!), seguimos por um estradão, que apesar de subir bastante, soube muito bem por permitir andar mais depressa.
A subida não durou muito, mas o bom piso também não. Até ao fim já não havia grandes inclinações, mas a proximidade do rio e o facto da encosta ser mais exposta ao Sol criaram uma barreira verde ainda mais intransponível!
Passámos por cima da da Quinta do Dionisio, onde existe um teatro de bolso, que iria receber um espectáculo à tarde do OVNI.
Já perto do fim entrámos na levada da barragem do Pateiro, uma das mais antigas de Portugal.
Em resumo, é um percurso muito bonito, que está a precisar de ser mais utilizado para que a vegetação não leve a melhor!
Mais fotos em: http://picasaweb.google.com/ruimssousa/PedestreCMGVilaSoeiro#
O que pensei que seria um agradável passeio pelo campo, nas margens do rio Mondego, tornou-se uma grande aventura.
Fui fazer um percurso pedestre que foi marcado pelo Clube de Montanhismo da Guarda, nas freguesias de Vila Soeiro, Videmonte e Trinta.
O percurso não é muito dificil, apesar de ter desniveis de mais de 500 metros, mas a chuva do Inverno e o calor das ultimas semanas provocaram uma explosão de verde! Em quase toda a extensão do percurso a vegetação tapou o caminho, dificultando a progressão e obrigando a ter muita atenção onde se coloca os pés!
De manhã o tempo estava fresco, com o sol tapado por nuvens e nevoeiro. Apesar disso, deu para transpirar bem na subida desde Vila Soeiro até ao Marco Geodósico do Cabeço do Meio, dos 615 até aos 1080 metros de altitude.
Depois o percurso ficou mais fácil, com alguns metros percorridos no planalto. O Sol também apareceu em força, permitindo ver toda a beleza das paisagens.
Mas as facilidades não duraram muito. Pouco a pouco, a descida para o rio Mondego foi ficando mais inclinada e a vegetação mais densa. Ao fundo ainda se via a aldeia de Trinta, que acabou por desaparecer mais para o fundo do vale.
Após a passagem do rio Mondego numa ponte onde era aconselhável passar uma pessoa de cada vez (abana mas não cai!), seguimos por um estradão, que apesar de subir bastante, soube muito bem por permitir andar mais depressa.
A subida não durou muito, mas o bom piso também não. Até ao fim já não havia grandes inclinações, mas a proximidade do rio e o facto da encosta ser mais exposta ao Sol criaram uma barreira verde ainda mais intransponível!
Passámos por cima da da Quinta do Dionisio, onde existe um teatro de bolso, que iria receber um espectáculo à tarde do OVNI.
Já perto do fim entrámos na levada da barragem do Pateiro, uma das mais antigas de Portugal.
Em resumo, é um percurso muito bonito, que está a precisar de ser mais utilizado para que a vegetação não leve a melhor!
Mais fotos em: http://picasaweb.google.com/ruimssousa/PedestreCMGVilaSoeiro#
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Feira Franca - Sabugal - 25-04-2010
Vai-se realizar no próximo Domingo, dia 25 de Abril, aa Feira Franca do Sabugal, no Largo da Castelo, das 9:00 às 19:00.
Na Feira Franca do Sabugal poderá encontrar produtos agrícolas locais, como enchidos e queijos, além de antiguidades, velharias e outros produtos rurais.
É uma organização da Casa do Castelo e do Cyber Café “O Bardo”., contando com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal, Blogue Capeia Arraiana, Rádio Caria e Localvisão. Contactos: 271 754 169 / 271 615 283
Mas neste fim-de-semana há muitos outros eventos que justificam uma visita ao Sabugal:
- Concurso de Pesca à Truta com Isco Artificial.
- Passeio de Motas "Rota dos 5 Castelos".
- Passeio de Bicicleta em Trigais.
- IV Tunas na Raia.
- Caminhada, Peddy Paper, Jogos tradicionais e Sardinhada nas Comemorações do 25 de Abril.
Para mais informações consulte a Agenda Municipal do Sabugal: http://agendamunicipal.cm-sabugal.pt/
Na Feira Franca do Sabugal poderá encontrar produtos agrícolas locais, como enchidos e queijos, além de antiguidades, velharias e outros produtos rurais.
É uma organização da Casa do Castelo e do Cyber Café “O Bardo”., contando com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal, Blogue Capeia Arraiana, Rádio Caria e Localvisão. Contactos: 271 754 169 / 271 615 283
Mas neste fim-de-semana há muitos outros eventos que justificam uma visita ao Sabugal:
- Concurso de Pesca à Truta com Isco Artificial.
