segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Amendoeiras 2010

No próximo domingo, dia 28 de Fevereiro, vai-se realizar o encontro de caminheiros "Amendoeiras 2010".

É organizado pelo Clube Montanhismo da Guarda, tem a duração de 3 horas e cerca de 12 km. O inicio do percurso é no Penedo do Durão, um local onde se podem ver abutres a voar à nossa frente. O final do percurso é em Barca d'Alva e pelo meio visita-se locais de rara beleza como a Calçada de Alpajares.

A partida dos caminheiros faz-se em autocarro a partir da cidade da Guarda.

Para mais informação e inscrições, os contactos do Clube Montanhismo da Guarda são os seguintes: Email: clube@montanhismo-guarda.pt; Telefone/Fax: 271 222 840; Telemóvel: 967 474 006


Para quem não é da Guarda, fica uma sugestão de alojamento, o Hotel Lusitânia Parque.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Rescaldo da Marcha Regional do CMG

Realizou-se hoje de manhã a Marcha Regional organizada pelo Clube de Montanhismo da Guarda, com inicio e fim em Sobral da Serra.

A marcha iniciou-se pouco depois das 9:00, tendo estado presentes cerca de 40 pessoas. O ponto de partida foi em frente à Igreja de Sobral da Serra.

Igreja de Sobral da Serra.

O percurso inicial percorreu caminhos rurais, sem grandes desníveis. Alguns sobreiros antigos impressionavam pelo seu tamanho.

 
Sobreiros antigos com cortiça retirada.

Um pouco mais à frente iniciou-se a subida que nos iria levar a passar por cima da A25, tocar  a Linha da Beira Alta e acabar no Picoto do Sobral. Ao longe viam-se as 4 torres eólicas que existem muito perto da cidade da Guarda, em Tintinolho.

 
A A25 numa zona de forte descida, com uma escapatória de emergência.
 
A Linha da Beira Alta.

As eólicas lá ao longe no meio do nevoeiro.

 
O granito domina!
Junto ao Picoto do Sobral fez-se um pequeno desvio ao caminho para chegar ao topo. A vista é espectacular! 

 
Os primeiro a chegar ao topo!
 
Vista para o Vale do Mondego.
Na descida em direcção a Amoreiras do Mondego passámos alguns caminhos mais fechados, mas muito divertidos de descer. Pedras, ramos e raízes, vegetação fechada, musgo!

  
Por onde é o caminho?

Depois de passar por baixo da A25, o caminho ficou mais plano e mais aberto. O muito que choveu este ano contribuiu para deixar tudo muito verde e cheio de vida nos locais mais inesperados.

  
Árvore com cogumelos na casca.

 
Caminho antigo, cheio de musgo.
Após a passagem pelas Amoreiras do Mondego, o caminho tornou-se mais fácil e plano. Chegámos a Sobral da Serra 3 horas e 10 quilómetros depois da partida. A fome já apertava, seguimos de carro até a um parte de merendas na margem do rio Mondego, em Porto da Carne.

 
O rio Mondego em Porto da Carne.
 
É um local muito bonito, mas a necessitar de maiores cuidados por parte da Junta de Freguesia de Porto da Carne e da Câmara Municipal da Guarda. Há muito lixo no chão, poucas meses e os bancos improvisados estavam presos por cordas podres, não aguentaram todo o almoço!

 
Bancos fraquinhos!

Como não sabia que havia pic-nic, só levei umas barras de cereais para almoçar. Mas onde almoça um português, almoçam mais 2 ou 3 e houve comida de sobra para todos. Quiche de bacalhau e camarão, omelete,  salada, pão e queijo caseiros, doce de tapioca, bolo de maça, fruta. Tudo regado com um excelente vinho, Xisto Roquette e Cazes de 2005!

 
A preparação do pic-nic!
A garrafa de vinho vazia!
 
Mais fotos aqui.  

Os meus agradecimentos ao Clube Montanhismo da Guarda por este belo e relaxante passeio e a todos os presentes pela excelente companhia. Espero estar presente nas restantes marchas que vão ser organizadas este ano pelo C.M.G.

A próxima é já no dia 28 de Fevereiro, a Marcha das Amendoeiras, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e Freixo de Espada a Cinta. Há candidatos a virem até à Guarda?

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

3º Torneio de Malha de Salão - Vela - 07-02-2010

No dia 07-02-2010 (Domingo) vai-se realizar na freguesia da Vela o 3º Torneio de Malha de Salão, a partir das 9:30 na Junta de Freguesia.

Aqui fica o cartaz:

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Queijo da Serra

Para quem gosta de Queijo da Serra, o mês de Fevereiro vai ser em grande!

No fim-de-semana de 13 e 14 de Fevereiro vão existir duas feiras, uma em Celorico da Beira e outra em Seia.

A de Celorico da Beira decorre dos dias 12 a 14 de Fevereiro. Além do Queijo da Serra, ainda há outro motivos de animação, como Ranchos Folclóricos, Artesanato, Tasquinhas, BTT, Desportos Aventura, Concertos e Revista à Portuguesa. Deverá ser publicado em breve o programa completo no site da C.M. Celorico da Beira.



