A associação Luzlinar vai organizar a seguinte actividade:
O vinho da terra à mesa dos deuses
Viagem vitícola pela beira interior e prova de vinhos.
Dia 10 de Abril.
Orientação de Tila Silva.
Oficina – prova de vinhos, orientada pela agrónoma Tila Silva, que depois de uma introdução à história do vinho, nos conduzirá numa viagem pela região vitícola da Beira Interior, terminando com uma prova de alguns dos seus melhores representantes:
1. Quinta do Cardo - síria 2007 (branco)
2. Quinta de Currais - colheita seleccionada (branco 2007)
3. Sete Capelas - touriga nacional 2007 (tinto)
4. Quinta dos Termos - reserva 2005 (Tinto)
Entretanto, o artista gastronómico António Lino vai prepara-nos um jantar especial.
A oficina decorre no Feital, no atelier “Temos Tempo”, entre as 15 e as 20 horas. A inscrição é obrigatória até 5 de Abril e o número de participantes é limitado. O valor da participação é de 18 euros.
Inscrições:
geral@luzlinar.org – 271 881 245
Maria Lino – 938 723 037 | Carlos Fernandes – 934 242 828
A associação luzlinar é uma estrutura financiada pela Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura e apoiada pelo Município de Trancoso.
terça-feira, 30 de março de 2010
quinta-feira, 4 de março de 2010
Reconhecimentos da Transportugal 2010
O fim-de-semana de Carnaval foi passado numa viagem de Bragança à Guarda, a fazer reconhecimentos da Transportugal 2010.
Na segunda-feira, dia 15 de Fevereiro, os reconhecimento entre Castelo Rodrigo e a Guarda foram abortados por causa de um forte nevão.
No final do dia o tempo melhorou, aproveitámos para pedalar um pouco pelo percurso da Transportugal, num cenário que espero que seja bem diferente daquele que vai estar no próximo dia 1 de Maio!
Vejam o video!
Na segunda-feira, dia 15 de Fevereiro, os reconhecimento entre Castelo Rodrigo e a Guarda foram abortados por causa de um forte nevão.
No final do dia o tempo melhorou, aproveitámos para pedalar um pouco pelo percurso da Transportugal, num cenário que espero que seja bem diferente daquele que vai estar no próximo dia 1 de Maio!
Vejam o video!
quarta-feira, 3 de março de 2010
A Horta e o Jardim Biológicos
O livro que estou a ler actualmente: "A Horta e o Jardim Biológicos".
Espero que me seja útil em breve!
Espero que me seja útil em breve!
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Adiamento da Marcha das Amendoeiras
Devido às condições meteorológicas previstas para o próximo fim de semana, a marcha das amendoeiras em flor foi adiada para o dia 14 de Março.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Amendoeiras 2010
No próximo domingo, dia 28 de Fevereiro, vai-se realizar o encontro de caminheiros "Amendoeiras 2010".
É organizado pelo Clube Montanhismo da Guarda, tem a duração de 3 horas e cerca de 12 km. O inicio do percurso é no Penedo do Durão, um local onde se podem ver abutres a voar à nossa frente. O final do percurso é em Barca d'Alva e pelo meio visita-se locais de rara beleza como a Calçada de Alpajares.
A partida dos caminheiros faz-se em autocarro a partir da cidade da Guarda.
Para mais informação e inscrições, os contactos do Clube Montanhismo da Guarda são os seguintes: Email: clube@montanhismo-guarda.pt; Telefone/Fax: 271 222 840; Telemóvel: 967 474 006
Para quem não é da Guarda, fica uma sugestão de alojamento, o Hotel Lusitânia Parque.
É organizado pelo Clube Montanhismo da Guarda, tem a duração de 3 horas e cerca de 12 km. O inicio do percurso é no Penedo do Durão, um local onde se podem ver abutres a voar à nossa frente. O final do percurso é em Barca d'Alva e pelo meio visita-se locais de rara beleza como a Calçada de Alpajares.
A partida dos caminheiros faz-se em autocarro a partir da cidade da Guarda.