- Passeio de Motas "Rota dos 5 Castelos".
- Passeio de Bicicleta em Trigais.
- IV Tunas na Raia.
- Caminhada, Peddy Paper, Jogos tradicionais e Sardinhada nas Comemorações do 25 de Abril.
Para mais informações consulte a Agenda Municipal do Sabugal: http://agendamunicipal.cm-sabugal.pt/
terça-feira, 30 de março de 2010
Jantar e prova de vinhos - Feital, Trancoso
A associação Luzlinar vai organizar a seguinte actividade:
O vinho da terra à mesa dos deuses
Viagem vitícola pela beira interior e prova de vinhos.
Dia 10 de Abril.
Orientação de Tila Silva.
Oficina – prova de vinhos, orientada pela agrónoma Tila Silva, que depois de uma introdução à história do vinho, nos conduzirá numa viagem pela região vitícola da Beira Interior, terminando com uma prova de alguns dos seus melhores representantes:
1. Quinta do Cardo - síria 2007 (branco)
2. Quinta de Currais - colheita seleccionada (branco 2007)
3. Sete Capelas - touriga nacional 2007 (tinto)
4. Quinta dos Termos - reserva 2005 (Tinto)
Entretanto, o artista gastronómico António Lino vai prepara-nos um jantar especial.
A oficina decorre no Feital, no atelier “Temos Tempo”, entre as 15 e as 20 horas. A inscrição é obrigatória até 5 de Abril e o número de participantes é limitado. O valor da participação é de 18 euros.
Inscrições:
geral@luzlinar.org – 271 881 245
Maria Lino – 938 723 037 | Carlos Fernandes – 934 242 828
A associação luzlinar é uma estrutura financiada pela Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura e apoiada pelo Município de Trancoso.
O vinho da terra à mesa dos deuses
Viagem vitícola pela beira interior e prova de vinhos.
Dia 10 de Abril.
Orientação de Tila Silva.
Oficina – prova de vinhos, orientada pela agrónoma Tila Silva, que depois de uma introdução à história do vinho, nos conduzirá numa viagem pela região vitícola da Beira Interior, terminando com uma prova de alguns dos seus melhores representantes:
1. Quinta do Cardo - síria 2007 (branco)
2. Quinta de Currais - colheita seleccionada (branco 2007)
3. Sete Capelas - touriga nacional 2007 (tinto)
4. Quinta dos Termos - reserva 2005 (Tinto)
Entretanto, o artista gastronómico António Lino vai prepara-nos um jantar especial.
A oficina decorre no Feital, no atelier “Temos Tempo”, entre as 15 e as 20 horas. A inscrição é obrigatória até 5 de Abril e o número de participantes é limitado. O valor da participação é de 18 euros.
Inscrições:
geral@luzlinar.org – 271 881 245
Maria Lino – 938 723 037 | Carlos Fernandes – 934 242 828
A associação luzlinar é uma estrutura financiada pela Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura e apoiada pelo Município de Trancoso.
quinta-feira, 4 de março de 2010
Reconhecimentos da Transportugal 2010
O fim-de-semana de Carnaval foi passado numa viagem de Bragança à Guarda, a fazer reconhecimentos da Transportugal 2010.
Na segunda-feira, dia 15 de Fevereiro, os reconhecimento entre Castelo Rodrigo e a Guarda foram abortados por causa de um forte nevão.
No final do dia o tempo melhorou, aproveitámos para pedalar um pouco pelo percurso da Transportugal, num cenário que espero que seja bem diferente daquele que vai estar no próximo dia 1 de Maio!
Vejam o video!
Na segunda-feira, dia 15 de Fevereiro, os reconhecimento entre Castelo Rodrigo e a Guarda foram abortados por causa de um forte nevão.
No final do dia o tempo melhorou, aproveitámos para pedalar um pouco pelo percurso da Transportugal, num cenário que espero que seja bem diferente daquele que vai estar no próximo dia 1 de Maio!
Vejam o video!
quarta-feira, 3 de março de 2010
A Horta e o Jardim Biológicos
O livro que estou a ler actualmente: "A Horta e o Jardim Biológicos".
Espero que me seja útil em breve!
Espero que me seja útil em breve!
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Adiamento da Marcha das Amendoeiras
Devido às condições meteorológicas previstas para o próximo fim de semana, a marcha das amendoeiras em flor foi adiada para o dia 14 de Março.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Amendoeiras 2010
No próximo domingo, dia 28 de Fevereiro, vai-se realizar o encontro de caminheiros "Amendoeiras 2010".
