terça-feira, 26 de julho de 2011

Na Beira Interior é (quase) tudo bom

Não resisti a partilhar este cartoon:


Podem ver mais aqui.

Trancoso com a Natureza

Realizou-se nos passados dias 15, 16 e 17 de Julho o evento "Fim de Semana Natureza em Trancoso"

Foi um evento multi-actividades, organizado pela Secção de Pesca Desportiva da Casa do Benfica de Trancoso e o clube Quebra Molas de Trancoso.



Tive oportunidade de participar no passeio de BTT no Domingo de manhã, aproveitando para conhecer melhor os trilhos das terras de Bandarra.Quem quiser pedalar em locais novos é só pedir o track GPS!

O inicio do percurso é feito a descer, em pisos com alguma areia da erosão do granito. São bons para o Inverno, pois não ganham lama!

As vistas são largas! 

Como não podia deixar de ser, obrigatória a visita ao Parque Eólico!

Aqui se vê o tamanho dos gigantes! Com 78 metros de altura e 82 metros de diâmetro das pás.

Pouco depois estávamos a descer para Terrenho e logo a seguir a Barragem da Teja, onde havia um reforço alimentar.

Aqui está a barragem, com umas belas batatas nas margens.

A passagem por cima da Barragem e o inicio da subida, de volta a Trancoso.

O regresso a Trancoso foi feito quase na totalidade pela GR22, a Rota das Aldeias Históricas.

O almoço foi servido na Barragem da Teja, onde ainda houve a oportunidade de dar uma volta de kayake.

Espero que este evento se repita no próximo ano, fica prometida a divulgação aqui no blog para que os forasteiros possam aproveitar as actividades e visitar a Aldeia Histórica de Trancoso.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Novos horários nos Transportes Urbanos da Guarda

No passado dia 11 de Julho entraram em vigor novos horário nos Transportes Urbanos na Guarda.

Não foi feita nenhuma chamada de atenção no site dos Transportes Urbanos da Guarda, só quem por acaso faça o download do horário é que vê que foram alterados. No site da C.M.G. também não há referência aos novos horários.

Mas pelo menos esta mudança trouxe algo de bom. Após mais de meio ano com horários errados nas paragens, foi finalmente colocado um aviso a avisar desse facto. Não percebo porquê que em vez do aviso, não foram colocados os novos horários, mas pelos menos as pessoas já ficam avisadas...


As principal mudança neste novo horário foi a redução do número de circulações nas carreiras 4 e 5. Será talvez o principio do fim dessas ainda novas carreiras. Não é possível ter passageiros num percurso urbano que se faz de carro em 5 minutos ou a pé em menos de 30, com intervalos de passagem por vezes superiores a 3 horas!

Só por sorte alguém consegue conciliar o ir e o vir com horários tão espaçados, mais ainda com carreiras que apenas vão ao centro da cidade, não continuando para os bairros onde mais pessoas residem. Obrigam ao transbordo para outras carreiras, com horários que não estão coordenados.

Veja-se o caso de alguém que trabalha no IPG ou Bombeiros e mora na estação. Se apanhar a carreira 4 das 18:30 para o Jardim José de Lemos, chega ao destino às 18:38. A carreira 1 para a estação partiu às 18:24, terá de esperar até às 19:01. Outra alternativa é a carreira 2, mas o último serviço passa às 18:31...

Enquanto isso regularmente são publicadas noticias que em Vila Real são batidos recordes de passageiros transportados no transportes urbanos da cidade. Será que o sucesso de Vila Real não pode ser copiado na Guarda?

 Foto retirada do site da CM Vila Real

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Valente colega da escola de Sócrates

Vamos imaginar que numa multinacional instalada em Portugal o negócio está a correr bem, é necessário aumentar as instalações.

É feito um estudo financeiro e de mercado, um projecto de arquitectura e engenharia com os novos edificios, consultam-se empreiteiros, escolhem-se os que dão melhores condições, negoceia-se com os bancos o financiamento e marca-se uma data para o inicio da obra.

Ou seja, antes de começar a parte do cimento, já foi gasto muito tempo, trabalho e dinheiro.

Então e se a uns dias de começar a obra, se lembram que o terreno das novas instalações não pertence à empresa, é preciso compra-lo aos actuais proprietários! Isso implica atrasos e custos suplementares, que até poderiam inviabilizar o investimento.

O mais certo era a administração dessa empresa em Portugal ser despedida com justa causa.

Agora vem um jogo descubra as diferenças! A ser verdade esta noticia do jornal O Interior

Ou a noticia em versão vídeo:


(Para que não quiser ler a noticia, vão ser alargadas umas avenidas aqui na Guarda, já foram escolhidos os empreiteiros, mas agora não há dinheiro para as expropriações dos terrenos. Por essa razão não se sabe quando vai começar a obra.)

Ou seja, a obra estava pronta a arrancar quando descobriram que era preciso comprar terrenos e não há dinheiro para isso.

Se a Câmara Municipal da Guarda fosse uma multinacional, a manchete dos jornais nas próximas semanas seria: Valente é colega no curso de Filosofia de Sócrates, em Paris....

domingo, 10 de julho de 2011

Medicalizada

Aqui pela Guarda tem havido alguma polémica por causa da recentemente "Pista Medicalizada", criada no Parque Urbano do Rio Diz, aqui conhecido por Polis.

