terça-feira, 1 de abril de 2014

Ligação ferroviária de passageiros através da fronteira de Vilar Formoso

Na próxima 6º feira, dia 4 de Abril, vai-se realizar, simbolicamente em Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro, mais uma reunião da "Rede de Cidades CENCYL".

Esta é uma rede que reúne as cidades da Figueira da Foz, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamamca e Valladolid.

Nesta reunião vai ser assinada a versão final do estudo "Ligação ferroviária de passageiros através da fronteira de Vilar Formoso".

Actualmente a fronteira é atravessada apenas por um comboio de passageiros, que resulta da fusão do Sud Expresso com Lusitânia Comboio Hotel, que ligam respectivamente Hendaye/Irún e Madrid a Lisboa.

É um comboio de longo curso, com um horário nocturno e que não responde às necessidades de ligação entre as populações das cidades Portuguesas e Espanholas que pertencem à rede CENCYL.

Por essa razão, os respectivos municípios contrataram a uma empresa francesa especialista em transportes, um estudo sobre a viabilidade económica de uma ligação ferroviária de passageiros diurna, entre as cidades de Coimbra e Salamanca.

O estudo indica que a ligação é viável, prevendo-se que seja utilizado por 1200 passageiros diariamente, dos quais 400 com passagem pela fronteira.

Do lado de Espanha, os habitantes de Salamanca há muito que escolheram as praias de Aveiro e Figueira da Foz para passar as suas férias. Do lado de cá, a universidade de Salamanca todos os anos atrai muitos jovens estudantes, quer através do programa Erasmus, quer através de cursos completos.

A viagem deverá ser feita utilizando automotoras da Renfe da série 594, que atingem uma velocidade máxima de 160 km/h e evitam a troca de locomotiva na fronteira.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Renfe_Class_594_reformado.JPG
O estudo indica que deverão haver duas viagens por dia em cada sentido, que demorarão cerca de três hora e meia. Os comboios da manhã deverão sair a uma hora que permitam a ligação de quem vem de Lisboa ou Porto na estação de Coimbra e de quem vem de Madrid ou Valladolid na estação de Salamanca.


O estudo irá ser enviado para a CP e para a RENFE por correio. O envio para a RENFE será feito através da estação dos CTT de Vilar Formoso e o envio para a CP através da estação de Correos de Fuente de Onoro.

Tribunal Constitucional obriga autarcas dinossauros a renunciar ao mandato

Quando já ninguém se lembrava da polémica do último Verão, eis que é lançada uma "bomba atómica" pelo Tribunal Constitucional.

Noticia retirada do jornal "Terras do Interior":

"O Tribunal Constitucional enviou na passada terça-feira um acórdão para as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, indicando que todos os presidentes que estão no quarto mandato consecutivo têm renunciar ao mandato, devendo o número dois da lista assumir a presidência. Podem ainda ser convocadas eleições antecipadas, caso o número dois da lista não queira assumir a presidência.

Todo este processo correu longe dos holofotes dos jornalistas, da pressão da opinião pública e dos partidos. Um pequeno movimento cívico, que concorreu e perdeu a Junta de Freguesia de S. Pedro das Alturas, no concelho de Celorico de Aguiar, colocou de novo uma acção no Tribunal Constitucional.

Pretendiam que o presidente vencedor da Junta, o Dr. Eng. Coelho Seguro, fosse demitido do cargo. Vai já no seu quarto mandato consecutivo, depois de durante 12 anos ter liderado, com muita polémica, a freguesia vizinha de Outeiro Molhado, onde enfrentou vários processos judiciais, sendo sempre ilibado das várias acusações de que foi arguido.

O movimento cívico "S. Pedro das Alturas mais no alto" colocou o processo no Tribunal Constitucional no inicio de Março, pedindo aos juízes que fosse analisado em sigilo, para evitar todo o tipo de pressões.

No acordão votaram a favor da renuncia dos mandatos 7 juízes, contra os 6 que tinham votado de forma diferente no acordão de 4 de Setembro de 2003. Relembramos que em Setembro, 6 dos 7 juízes que agora votaram a favor da renuncia estavam de férias, pelo que nossa votação só participaram 7 dos 13 juízes do Tribunal Constitucional.

Esperamos a todo o momento obter reacções dos vários candidatos que vão agora ter de renunciar ao seu mandato, depois de terem exercido a função de presidente da Junta ou da Câmara durante apenas 6 meses."