Para mais informação e inscrições, os contactos do Clube Montanhismo da Guarda são os seguintes: Email: clube@montanhismo-guarda.pt; Telefone/Fax: 271 222 840; Telemóvel: 967 474 006
Para quem não é da Guarda, fica uma sugestão de alojamento, o Hotel Lusitânia Parque.
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Rescaldo da Marcha Regional do CMG
Realizou-se hoje de manhã a Marcha Regional organizada pelo Clube de Montanhismo da Guarda, com inicio e fim em Sobral da Serra.
A marcha iniciou-se pouco depois das 9:00, tendo estado presentes cerca de 40 pessoas. O ponto de partida foi em frente à Igreja de Sobral da Serra.
Igreja de Sobral da Serra.
O percurso inicial percorreu caminhos rurais, sem grandes desníveis. Alguns sobreiros antigos impressionavam pelo seu tamanho.
Sobreiros antigos com cortiça retirada.
Um pouco mais à frente iniciou-se a subida que nos iria levar a passar por cima da A25, tocar a Linha da Beira Alta e acabar no Picoto do Sobral. Ao longe viam-se as 4 torres eólicas que existem muito perto da cidade da Guarda, em Tintinolho.
A A25 numa zona de forte descida, com uma escapatória de emergência.
A Linha da Beira Alta.
As eólicas lá ao longe no meio do nevoeiro.
O granito domina!
Junto ao Picoto do Sobral fez-se um pequeno desvio ao caminho para chegar ao topo. A vista é espectacular!
Os primeiro a chegar ao topo!
Vista para o Vale do Mondego.
Na descida em direcção a Amoreiras do Mondego passámos alguns caminhos mais fechados, mas muito divertidos de descer. Pedras, ramos e raízes, vegetação fechada, musgo!
Por onde é o caminho?
Depois de passar por baixo da A25, o caminho ficou mais plano e mais aberto. O muito que choveu este ano contribuiu para deixar tudo muito verde e cheio de vida nos locais mais inesperados.
Árvore com cogumelos na casca.
Caminho antigo, cheio de musgo.
Após a passagem pelas Amoreiras do Mondego, o caminho tornou-se mais fácil e plano. Chegámos a Sobral da Serra 3 horas e 10 quilómetros depois da partida. A fome já apertava, seguimos de carro até a um parte de merendas na margem do rio Mondego, em Porto da Carne.
O rio Mondego em Porto da Carne.
É um local muito bonito, mas a necessitar de maiores cuidados por parte da Junta de Freguesia de Porto da Carne e da Câmara Municipal da Guarda. Há muito lixo no chão, poucas meses e os bancos improvisados estavam presos por cordas podres, não aguentaram todo o almoço!
Bancos fraquinhos!
Como não sabia que havia pic-nic, só levei umas barras de cereais para almoçar. Mas onde almoça um português, almoçam mais 2 ou 3 e houve comida de sobra para todos. Quiche de bacalhau e camarão, omelete, salada, pão e queijo caseiros, doce de tapioca, bolo de maça, fruta. Tudo regado com um excelente vinho, Xisto Roquette e Cazes de 2005!
A preparação do pic-nic!
A garrafa de vinho vazia!
Mais fotos aqui.
Os meus agradecimentos ao Clube Montanhismo da Guarda por este belo e relaxante passeio e a todos os presentes pela excelente companhia. Espero estar presente nas restantes marchas que vão ser organizadas este ano pelo C.M.G.
A próxima é já no dia 28 de Fevereiro, a Marcha das Amendoeiras, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e Freixo de Espada a Cinta. Há candidatos a virem até à Guarda?
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Clube Montanhismo da Guarda - Passeio pedestre 7 Fevereiro
O Clube Montanhismo da Guarda vai organizar um passeio pedestre no próximo dia 7 de Fevereiro.
Mais informação no cartaz:
Mais informação no cartaz:
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
3º Torneio de Malha de Salão - Vela - 07-02-2010
No dia 07-02-2010 (Domingo) vai-se realizar na freguesia da Vela o 3º Torneio de Malha de Salão, a partir das 9:30 na Junta de Freguesia.