Segundo o site da C.M.G (ver também aqui), o objectivo principal é a pessoa fazer uma auto-avaliação do seu estado de saúde.

É composta por duas zonas:

Uma interior, que nunca apanhei aberta (tem o horário da foto abaixo, ou seja, fechada ao Domingo), com os seguintes equipamentos: Medidor de pressão arterial automático e minicomputorizado, medição do peso corporal, medição do perímetro abdominal, medição do colesterol, triglicerídeos e glicemia, medição do oxigénio capilar, urufluxómetro (detecção de problemas relacionados com a próstata), auto-exame da mama.

Retirado de um vídeo do "Interior TV", completo aqui.

E uma zona exterior, que faz um pequeno circuito (que é preciso seguir com muita atenção ao mapa), que tem os seguintes cartazes (carregar na imagem para ampliar):













A ideia até é boa. Mas será que vai ter utilizadores e principalmente, manutenção? Não irá fechar a zona indoor daqui a uns meses, por não haver quem pague o ordenado ao funcionário ou a manutenção dos equipamento? E quanto custaram estes equipamento a todos nós? Houve concurso público? Ou foi apenas um óptimo negócio para a empresa fornecedora?

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mais fotos de iogurtes da Gelgurte - Glint e Nutregi

Hoje já encontrei novos iogurtes da Gelgurte no hipermercado juntos às piscinas municipais.

A distribuição ainda não deverá estar a ser feita para todo o país, mas quem estiver interessado pode ligar para o número de apoio da Gelgurte e perguntar onde há: 271 200 900

Aqui ficam as fotos de mais algumas variedades:

Da Nutrégi, sólidos com pedaços e de aromas sem lactose.

Da Glint, líquidos de chocolate e cappuccino.

Líquido de pinacolada.


Em copo de vidro, com pedaços de amora.

Quando provar deixo aqui comentários! 

terça-feira, 5 de julho de 2011

Ecopista do Dão

No passado fim-de-semana foi inaugurada a Ecopista do Dão. Esta Ecopista utiliza o canal da desactivada linha férrea entre Santa Comba Dão (na Linha da Beira Alta) e Viseu.


Nasceu da união de 3 municípios vizinhos, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. Foi um investimento de 5 milhões de euros, mas que irá ter um retorno muito maior na melhoria das condições de saúde da população local e no turismo.

Aqui da Guarda é possível chegar à Ecopista em Santa Comba Dão de comboio, viagem que demora 1:15 no Intercidades ou 1:45 no Regional. No regional é permitido levar a bicicleta gratuitamente.

O inicio está um pouco escondido (é preciso percorrer a plataforma da estação na direcção da Guarda), mas lá se consegue encontrar o tapete azul.


É azul porque a Ecopista está pintada de azul em Santa Comba Dão, de verde em Tondela e de vermelho em  Viseu. O percurso total tem 48 km, sendo o sentido Santa Comba Dão-Viseu ligeiramente ascendente.


A primeira parte é feita numa zona mais selvagem, com a companhia do rio Dão, que aqui faz parte da albufeira da Barragem da Aguieira.


Na aproximação a Tondela a paisagem torna-se mais humanizada, com campos de cultivo e pequenas aldeias, que se tornam quase continuas na aproximação a Viseu.

Várias estações e edifícios de apoio foram recuperados e conhecem novos usos, como sede de Junta de Freguesia ou clube desportivo.

A estação de Torredeita merece uma paragem mais demorada, para apreciar um comboio histórico que aí se encontra estacionado, incluindo uma locomotiva a vapor que completou 100 anos, é de 1911.


Para quem gosta de caminhar ou pedalar, este é sem dúvida um local a visitar.


Aqui no distrito da Guarda há muitos locais que poderiam ser transformados em Ecopista, faltando em alguns deles apenas a sinalização. É o caso do caminho do Carril, entre Almeida e Sabugal, um dos locais mais planos de Portugal.

Espero é que não seja esse o fim da Linha da Beira Baixa, entre a Guarda e a Covilhã. Seria uma Ecovia espectacular, mas o comboio é mais útil.

Post de Pedro Roque no blog Velocipedi@

Mais informações:
Site da CM Santa Comba Dão
Linha do Dão na Wikipedia
Blog "Cantinho dos Comboios"
Entrevista com os autarcas no "Jornal do Centro"
Percurso em GPS
Vídeo com passagem de túnel

sexta-feira, 1 de julho de 2011

GLINT já a venda!

Finalmente encontrei hoje os iogurtes Glint à venda!

Foi no hipermercado que fica próximo das piscinas municipais da Guarda.


Ainda só tinham 2 embalagens de líquidos, que se vão chamar "TO GO", de cana da açúcar. A prova vai ser hoje ao lanche! Custam 2,96 €, são na mesma embalagem do Pingo Doce, mas trazem um pouco menos de quantidade (170 gr. em vez de 180 gr.). Pelo preço e pela embalagem, vão apostar na gama alta.

Já alguém encontrou à venda noutros locais?