terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Orçamento Participativo - Para quando na Guarda

Em Lisboa foram hoje anunciados os resultados do Orçamento Participativo.

Para quem não sabe, o Orçamento Participativo funciona através da colocação de propostas elaboradas pelos cidadãos à votação de todos. As propostas mais votadas são executadas, até ao esgotamento do orçamento de cerca de 5 milhões de Euros.

O projecto com mais votos foi o que contempla a "3ª Fase da Construção do Canil/Gatil Municipal em Monsanto".


Foto do Canil de Lisboa retirada do site da C.M.L .



Podem ver os resultados aqui: http://www.cm-lisboa.pt/?idc=41&idi=51594

Quais seriam os projectos vencedores, se aqui na Guarda existisse orçamento participativo?

Relacionado com o canil, eu apostava num projecto chamado "Compra de bebedouros onde os cães não conseguem tomar banho no Inverno".

sábado, 16 de janeiro de 2010

BTT - Rota do Contrabando - Vale da Mula - Almeida

Com o passar destes dias cinzentos, frios e húmidos, a Primavera está a aproximar-se.

Com ela vêm os passeios de BTT, que felizmente nascem como cogumelos no Outono!

Um que recomendo pela beleza do local e pela facilidade do percurso, é a Rota do Contrabando, em Vale da Mula, perto de Almeida.

Quem não conhece esta zona do pais pode esperar encontrar montanhas inclinadas, cheias de pedras e com subidas sem fim. Mas na realidade, após a passagem do rio Côa, esta é uma das zonas mais planas do país.

Ideal assim para quem só pedala esporadicamente, especialmente na Primavera, a pensar na barriga ganha no Natal! Há a opção de 25 km e 50 km, acessível a toda a gente!

Para completar o fim-de-semana, há muitas aldeias e vilas históricas por perto. Almeida, Castelo Mendo, Sortelha, Belmonte, Sabugal, Pinhel, Trancoso!

Quem quer aparecer?


O link para o passeio: http://rotadocontrabando.blogspot.com/


quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Saídas de Campo: As Aves do Rio Mondego

ra quem gosta de natureza e observação de pássaros, vão haver uma série de actividades interessantes organizadas pelo CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

Chamam-se "Saídas de Campo: As Aves do Rio Mondego" e vão começar já no próximo dia 23 de Janeiro. Para quem tem medo do frio, a ultima actividade desta série vai ser em Junho.

    * 23 de Janeiro - Carregal do Sal;
    * 20 de Fevereiro - Nelas;
    * 20 de Março - Mangualde;
    * 17 de Abril - Fornos de Algodres;
    * 22 de Maio - Celorico da Beira;
    * 19 de Junho - Gouveia.




quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Produtos da Terra

Uma das perguntas que alguém de fora que vem à Guarda faz é: "Onde posso comprar bom queijos e bons enchidos?"

Um dos locais com melhor apresentação, mais variedade, bons preços e simpatia no atendimento é a loja "Produtos da Terra".





E chegar lá também é fácil. De carro, estacionar no C.C. Vivaci, sair pela porta do 3º piso, virar à esquerda e depois na 1º à direita. Fica logo antes da entrada na muralhas, no lado direito.

A pé, seguir para o C.C. Vivaci e seguir as instruções escritas atrás.

A loja, além de queijos e enchidos, tem também bolos regionais, pão, vinhos, azeites, doces e compotas, chás, etc.

É uma tentação!

domingo, 3 de janeiro de 2010

Asestrela 2010

Para quem gosta de caminhadas e ar livre, vai realizar-se de 12 a 15 de Fevereiro o Asestrela 2010.

É um evento desportivo e cultural de montanha, com caminhada, escalada em rocha/gelo e desafio fotográfico. Terá como campo base o Covão d`Ametade, situado no coração da Serra da estrela.

No dia 15 a organização vai servir ao jantar Feijoca!


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Depois do gelo da semana passada, este inicio de semana começou todo branco! Menos mal, deu para continuar a trabalhar sem ser mestre em patinagem no gelo!

E Natal sem neve nem é Natal!


A gata nunca viu neve!



De manhã os carros já tinham limpo a estrada!



Só à noite toda a neve acabou por derreter.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A noite mais longa - Solstício de Inverno - Sortelha

Um sugestão diferente para comemorar a chegada do Inverno e o inicio da caminhada em direcção aos dias grandes e quentes. Num local histórico!

É uma festa que começa às 21:00 do dia 20 e acaba às 7:30 do dia 21

Ver mais informações aqui e o cartaz aqui.

Gelo na Guarda

Algumas imagens tiradas hoje (4º feira, 17-12-2009), num dia em que não era aconselhável sair de casa sem os patins do gelo.


Teia de aranha na janela.



Hoje não vi o carteiro!



Nem andei de trenó!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

De comboio da Covilhã à Guarda

Apesar de actualmente a linha da Beira Baixa estar encerrada para obras entre a Covilhã e a Guarda, a CP na sua última newsletter descreveu a viagem por esse troço.



As obras de beneficiação vão numa primeira fase melhorar o traçado, aumentando a velocidade de circulação. Numa 2º fase vai ser electrificada a linha, permitindo fazer comboios Inter-Cidades entre a Guarda e Lisboa em menos tempo que o actual pela linha da Beira Alta.

É um troço esquecido, mas de grande beleza, como pode ser lido na reportagem da CP. Tal como acontece no Douro, penso que poderá ser explorado em termos turísticos, especialmente no Inverno e conjugado com transportes complementares.

Mais sobre a linha da Beira Baixa aqui.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Workshop Natal, doce Natal

O Município da Guarda vai organizar no próximo dia 5 de Dezembro, na Quinta da Maunça, um Workshop sobre doces de Natal.



"Conhecer os doces típicos do concelho na quadra natalícia e aprender a confeccioná-los é o principal objectivo desta actividade que pretende promover e divulgar a nossa riqueza gastronómica. Reinventar a típica “Bola Parda”, ou o “Bolo Rei” aos quais se podem juntar ingredientes nobres e tão nossos como o azeite, a aguardente, a castanha e a abóbora é o desafio que se lança a todos quantos queiram participar neste workshop. Este desafio é também lançado às pastelarias do concelho que poderão ver o seu nome distinguido com o Galardão da “Melhor Bola Parda” ou o “Melhor Bolo Rei” deste Natal que promete ser... doce!"

É um bom pretexto para vir visitar a cidade!