Aqui fica o cartaz:
Aqui fica o cartaz:
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Queijo da Serra
Para quem gosta de Queijo da Serra, o mês de Fevereiro vai ser em grande!
No fim-de-semana de 13 e 14 de Fevereiro vão existir duas feiras, uma em Celorico da Beira e outra em Seia.
A de Celorico da Beira decorre dos dias 12 a 14 de Fevereiro. Além do Queijo da Serra, ainda há outro motivos de animação, como Ranchos Folclóricos, Artesanato, Tasquinhas, BTT, Desportos Aventura, Concertos e Revista à Portuguesa. Deverá ser publicado em breve o programa completo no site da C.M. Celorico da Beira.
No fim-de-semana de 13 e 14 de Fevereiro vão existir duas feiras, uma em Celorico da Beira e outra em Seia.
A de Celorico da Beira decorre dos dias 12 a 14 de Fevereiro. Além do Queijo da Serra, ainda há outro motivos de animação, como Ranchos Folclóricos, Artesanato, Tasquinhas, BTT, Desportos Aventura, Concertos e Revista à Portuguesa. Deverá ser publicado em breve o programa completo no site da C.M. Celorico da Beira.
Em Seia a feira decorre apenas no sábado, dia 13 de Fevereiro, também com várias actividades paralelas. Para mais informação ver notícia aqui.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
A Husse Guarda e o Jornal "Nova Guarda" estão a promover um passatempo fotográfico até sexta-feira, dia 22-01-2010. Aqui ficam as instruções para participar:
Envie-nos uma fotografia do seu cão e/ou gato. Os autores das melhores fotos serão recompensados com fabulosos produtos Husse. Todos o participantes residentes no Concelho da Guarda receberão um brinde. As fotografias deverão ser enviadas até ao dia 22-01-2010 por:
- carta, acompanhada por este cupão preenchido para a seguinte morada: Passatempo Husse, Jornal Nova Guarda, Rua António Sérgio, Edifício Liberal, Loja Q, 6300-665 Guarda.
- e-mail, guarda@husse.pt, mencionando os dados solicitados neste cupão.
Os vencedores serão informados por telefone e carta até ao dia 26-01-2010.
O regulamento completo poderá ser consultado no Jornal “Nova Guarda” ou solicitado via e-mail.
Ofertas:
Cão: 1ª Lugar: Saco 15 Kg; 2ª Lugar: Saco 7 Kg; 3ª Lugar: 3 Snacks Husse.
Gato: 1ª Lugar: Saco 2 Kg + Cx. Areão + Lata Paté; 2ª Lugar: Saco 3 Kg + Cx. Areão; 3ª Lugar: Cx. Areão
Todos os participantes residentes no Concelho da Guarda: Brinde Husse
Envie-nos uma fotografia do seu cão e/ou gato. Os autores das melhores fotos serão recompensados com fabulosos produtos Husse. Todos o participantes residentes no Concelho da Guarda receberão um brinde. As fotografias deverão ser enviadas até ao dia 22-01-2010 por:
- carta, acompanhada por este cupão preenchido para a seguinte morada: Passatempo Husse, Jornal Nova Guarda, Rua António Sérgio, Edifício Liberal, Loja Q, 6300-665 Guarda.
- e-mail, guarda@husse.pt, mencionando os dados solicitados neste cupão.
Os vencedores serão informados por telefone e carta até ao dia 26-01-2010.
O regulamento completo poderá ser consultado no Jornal “Nova Guarda” ou solicitado via e-mail.
Ofertas:
Cão: 1ª Lugar: Saco 15 Kg; 2ª Lugar: Saco 7 Kg; 3ª Lugar: 3 Snacks Husse.
Gato: 1ª Lugar: Saco 2 Kg + Cx. Areão + Lata Paté; 2ª Lugar: Saco 3 Kg + Cx. Areão; 3ª Lugar: Cx. Areão
Todos os participantes residentes no Concelho da Guarda: Brinde Husse
Subscrever:
Mensagens (Atom)






