No passado domingo, dia 29-11-2009, decorreu na cidade da Guarda a Invernal de BTT de 2009, uma organização do Clube de Montanhismo da Guarda.
Como o nome indica, o objectivo é andar de bicicleta de montanha pelos lados da Guarda, num dia de Inverno, pondo à prova ciclistas, bicicletas e especialmente, roupa e calçado!
Eu tinha prometido ao Tiago Lages (do Clube Montanhismo da Guarda) que poderia dar alguma ajuda na organização. Mas com as mudanças para a Guarda e a troca de emprego, a ajuda foi nula...alias, pedalar em Novembro foi coisa rara, pelo que a forma não era a melhor.
A previsão meteorológica para o Domingo era assustadora. Neve acima dos 800 metros, vento forte com rajadas nas terras altas, chuva. Quem me manda a mim inscrever-me em algo chamado "Invernal"??
A saída de casa no Domingo até foi feita sem chuva, mas mal foi dada a partida do Parque Urbano do Rio Diz em direcção à C.M. Guarda, começou a chover e vesti o impermeável.
A chuva parecia estar acalmar, mas quando saímos da cidade as condições pioraram, com o vento a soprar com rajadas geladas e a chuva a transformar-se em neve. Logo aqui algumas pessoas sem impermeável voltaram para trás, uma decisão acertada face ao estado do tempo.
Olhando para o lado direito, em direcção à barragem do Caldeirão e ao Vale do Mondego, uma surpresa. Via-se o Sol a iluminar as montanhas e um grande arco-íris. Felizmente estávamos quase a virar nessa direcção!
A descida para a barragem do Caldeirão foi terrível para uma amiga do litoral ameno que nos veio visitar nesse fim-de-semana, com o objectivo de participar na Invernal. O sapatos e luvas que trazia não foram suficiente para enfrentar o frio serrano e teve que parar a meio da descida, com a mãos e pés congelados.
Felizmente que estava um jipe da organização por perto, deu-lhe uma boleia até ao final da descida, onde era feita a divisão entre o percurso dos 70 km e 40 km. Estávamos inscritos para os 70 km, mas com nuvens assustadoras para os lados da Serra da Estrela, resolvemos fazer o percurso mais pequeno.
Um pouco mais à frente, em Maçainhas, estava o postos de abastecimento, onde fizemos uma demorada paragem. O chá quente parecia mel, serviu para aquecer o corpo e a alma! O Sol também brilhava e o vento não entrava pelo vale!
Até ao final a chuva não voltou a aparecer, só o vento incomodou especialmente na zona do parque eólico, que parece estar muito bem localizado! O percurso em alguns locais é comum ao que deverá ser utilizado para a Transportugal, mas em sentido contrário. Deu para estudar algumas alternativas, especialmente junto ao hotel Lusitânia Parque, onde a Transportugal vai terminar e começar a etapa na Guarda.
A dose de Sol acabou com o cortar da meta, no percurso até casa a chuva, vento e neve voltaram com força, fazendo com que o banho quente tenha sabido ainda melhor.
Os meus parabéns a todos do Clube Montanhismo da Guarda, que conseguiram de certeza com muitas horas de sono perdidas montar este evento com qualidade e profissionalismo! Provam que há muito para desenvolver e mostrar no interior, haja vontade e ideias!
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Torre de Menagem
Olá.
Após alguns meses e muitos quilómetros de Intercidades, finalmente cheguei à cidade mais alta!
E nada melhor para começar este blog, do que descrever a visita ao local mais alto e visível da cidade, a Torre de Menagem, a 1056 metros de altitude!
A Torre de Menagem foi alvo de obras, que incluíram a construção de um pequeno Centro de Acolhimento onde estão expostos artefactos arqueológicos que foram recolhidos no Concelho da Guarda desde a pré-história até ao século XVIII. Tem também um pequeno balcão com folhetos turísticos e livros sobre a a Guarda.
Como "promoção" de abertura foi-me oferecido um interessante livro com o titulo "Roteiro Arqueológico da Guarda - Território, Paisagens e Artefactos", com a descrição dos Catros de Tintinolho e Jarmelo, Póvoa do Mileu e Castelo da Guarda. Quem quiser um exemplar é melhor apressar-se a visitar a Torre, pois a tiragem é de apenas 2.000 exemplares.
A visita à Torre de Menagem é guiada e começa pelo último piso, com uma vista espectacular a 360º sobre toda a cidade e arredores. Estava uma vista espectacular, com as nuvens por baixo a cobrir parte da paisagem.
No piso do meio vemos numa projecção o foral da cidade e um resumo da história da Guarda em banda desenhada, utilizando um livro de José Cortês.
No piso térreo existe um pequeno auditório com um filme sobre a Guarda em 3D. É interessante, mas na minha opinião deveria incluir algumas legendas ou locução, pois quem não é da Guarda fica sem saber o que está a ver.
Como curiosidade, na janela do 2º piso vivem actualmente 2 novos habitantes. São 2 pequenos morcegos, que aproveitaram o espaço entre a pedra e a janela para se abrigarem durante o dia. Tentei tirar uma foto, mas com o telemóvel e contra-luz foi impossível.
Para quem gosta de paisagens ou arqueologia, não deve deixar de fazer esta visita.
Após alguns meses e muitos quilómetros de Intercidades, finalmente cheguei à cidade mais alta!
E nada melhor para começar este blog, do que descrever a visita ao local mais alto e visível da cidade, a Torre de Menagem, a 1056 metros de altitude!
A Torre de Menagem foi alvo de obras, que incluíram a construção de um pequeno Centro de Acolhimento onde estão expostos artefactos arqueológicos que foram recolhidos no Concelho da Guarda desde a pré-história até ao século XVIII. Tem também um pequeno balcão com folhetos turísticos e livros sobre a a Guarda.
Como "promoção" de abertura foi-me oferecido um interessante livro com o titulo "Roteiro Arqueológico da Guarda - Território, Paisagens e Artefactos", com a descrição dos Catros de Tintinolho e Jarmelo, Póvoa do Mileu e Castelo da Guarda. Quem quiser um exemplar é melhor apressar-se a visitar a Torre, pois a tiragem é de apenas 2.000 exemplares.
A visita à Torre de Menagem é guiada e começa pelo último piso, com uma vista espectacular a 360º sobre toda a cidade e arredores. Estava uma vista espectacular, com as nuvens por baixo a cobrir parte da paisagem.
No piso do meio vemos numa projecção o foral da cidade e um resumo da história da Guarda em banda desenhada, utilizando um livro de José Cortês.
No piso térreo existe um pequeno auditório com um filme sobre a Guarda em 3D. É interessante, mas na minha opinião deveria incluir algumas legendas ou locução, pois quem não é da Guarda fica sem saber o que está a ver.
Como curiosidade, na janela do 2º piso vivem actualmente 2 novos habitantes. São 2 pequenos morcegos, que aproveitaram o espaço entre a pedra e a janela para se abrigarem durante o dia. Tentei tirar uma foto, mas com o telemóvel e contra-luz foi impossível.
Para quem gosta de paisagens ou arqueologia, não deve deixar de fazer esta visita.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)