É organizado pelo Clube Montanhismo da Guarda, tem a duração de 3 horas e cerca de 12 km. O inicio do percurso é no Penedo do Durão, um local onde se podem ver abutres a voar à nossa frente. O final do percurso é em Barca d'Alva e pelo meio visita-se locais de rara beleza como a Calçada de Alpajares.
A partida dos caminheiros faz-se em autocarro a partir da cidade da Guarda.
Para mais informação e inscrições, os contactos do Clube Montanhismo da Guarda são os seguintes: Email: clube@montanhismo-guarda.pt; Telefone/Fax: 271 222 840; Telemóvel: 967 474 006
Para quem não é da Guarda, fica uma sugestão de alojamento, o Hotel Lusitânia Parque.
É organizado pelo Clube Montanhismo da Guarda, tem a duração de 3 horas e cerca de 12 km. O inicio do percurso é no Penedo do Durão, um local onde se podem ver abutres a voar à nossa frente. O final do percurso é em Barca d'Alva e pelo meio visita-se locais de rara beleza como a Calçada de Alpajares.
A partida dos caminheiros faz-se em autocarro a partir da cidade da Guarda.
Para mais informação e inscrições, os contactos do Clube Montanhismo da Guarda são os seguintes: Email: clube@montanhismo-guarda.pt; Telefone/Fax: 271 222 840; Telemóvel: 967 474 006
Para quem não é da Guarda, fica uma sugestão de alojamento, o Hotel Lusitânia Parque.
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Rescaldo da Marcha Regional do CMG
Realizou-se hoje de manhã a Marcha Regional organizada pelo Clube de Montanhismo da Guarda, com inicio e fim em Sobral da Serra.
A marcha iniciou-se pouco depois das 9:00, tendo estado presentes cerca de 40 pessoas. O ponto de partida foi em frente à Igreja de Sobral da Serra.
Igreja de Sobral da Serra.
O percurso inicial percorreu caminhos rurais, sem grandes desníveis. Alguns sobreiros antigos impressionavam pelo seu tamanho.
Sobreiros antigos com cortiça retirada.
Um pouco mais à frente iniciou-se a subida que nos iria levar a passar por cima da A25, tocar a Linha da Beira Alta e acabar no Picoto do Sobral. Ao longe viam-se as 4 torres eólicas que existem muito perto da cidade da Guarda, em Tintinolho.
A A25 numa zona de forte descida, com uma escapatória de emergência.
A Linha da Beira Alta.
As eólicas lá ao longe no meio do nevoeiro.
O granito domina!
Junto ao Picoto do Sobral fez-se um pequeno desvio ao caminho para chegar ao topo. A vista é espectacular!
Os primeiro a chegar ao topo!
Vista para o Vale do Mondego.
Na descida em direcção a Amoreiras do Mondego passámos alguns caminhos mais fechados, mas muito divertidos de descer. Pedras, ramos e raízes, vegetação fechada, musgo!
Por onde é o caminho?
Depois de passar por baixo da A25, o caminho ficou mais plano e mais aberto. O muito que choveu este ano contribuiu para deixar tudo muito verde e cheio de vida nos locais mais inesperados.
Árvore com cogumelos na casca.
Caminho antigo, cheio de musgo.
Após a passagem pelas Amoreiras do Mondego, o caminho tornou-se mais fácil e plano. Chegámos a Sobral da Serra 3 horas e 10 quilómetros depois da partida. A fome já apertava, seguimos de carro até a um parte de merendas na margem do rio Mondego, em Porto da Carne.
O rio Mondego em Porto da Carne.
É um local muito bonito, mas a necessitar de maiores cuidados por parte da Junta de Freguesia de Porto da Carne e da Câmara Municipal da Guarda. Há muito lixo no chão, poucas meses e os bancos improvisados estavam presos por cordas podres, não aguentaram todo o almoço!
Bancos fraquinhos!
Como não sabia que havia pic-nic, só levei umas barras de cereais para almoçar. Mas onde almoça um português, almoçam mais 2 ou 3 e houve comida de sobra para todos. Quiche de bacalhau e camarão, omelete, salada, pão e queijo caseiros, doce de tapioca, bolo de maça, fruta. Tudo regado com um excelente vinho, Xisto Roquette e Cazes de 2005!
A preparação do pic-nic!
A garrafa de vinho vazia!
Mais fotos aqui.
Os meus agradecimentos ao Clube Montanhismo da Guarda por este belo e relaxante passeio e a todos os presentes pela excelente companhia. Espero estar presente nas restantes marchas que vão ser organizadas este ano pelo C.M.G.
A próxima é já no dia 28 de Fevereiro, a Marcha das Amendoeiras, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e Freixo de Espada a Cinta. Há candidatos a virem até à Guarda?
Subscrever:
Mensagens (Atom)