Em Seia a feira decorre apenas no sábado, dia 13 de Fevereiro, também com várias actividades paralelas. Para mais informação ver notícia aqui.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Husse Guarda e o Jornal "Nova Guarda" estão a promover um passatempo fotográfico até sexta-feira, dia 22-01-2010. Aqui ficam as instruções para participar:

Envie-nos uma fotografia do seu cão e/ou gato. Os autores das melhores fotos serão recompensados com fabulosos produtos Husse. Todos o participantes residentes no Concelho da Guarda receberão um brinde. As fotografias deverão ser enviadas até ao dia 22-01-2010 por:
- carta, acompanhada por este cupão preenchido para a seguinte morada: Passatempo Husse, Jornal Nova Guarda, Rua António Sérgio, Edifício Liberal, Loja Q, 6300-665 Guarda.
- e-mail, guarda@husse.pt, mencionando os dados solicitados neste cupão.
Os vencedores serão informados por telefone e carta até ao dia 26-01-2010.
O regulamento completo poderá ser consultado no Jornal “Nova Guarda” ou solicitado via e-mail.

Ofertas:
Cão: 1ª Lugar: Saco 15 Kg; 2ª Lugar: Saco 7 Kg; 3ª Lugar: 3 Snacks Husse.
Gato: 1ª Lugar: Saco 2 Kg + Cx. Areão + Lata Paté; 2ª Lugar: Saco 3 Kg + Cx. Areão; 3ª Lugar: Cx. Areão
Todos os participantes residentes no Concelho da Guarda: Brinde Husse



terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Orçamento Participativo - Para quando na Guarda

Em Lisboa foram hoje anunciados os resultados do Orçamento Participativo.

Para quem não sabe, o Orçamento Participativo funciona através da colocação de propostas elaboradas pelos cidadãos à votação de todos. As propostas mais votadas são executadas, até ao esgotamento do orçamento de cerca de 5 milhões de Euros.

O projecto com mais votos foi o que contempla a "3ª Fase da Construção do Canil/Gatil Municipal em Monsanto".


Foto do Canil de Lisboa retirada do site da C.M.L .



Podem ver os resultados aqui: http://www.cm-lisboa.pt/?idc=41&idi=51594

Quais seriam os projectos vencedores, se aqui na Guarda existisse orçamento participativo?

Relacionado com o canil, eu apostava num projecto chamado "Compra de bebedouros onde os cães não conseguem tomar banho no Inverno".

sábado, 16 de janeiro de 2010

BTT - Rota do Contrabando - Vale da Mula - Almeida

Com o passar destes dias cinzentos, frios e húmidos, a Primavera está a aproximar-se.

Com ela vêm os passeios de BTT, que felizmente nascem como cogumelos no Outono!

Um que recomendo pela beleza do local e pela facilidade do percurso, é a Rota do Contrabando, em Vale da Mula, perto de Almeida.

Quem não conhece esta zona do pais pode esperar encontrar montanhas inclinadas, cheias de pedras e com subidas sem fim. Mas na realidade, após a passagem do rio Côa, esta é uma das zonas mais planas do país.

Ideal assim para quem só pedala esporadicamente, especialmente na Primavera, a pensar na barriga ganha no Natal! Há a opção de 25 km e 50 km, acessível a toda a gente!

Para completar o fim-de-semana, há muitas aldeias e vilas históricas por perto. Almeida, Castelo Mendo, Sortelha, Belmonte, Sabugal, Pinhel, Trancoso!

Quem quer aparecer?


O link para o passeio: http://rotadocontrabando.blogspot.com/


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Saídas de Campo: As Aves do Rio Mondego

ra quem gosta de natureza e observação de pássaros, vão haver uma série de actividades interessantes organizadas pelo CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

Chamam-se "Saídas de Campo: As Aves do Rio Mondego" e vão começar já no próximo dia 23 de Janeiro. Para quem tem medo do frio, a ultima actividade desta série vai ser em Junho.

    * 23 de Janeiro - Carregal do Sal;
    * 20 de Fevereiro - Nelas;
    * 20 de Março - Mangualde;
    * 17 de Abril - Fornos de Algodres;
    * 22 de Maio - Celorico da Beira;
    * 19 de Junho - Gouveia.




quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Produtos da Terra

Uma das perguntas que alguém de fora que vem à Guarda faz é: "Onde posso comprar bom queijos e bons enchidos?"

Um dos locais com melhor apresentação, mais variedade, bons preços e simpatia no atendimento é a loja "Produtos da Terra".





E chegar lá também é fácil. De carro, estacionar no C.C. Vivaci, sair pela porta do 3º piso, virar à esquerda e depois na 1º à direita. Fica logo antes da entrada na muralhas, no lado direito.

A pé, seguir para o C.C. Vivaci e seguir as instruções escritas atrás.

A loja, além de queijos e enchidos, tem também bolos regionais, pão, vinhos, azeites, doces e compotas, chás, etc.

É uma tentação!